segunda-feira, 31 de maio de 2010

Capítulo IV - A Lei da Não-resistência


"Não resistais ao mal."
Mateus, 5:39
"Não vos deixeis vencer pelo mal, mas vencei o mal com o bem."
São Paulo aos Romanos, 12:21
"Maior é o que está em vós do que o que está no mundo."
João, 4:4

 A lei da não-resistência é um princípio espiritual por meio do qual podeis harmonizar-vos com todos os obstáculos e oposições, mudando-os em elementos de progresso e aperfeiçoamento.
Na terra, nada pode resistir a uma pessoa absolutamente não-resistente.
Dizem os chineses que a água é o elemento mais poderoso, porque é perfeitamente não-resistente. Não opondo resistência, pode arrebentar uma rocha e arrasta tudo o que estiver na sua frente.
Jesus Cristo disse: "Não resistais ao mal", pois saiba que, na realidade, não existe mal, e, portanto, nada a que se deva resistir.
O mal provém da "má imaginação" humana ou da crença em dois poderes, o do bem e o do mal.
Conforme a lenda primitiva, Adão e Eva comeram o fruto de "Maya, a Árvore da Ilusão" e viram dois poderes em lugar de um só, que é Deus.
Portanto, o mal é uma falsa lei que o homem estabeleceu para si mesmo, por meio do psicoma ou sono da alma.
Sono da alma é um estado da alma humana, hipnotizada pela crença racial no pecado, moléstia e morte; e essa crença é apenas um pensamento carnal ou moral e ilusório.
Como expliquei num capítulo anterior, vossa alma é vossa mente subconsciente, a qual recebe e expressa tudo o que sentirdes profundamente em vosso íntimo. Vosso corpo e vossos negócios são expressões exatas do que idealizardes em vossa imaginação ou vossa alma.
Se estiverdes doentes é porque mentalizastes moléstias; se sois pobres é porque pensastes na pobreza; se sois ricos é porque esperastes a riqueza.
Se me perguntardes por que as crianças atraem moléstias, embora sejam muito pequenas para saberem o que isso significa, vos responderei que elas são sensíveis e receptivas aos pensamentos dos que as rodeiam e muitas vezes expressam os temores dos pais.
Um professor de metafísica costumava dizer aos seus ouvintes: "Se não dirigirdes pessoalmente a vossa mente subconsciente, alguém a dirigirá em vosso lugar".
Muitas vezes as mães atraem inconscientemente moléstias e desastres para seus filhos por alimentarem, amiúde, pensamentos de medo a respeito deles e estarem, a todo momento, observando se apresentam algum sintoma de moléstia.
Perguntando-se a uma senhora se sua filha tinha tido sarampo, respondeu prontamente: - "Ainda não!"
Isso denota que ela esperava a moléstia e, portanto, estava preparando o caminho para o que não queria para si nem para sua filha.
Se vos centralizardes e firmardes no pensar reto, se apenas enviardes pensamentos de bondade para vosso próximo, e não tiverdes medo, nunca sereis tocados ou influenciados pelos pensamentos negativos dos outros, pois só podereis receber pensamentos idênticos aos que emitirdes.
A resistência é para vós o inferno, pois vos coloca num "estado de tormento".
Um metafísico apresentou certa vez aos seus amigos uma receita para ganhar todas as partidas no jogo da vida. A fórmula é o cúmulo da não-resistência. Dizia ele: "Em certos períodos de minha existência, fui ministro e batizei muitas crianças, dando-lhes nomes variados. Hoje, porém, somente batizo acontecimentos,  dando a todos o mesmo nome. Se tenho um insucesso, batizo-o com o nome de triunfo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Esse processo é uma aplicação da grande lei hermética da transmutação, efetuada por meio da não-resistência, na qual, empregando a palavra expressa, o indivíduo transforma o insucesso em êxito.
Uma senhora que conhecia a lei espiritual da opulência achou-se necessitada de dinheiro e se viu comercialmente em contato contínuo com um homem que a fazia sentir-se muito pobre. Ele falava sempre em dificuldades e limitações, e seus pensamentos de pobreza e prejuízo iam penetrando no subconsciente dela, o que a irritava e a levava a acusá-lo do seu insucesso. Ela sabia que, para se manifestar seu suprimento, devia primeiramente sentir que o tinha recebido, pois é preciso que um sentimento de opulência preceda a manifestação. Certo dia veio-lhe a idéia de que estava resistindo à situação e vendo dois poderes, em vez de um só. Em vista disso, abençoou a situação com o nome de "Sucesso".
Começou a fazer a seguinte afirmação: "Visto que só há um poder, Deus, este homem está aqui para meu bem e minha prosperidade". (Exatamente o que parecia não ser).
Pouco tempo depois, por intermédio daquele homem, conheceu uma mulher que lhe deu, por serviços prestados, alguns milhares de dólares, e o homem mudou-se para uma cidade afastada, desaparecendo harmoniosamente de sua vida.
Fazei amiúde a seguinte afirmação: "Cada pessoa é um elo áureo da cadeia do meu bem, pois todos os homens são Deus em manifestação, à espera da oportunidade dada por mim para servirem ao plano divino da minha vida".
Disse um metafísico: "Abençoai vosso inimigo e o privareis de sua munição". Com efeito, assim, as setas serão transformadas em bênçãos.
Essa é a lei verdadeira, tanto para os indivíduos como para as nações. Abençoai uma nação, enviai sentimentos de amor e bondade para todos os seus habitantes, e ela ficará destituída do poder de prejudicar-vos.
Só podereis adquirir uma idéia justa da não-resistência por meio do entendimento espiritual. Sem dúvida, ao aplicardes a lei da não-resistência, muitas vezes tereis um pensamento de revolta: "Não quero ser um capacho humano". Entretanto, se empregardes a não-resistência com discernimento, ninguém será capaz de vos calcar os pés.
O emprego da lei da não-resistência é de grande valor, e notei muitas vezes que os pacientes melhoram muito ou curam-se rapidamente por essa forma.
Uma senhora, estudante da ciência mental, relatou-me o seguinte caso que lhe sucedeu:
"Certo dia, estava esperando impacientemente uma chamada ao telefone. Na minha ansiedade, resistia a todas as chamadas que me faziam e evitava telefonar aos outros, raciocinando que poderia obstar à chamada que esperava.
"Em lugar de pensar: 'As idéias divinas nunca entram em conflito; a chamada virá em seu devido tempo, deixando à Inteligência Infinita a disposição das coisas', comecei a dirigi-las, tomando sobre mim o encargo da batalha, em lugar de deixá-lo para Deus, ficando nu estado de ansiedade e tensão nervosa. Durante uma hora, a campainha deixou de soar, e então, olhando para o fone, verifiquei que estivera desligado durante aquele tempo todo. A minha ansiedade, o meu medo e a minha crença na interferência haviam produzido um eclipse total do telefone.
"Notando o que tinha sucedido, compreendi o meu erro e pus-me imediatamente a abençoar a situação. Batizei-a com o nome de 'Êxito' e fiz a seguinte afirmação: 'Não posso perder qualquer chamada que me pertença por direito divino, estou sob a ação da graça e não da lei'.
"Um amigo correu ao telefone mais próximo e pediu à Companhia que restabelecesse a ligação. Entrou num armazém repleto de fregueses, cujo proprietário o atendeu imediatamente, pedindo á Companhia que fizesse a ligação. Meu telefone foi imediatamente ligado, e dois minutos depois recebi uma chamada importantíssima, e somente uma hora depois desta, a que estava esperando".
Esse caso vos mostra a inutilidade da precipitação e da ansiedade, que não fazem mais do que atrasar e dificultar as coisas.
É somente quando o mar está calmo que o vosso barco entra no porto.
Enquanto resistirdes a uma situação, ela continuará a existir. Se fugir, ela correrá ao vosso encalço.
Uma senhora contou a uma estudante do mentalismo o seguinte fato que lhe sucedeu:
"Quanta verdade há no princípio da não-resistência! Eu era infeliz na casa materna. Não apreciava minha mãe, que estava habituada a criticar-me e queria dominar-me; casei-me, pois, e saí de casa - porém, casei-me, por assim dizer, com minha mãe, porquanto meu marido era exatamente semelhante à minha mãe e tive que enfrentar de novo a mesma situação".
Jesus disse: "Concordai imediatamente com o adversário". Isso quer dizer que deveis concordar em que a situação contrária seja boa, que não deveis vos perturbar por ela, pois cairá por si mesma. A situação desarmônica que existe em vossa vida é o resultado de alguma desarmonia dentro de vós mesmo.
Se não existisse em vosso íntimo um estado emotivo correspondente a uma situação desarmoniosa, ela desapareceria imediatamente de vosso caminho. Por conseguinte, diante de qualquer situação desarmoniosa é preciso agirdes sobre vós mesmos e modificardes vossa atitude, para que ela desapareça.
Uma mentalista diz o seguinte:
"Amiúde me pedem: 'Fazei tratamentos para mudar a disposição de meu marido ou de meu irmão'. A esses pedidos sempre respondo invariavelmente: 'Não, farei tratamentos para mudar vossa atitude, e quando a mudardes vosso esposo ou vosso irmão mudarão'.
"Uma de minhas estudantes tinha o hábito de mentir. Expliquei-lhe que isso era meio caminho para o insucesso e que lhe pagariam em mentiras. Respondeu-me: 'Isso não me importa. Não posso parar de mentir'.
"Certo dia, ela falava ao telefone com um homem a quem muito amava e, voltando-se para mim, disse: 'Não confio nele; sei que está mentindo'. Respondi-lhe: 'Está de acordo, mentis e assim os outros também vos mentirão, e podeis estar certa de que será exatamente a pessoa que quiserdes que vos seja mais sincera'.
"Algum tempo depois, encontrei-a e afirmou-me: 'Estou curada do hábito de mentir'. Perguntei-lhe: 'Que foi que vos curou?' Explicou-me: 'Estive vivendo na companhia de uma mulher que mentiamais do que eu!' De fato, muitas vezes, a pessoa é curada de suas faltas vendo-as nas outras".
A vida é um espelho e vos vedes apenas refletidos em vossos companheiros. Viver no passado é um modo de vida que vos levará à ruína, sendo uma violação da lei espiritual.
Jesus Cristo disse, conforme São Paulo em Coríntios, II, cap.6, versículo 2: "Eis agora o tempo aceitável, eis agora o dia da salvação".
O passado e o futuro roubam-nos o tempo aproveitável. Deveis abençoar vosso passado e esquecê-lo, se vos mantém em limitações; e abençoar o futuro, sabendo que tem guardado para vós alegrias ilimitadas, e viverdes completamente no presente.
Uma mentalista americana narra o seguinte:
"Uma senhora se dirigiu a mim, queixando-se de que não tinha dinheiro para comprar presentes de Natal. Disse-me: 'O ano passado foi muito diferente, tinha dinheiro em abundância e ofereci belos presentes, porém, este anos, só tenho alguns cêntimos'.
"Respondi-lhe: 'Nunca alcançareis dinheiro pelo sentimentalismo e o viver no passado. Vivei inteiramente no presente e preparai-vos para dar presentes de Natal. Abri as vossas portas, o dinheiro virá'. Ela exclamou: 'Sei o que devo fazer! Comprarei alguns cordões de ouro, selos de Natal e papel de embrulho'. Disse-lhe: 'Fazei isso e os presente se apresentarão e se amarrarão aos selos de Natal'.
"Isso também era mostrar coragem financeira e fé em Deus, pois a mente racional lhe dizia: 'Conservai todo níquel que tiverdes, pois não tendes certeza de que conseguireis alguma coisa mais'.
"Ela comprou os selos, papel e cordões e, alguns dias antes do Natal, recebeu um presente de várias centenas de dólares. A compra dos selos e cordões impressionara a mente subconsciente com a expectativa do dinheiro, abrindo o caminho para a manifestação dele, e assim pode comprar todos os presentes com muita antecedência".
Vossa vida deve estar ligada ao momento! "Portanto - afirma um Mestre - olhai bem para o dia de hoje! Essa é a saudação da alvorada!"
Deveis estar espiritualmente alertas, esperando sempre as vossas diretrizes e aproveitando toda oportunidade.
É muito útil começardes vosso dia com palavras retas. Imediatamente depois de levantar, fazei uma boa afirmação. Por exemplo, a seguinte:
"Seja feita a tua vontade hoje! Hoje é um dia de realização completa; dou graças a Deus pelo dia de hoje; milagres seguirão milagres, e as maravilhas nunca cessarão".
Adquiri o hábito de preceder dessa forma e vereis as maravilhas e os milagres se apresentarem continuamente em vossas vidas.
A seguinte afirmação produziu o êxito para muitas pessoas:
"Tenho um admirável trabalho e sigo um maravilhoso caminho; presto um brilhante serviço e recebo magnífica compensação!"
O mentalista que a formulou deu a primeira parte a um estudante e este apresentou a segunda, fazendo dela uma poderosa afirmação, pois ela facilmente penetra no subconsciente e sempre deve haver perfeito pagamento para um serviço perfeito. O estudante que completou a fórmula pôs-se a cantar em voz alta aquelas palavras e, dentro de breve tempo, obteve um trabalho admirável, por um meio extraordinário, recebendo avultada compensação.
Outro estudante, homem de negócios, recebeu-a e mudou a palavra trabalho para negócio.
Repetiu muitas vezes: "Tenho um admirável negócio e sigo um luminoso caminho, prestando serviços extraordinários com avultados lucros". Apesar de que nada havia feito durante meses, naquela tarde fez um negócio em que ganhou quarenta e um mil dólares.
Toda afirmação que fizerdes deve ser cuidadosamente combinada para o vosso caso, ocupando plenamente o campo de objetivo que tendes em mira.
Havia uma senhora que, achando-se em grandes dificuldades, pôs-se a pedir trabalho. Recebeu muito trabalho, porém não lhe pagaram coisa alguma. Notando o seu erro, acrescentou: "Admirável serviço por avultada paga", e a prosperidade lhe sorriu.
Tendes o direito divino de possuir a abundância e receber mais do que o suficiente para vossa subsistência.
Diz o profeta: "Seu celeiro estará cheio e sua taça transbordante!"
Essa é a idéia de Deus a vosso respeito. Quando romperdes em vossa consciência as barreiras das necessidades, entrareis na Idade do Ouro, e todo desejo justo de vosso coração será realizado.
Conheci um sapateiro que se encontrava na mais grave situação pois não ganhava o suficiente para a sua subsistência e o pagamento de aluguel.
Aconselhei-o a que mentalizasse a chegada de numerosos clientes, que lhe traziam serviços e pagavam bem. Disse-lhe que agradecesse a Deus, como se já tivesse recebido.
Em poucos meses, sua situação melhorou e pôde pagar algumas dívidas mais prementes. Tudo lhe corria bem por algum tempo, e o negócio aumentava sempre, porém havia algumas dívidas a pagar, e os credores, vendo a melhora, começaram a cobrar. Entretanto, em vez de satisfazê-los à medida que recebia, conquistando assim a boa vontade dos credores, o homem pedia mais prazo, porque julgava que podia precisar de dinheiro nos dias imediatos e, assim, foi atraindo os maus pensamentos dos credores, de modo que as coisas foram piorando.
Avisei-o, então, do seu erro e disse-lhe que devia ir pagando os credores à medida que fosse recebendo, sem pensar no  amanhã, que estava nas mãos de Deus e podia ser melhor ainda.
O medo e a incredulidade, porém, parece que não o deixavam dar esse passo para a frente, sendo que ele ganha para viver honradamente, porém sem ter conseguido a abundância que possivelmente lhe estaria destinada.
A aplicação do princípio da não-resistência vos permitirá resolver numerosas dificuldades nas vossas relações com o próximo, como o prova o exemplo a seguir. A senhora Agnes Mae Glasgow, conhecida mentalista norte-americana, relata o seguinte fato:
"Quando me encontrei pela primeira vez com o senhor Holden, disse-me que não tivera um só dia de sorte nos últimos dez anos. Isso aconteceu há uns oito anos.* Alguns anos depois, quando tornei a vê-lo, estava tão sorridente que parecia dar vida ao próprio Sol e se mostrava tão alegre como uma criança nos seus folguedos escolares. A sua maior infantilidade, disse, fora ter pensado que tinha um inimigo real.
"Os inimigos - disse-me, após ter vencido as suas dificuldades com a aplicação dos conselhos que lhe dera - são como os pequenos buracos da estrada, que vos obrigam a ter cuidado na direção de vosso carro. Sabeis que vos é possível desviar dos buracos da estrada, a fim de não ficardes encalhados, nem sofrerdes solavancos.
"O motorista pode muito bem desviar o automóvel dos buracos, porém, se for um caminho pelo qual tenha de passa amiúde, fará melhor ainda tapando os buracos.
"O mesmo acontece com os vossos inimigos se forem seres humanos, porquanto podeis fazer deles vossos amigos.
"Sei muito bem que alguém dirá que isso não depende totalmente de vós, porém sei que está em vossas mãos e não precisais dizer nada a ninguém sobre isso. apenas é necessário que vos assenteis calmamente e façais todos os esforços para encontrar em vosso inimigo alguma coisa divina de vossa apreciação e louvor. É fato que existe alguma bondade em todos e, se procurardes bem, a encontrareis.
"Os pensamentos são coisas, e não podeis procurar alguma boa qualidade em vosso inimigo sem pensar bem dele, e é tão certo como o dia se segue à noite que, a tomardes interesse nessa pesquisa - como certamente acontecerá, se fizerdes esforços para encontrar o grão de ouro no caráter dele -, tomareis um interesse profundo que vosso pensamento irá diretamente a ele, fazendo-o retribuir os vossos bons pensamentos. Eu o verifiquei. Isso é que constitui deixar o Espírito de justiça arrastar uma corrente de inimigos, conforme aquelas palavras de Isaías, cap.59, versículo 10: 'Vindo o inimigo como uma corrente de águas, o Espírito do Senhor o arrastará'. Esse trabalho é coisa interessante e muito útil.
"Estais sorrindo pelo meu entusiasmo, porém, se voltardes a vossa atenção para alguns anos passados, quando vos procurei pela primeira vez, e me dissestes, ao ver-me irritado contra meus inimigos, que, se continuasse assim, iria para a completa ruína física, moral e mental, não vos admireis do meu sentimento. Dissestes, então, que todo pensamento de ódio que emitisse era como uma bola de borracha presa por uma corda que volta para o mesmo ponto, e que os meus pensamentos atrairiam, assim, maior número de inimigos, formando uma força imensamente maior contra mim.
"Na ocasião, não pude aceitar essa idéia. O pensamento de vingança era uma espécie de bálsamo para os meus sentimentos ofendidos. Naquele tempo, os vossos ensinamentos me pareceram contrários a  lei da justiça. Não podia admitir que um homem de falsidade e desonestidade comprovadas não sofresse o castigo de sua maldade. Achava-me tão irritado contra os que me haviam prejudicado e me parecia que devia relatar os fatos a todo mundo, mostrando onde estava o erro.
"Porém, dissestes-me que o castigo do inimigo em nada me adiantava. Refleti muito sobre isso e, afinal, compreendi que não me trazia vantagens o esclarecimento da fraude.
"Pouco tempo depois, me escrevestes que, fossem quais fossem as aparências, atrás daquela manifestação e agindo por meio dela, se achava o poder que era capaz de produzir o meu maior bem, se eu, primeiramente em pensamento e depois nos meus atos, me harmonizasse com esse poder invisível. Harmonizar meus pensamentos seria como colocar óleo por cima da água agitada. O meu pensamento harmonioso acalmaria o pensamento daquele que procurava prejudicar-me e, para dar maior clareza a vossa afirmação dissestes: 'Quando, na vossa mente, deixais de pensar nas más intenções de alguém, extraís o veneno da serpente e ela não mais vos pode picar. Jesus nunca expressou uma verdade mais científica do que quando disse: Amai aos vossos inimigos e fazei bem aos que vos perseguem. Isso não quer dizer que deveis ser um capacho humano e vos fazerdes mártir da afeição que tiverdes. Se, ao procurardes beneficiar vossos inimigos, vos considerardes melhor do que eles, será preferível que lhes envieis ódio, porque essa falsa modéstia tira todo o valor de vossas obras. O que deveis fazer justamente é provar para vós mesmos que vosso inimigo não é inteiramente mau, e que não há necessidade de convencerdes os outros. Basta-vos adquirirdes a convicção que ele tem em si mesmo, qualidades que, se fossem desenvolvidas, vos causariam admiração'. Sim, senhora, é isso mesmo que me escrevestes numa ocasião em que estava desesperado, doente e sem meios, a tal ponto que não tinha mais esperança de reerguer-me. Saí pensando que vossos ensinamentos serviam para as velhas ouvirem e não tinham valor algum para um homem experimentado como eu e que estava na mais completa ruína.
"Outro ponto sobre o que me falastes e me impressionou muito, apesar de todos os esforços para esquecê-lo foi o seguinte: 'Mateus Holden, ninguém é muito velho para começar de novo. Não me interessa saber que não tendes um dólar para começar. Se possuístes um dólar, se o ganhastes, sabeis qual é a forma dele, que é que vos parece, qual a sensação que vos dá, que é que podeis fazer com ele. Podeis começar agora mesmo. Recordai-vos da forma de um dólar em papel, escolhei um que tenha uma águia gravada. Fechai os olhos, Mateus Holden, e pensai, pensai, pensai nesse dólar. Será para admirar, se, como tantos outros, não disserdes: Não aprecio  o dinheiro; é a causa do mal; só que o dinheiro para fazer o que preciso com ele. Porém, se admitirdes que DEUS É TUDO, que será essa moeda sem que estais pensando? Essa nota com uma águia e admiráveis gravuras e letras, com a promessa PAGAREI em belas letras, que será? Se Deus é Tudo e O amais, como podeis odiar o dólar? Mateus Holden, esse dólar é parte do bem ilimitado, o Deus do infinito que se acha no centro de toda expressão; é uma das Suas expressões. É sua Substância criada pela Sua Inteligência e posta em circulação pelo Seu Poder. Não vedes, Mateus Holden, que esse dólar é vosso amigo e vos foi dado pelo amigo invariável, que é Deus? É parte do Seu Todo, um fruto do galho da árvore total. sois um dos galhos,; o dólar que mentalizais é parte do fruto. Os vossos amigos são mais frutos. Adquiri amigos. Se não podeis tê-los de outra forma, ide ao vosso trabalho e adquiri-los em pensamento. Fazei-vos criança por alguns momentos e jogai cientificamente o fazer de conta. Fazei de conta que tendes numerosos amigos e que todos os inimigos que tivestes vos olham com expressão de amor e simpatia, e esperai os resultados. Apenas observar e esperar. Com a mesma certeza que o dia vem depois da noites, tereis posto em atividade uma corrente de bondade que arrastará até os últimos vestígios de vossa má sorte. A vossa fortuna virá. Tentai isso, Mateus Holden. Tentar meu plano nada vos custará. Dar-vos isto alegria ao menos por momentos. Se ele vos alegrar um pouco, continuarei com ele, dedicando mais tempo a esse admirável trabalho mental. Sei muito bem que não podeis aplicar vossa mente dessa forma, sem que vossos pensamentos sejam seguidos de atos semelhantes. E, como sabeis, os homens pagam as boas ações, pois elas são serviços'.
Sim, senhora, foi isso que me dissestes e aqui estou eu, alegre, próspero e um tanto mais instruído do que quando vos vi pela primeira vez, há uns oito anos. Naquele tempo, tinha uma lojinha e julgava que o melhor que me restava a fazer era abrir falência. Hoje estou na casa que criei mentalmente. Mantive em atividade contínua esse pensamento, e os negócios foram aumentando gradualmente até que foi preciso comprar outra casa por aumentar o negócio, o que já fiz por quatro vezes. Onde tinha um só freguês, hoje tenho vinte. Eles vêm de outras localidades para comprar os objetos no meu armazém, pois dizem que são melhores ou mais baratos do que os dos outros.
"O reto pensar traz o êxito, e o pensar errôneo leva ao insucesso. É coisa que não custa um cêntimo e dá grandes dividendos".
* A autora escreveu em 1922.
Todas as vezes que vos encontrardes em condições difíceis de resolver, recorrei ao princípio de não-resistência. Por exemplo, se vos parecer que alguém pretende fazer-vos uma pergunta, cuja resposta vos será desagradável dar, não vos contrarieis por isso, mas afirmais que essa pergunta não vos será feita e colocai o assunto nas mãos do vosso Cristo interno, que resolverá tudo sem terdes dificuldade.

domingo, 30 de maio de 2010

"Tenho um admirável negócio e sigo um luminoso caminho, prestando serviços extraordinários com avultados lucros".
"Seja feita a tua vontade hoje! Hoje é um dia de realização completa; dou graças a Deus pelo dia de hoje; milagres seguirão milagres, e as maravilhas nunca cessarão".
"Cada pessoa é um elo áureo da cadeia do meu bem, pois todos os homens são Deus em manifestação, à espera da oportunidade dada por mim para servirem ao plano divino da minha vida".

sábado, 29 de maio de 2010

A vida é muito curta para acordar com arrependimentos.
Ame as pessoas que te tratam bem.
Ame, também, àquelas que não te tratam tão bem, pois você pode.
Acredite que tudo acontece por uma razão.
Se tiver uma segunda chance, agarre com as duas mãos.
Se isso mudar sua vida, deixe acontecer.
Beije devagar.
Perdoe rápido.
Deus nunca disse que a vida seria fácil.
Ele simplesmente prometeu que valeria a pena.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

NÓS É QUE TRAÇAMOS O DESTINO

(...) É comum definir-se destino como "algo que não pode ser mudado". Mas eu desejo ensinar que todos podem mudá-lo de acordo com sua própria vontade, ou melhor, cada um pode traçar o seu destino. A consciência desse fato permite transformar o pessimismo em otimismo.
A não ser um louco, ninguém deseja um destimno infeliz. Todo mundo almeja a boa sorte, mas são poucos os que conseguem, não obstante o enorme esforço que fazem para consegui-la. Entre cem pessoas, talvez não se encontre uma que seja feliz. Triste realidade!
Buda afirmou: "Todas as coisas são efêmeras". Mas há criaturasinconformadas, que, atraídas pela presença de um homem afortunado entre milhares que não têm sorte, continuam perseguindo tenazmente o sucesso. Por outro lado, existe gente conformada, que aceita tudo na vida.
Seria maravilhoso que o homem encontrasse realmente um meio de alcançar a boa sorte. Não o conhecendo, ele se confunde ao traçar seu destino, tornando-se infeliz. sofre dentro do cárcere criado por ele próprio. O mundo acha-se repleto dessas pessoas ignorantes e dignas de compaixão.
Assim, está mais do que evidente que, para ser afortunado, o homem precisa semear o bem. É costume dizer-se que o bem produz bons frutos, e o mal faz o contrário. A semente do mal tem origem no egoísmo, que leva as pessoas a quererem tudo para si, não se importando com o sofrimento e o prejuízo que possam causar ao próximo. A semente do bem origina o sentimento fraterno de querer alegrar ou favorecer os semelhantes. (...)
Meishu-Sama em 27 de Fevereiro de 1952.
Extraído do Livro Alicerce do Paraíso, volume 4 (trechos)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Vê mais longe quem voa mais alto. E para voar mais alto é preciso saber, entender, construir um mundo interior maior, mais perfeito. Mas lembre-se de que, lá no alto, ninguém se sentirá bem, humilhando quem está embaixo. Pelo contrário, ajude quando puder. Puxando os outros para o alto, você irá se sentir em boa companhia e isso faz parte do universo da perfeição."
M.Stevens - Pérolas de Sabedoria no espírito de Fernão Capelo Gaivota

domingo, 16 de maio de 2010

"Todas as portas se abrem para surpresas agradáveis e o Plano Divino da minha vida se realiza rapidamente pela graça.
Vejo agora claramente o plano perfeito da minha vida. O entusiasmo  divino me anima e cumpro agora o meu destino supremo! Sou um perfeito instrumento não-resistente para Deus agir e Seu plano perfeito para eu executar se manifesta agora de um modo maravilhoso."

sábado, 15 de maio de 2010

IMUNIZAÇÃO ESPIRITUAL


Emmanuel


Se te decides efetivamente, a imunizar o coração contra as influências do mal, é necessário que te convenças:
Que todo minuto é chamamento de Deus à nossa melhoria e renovação;
Que toda pessoa se reveste de importância particular em nosso caminho;
Que o melhor processo de receber auxílio é auxiliar em favor de alguém;
Que a paciência é o principal ingrediente na solução de qualquer problema;
Que sem amor não há base firme nas construções espirituais;
Que o tempo gasto em queixa é furtado ao trabalho;
Que desprezar a simpatia dos outros, em nossa tarefa, é o mesmo que pretender semear um campo sem cogitar de lavra-lo;
Que não existem pessoas perversas e sim criaturas doentes a nos requisitarem amparo e compaixão;
Que o ressentimento é sempre foco de enfermidade e desequilíbrio;
Que ninguém sabe sem aprender e ninguém aprende sem estudar;
E que, em suma, não basta pedir aos Céus, através da oração, para que baixem à Terra, mas também cooperar, através do serviço ao próximo, para que a Terra se eleve igualmente para os Céus.
Francisco Cândido Xavier, do livro "Paz e Renovação"
"O sofrimento é o plasma de sucessos futuros. Quem sofre, aguça sua sensibilidade e prepara sua sabedoria para enfrentar novos desafios. Isto não significa que você precisa sofrer para obter so sucesso. É melhor não sofrer, mas se sofrer não se desespere."
                                                                                             M.Stevens - Pérolas de Sabedoria no espírito de Fernão Capelo Gaivota

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O TEMPO

"Está se aproximando o grande nó da história. Abram os olhos e vejam a situação do mundo atual."
(...) A felicidade e até o mundo ideal, que eram aspiração inicial de todos os homens. foram esquecidos, não se sabe quando, tendo-se chegado a um momento em que não se vai nem para frente, nem para trás. Assim, quanto mais a cultura progride, mais o homem se distancia da felicidade. É um resultado extremamente irônico. Parece uma gangorra: quando um dos lados sobre, o outro desce.
Em termos mais concretos, inicialmente se tentou construir o Paraíso Terrestre com a cultura espiritual, mas, como a sua concretização parecia impossível, apelou-se para a cultura científica. Os homens avançaram com força total. Entretanto, conforme foi exposto anteriormente, ao invés de alcançar o Paraíso, chegou-se a um estado pior do que o do próprio inferno: a iminência da destruição da humanidade, com a descoberta da bomba atômica. O fato é que, embora se tenha chegado a uma época tão perigosa como a atual, os homens ainda não despertaram, continuando a venerar a ciência materialista. Em poucas palavras, eles fracassaram recorrendo à cultura material, mas infelizmente ainda não se cansaram das coisa ruins. Como solucionar essse problema? A tarefa mais importante de toda a humanidade é reconhecer os erros cometidos até agora e recomeçar da estaca zero. Ou seja, a solução é formar uma cultura cruzada, que não pende nem para o espírito nem para a matéria, mas funde e iguala as partes. Somente assim estará concretizando o Paraíso Terrestre.
Por tudo que vimos até o presente, podemos dizer que a época atual é a época da mudança da velha para a nova cultura, a era da grande transição do mundial a que sempre nos referimos. Será que, na história da humanidade, já foi registrada uma mudança tão grande? Em verdade, é um fato inédito. E como será essa nova cultura? Incontestavelmente, trata-se de algo que não pode ser compreendido, ainda que em pequena parcela, pela inteligência do homem contemporâneo. E quem se encarregará de criá-la?
Neste momento que estamos vivendo, independentemente de crermos ou não, é imprescindível começarmos a admitir a existência do ser conhecido como Deus. Por conseguinte, darei explicações a respeito.
Embora falemos simplesmente Deus, na verdade existem níveis superior, médio e inferior - com inúmeras funções. O xintoísmo admite a existência de uma infinidade de deuses. Até hoje, quando se fala em Deus, pensa-se no monoteísmo cristão ou no politeísmo xintoísta. Entretanto, ambas são visões arbitrárias. Na verdade, existe um único e verdadeiro Deus, que se subdivide, transformando-se em vários deuses. Por isoo, Ele é um e muitos ao mesmo tempo. Cheguei a essa conclusão através de longos anos de pesquisas sobre o Mundo Divino. Trata-se de um pensamento que já existia, mas parece que não se conseguiu dar maiores explicações a respeito. Até aquele Deus que veio sendo adorado como Supremo está abaixo da segunda classe. Deus está muito além e só veio sendo venerado de longe pela humanidade. Mas quem é Ele, então? Não é outro senão o Senhor e Criador do Universo, ou seja, o Princípio de tudo. Aquele a quem os povos vêm se referindo como Jeová, Logos, Deus, Tentei, Mukyyoku, Segunda Vinda do Cristo, Messias, etc.
O objetivo de Deus é a construção do Mundo Ideal de perfeita Verdade, Bem e Belo, e para tanto, era necessário que todas as condições fossem preenchidas. Ele estava aguardando o tempo certo. Essa hora chegou: é a época atual. Sendo assim, é preciso, antes de mais nada, que a humanidade se conscientize disso e que se processe a revolução espiritual de cada indivíduo. (...)


                                                                                        Ligeiras noções sobre a I.M.M., "Nascimento da Igreja Messiânica Mundial" - 20/11/1950

domingo, 9 de maio de 2010

Capítulo III - O Poder da Palavra

                                                          "Pelas tuas palavras, serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado."
Mateus, 12:37
Se conhecêsseis o poder de vossas palavras, teríeis grande cuidado na vossas conversas. Bastar-vos-á observardes a reação de vossas palavras para verificardes que "não vos voltam vazias". Por meio das palavras que pronunciais, estais estabelecendo continuamente leis para vós mesmos.
Conheci um homem que dizia constantemente: "Sempre perco o trem. Ele parte invariavelmente no momento em que chego à estação".
Tinha ele uma filha que costumava dizer: "Sempre alcanço o trem. Ele chega sempre no momento em que também chego".
Cada um deles tinha estabelecido uma lei para si mesmo – uma lei de insucesso e outra de êxito.
É de fatos semelhantes que vem a força das superstições. A ferradura ou o pé de coelho não têm poder algum; porém se afirmardes e acreditardes que esses objetos atraem um "posição feliz", isso criará em vossa mente subconsciente a expectativa do bem, a qual produzirá resultado.
Entretanto, tenho notado que, depois que o indivíduo progrediu espiritualmente e adquiriu o conhecimento de uma lei superior, isso "não dá mais certo". Com efeito, atingido certo ponto, vossa alma não pode mais voltar atrás e não encontra mais apoio nas "imagens gravadas".
Um professor de esoterismo refere o seguinte caso:
"Dois homens que frequentavam a minha escola tiveram grande êxito nos negócios, durante vários meses; porém, repentinamente, sofreram uma grande queda. Procuramos analisar a situação e descobri que, em lugar de fazerem suas afirmações e esperaram de Deus o êxito e a prosperidade, tinham comprado 'macaquinhos da sorte'. Expliquei-lhes então: 'Compreendo o que sucedeu: confiastes no macaquinho da sorte e não em Deus. Jogai fora esses macaquinhos e apelai para a lei do perdão, pois tendes o poder de perdoar ou neutralizar os vossos erros'.
"Resolveram desfazer-se dos macaquinhos e, desde então, tudo retomou o caminho do progresso. Isso não quer dizer que seja necessário despojardes de todos os 'objetos de sorte', ferraduras e talismãs, mas sim reconhecerdes que esses objetos apenas representam o único Poder, que é Deus, e servem somente para dar-vos um sentimento de expectativa".
O mesmo esoterista refere que se encontrava, um dia, ao lado de uma senhora, cuja situação parecia desesperadora. Ao atravessarem uma rua, ela encontrou uma ferradura e encheu-se de alegria e esperança, dizendo-lhe que Deus lhe havia enviado aquele objeto para conservar-lhe a coragem. Com efeito, naquele momento, era a única coisa que lhe podia gravar na consciência uma boa impressão. Assim, a sua esperança tornou-se fé, e ela, finalmente, conseguiu um admirável resultado.
Notai a diferença de atitude mental. Os dois homens apenas confiaram nos macaquinhos, ao passo que a senhora tomou o aparecimento da ferradura como um sinal de que Deus a protegia.
Às vezes, tereis grande dificuldade em vencerdes a tendência a atribuir a certas coisas o poder de prejudicar-vos. Parecer-vos-á que certas circunstâncias ou certos indivíduos invariavelmente vos trarão desilusões em vossos planos. Entretanto, isso é uma impressão de vosso subconsciente, e para fazer-lhe perder tal impressão é preciso fazerdes amiúde a afirmação seguinte: "Não existem dois poderes; só há um Poder: Deus. Portanto não existem desilusões, e o que apareceu denota boa surpresa".
Notareis imediatamente uma mudança, e as surpresas felizes começarão a apresentar-se.
Uma senhora que tinha grande medo das escadas disse que nada podia fazê-la descer uma escada. Disseram-lhe: "Se tiverdes medo, estareis cultivando a crença de dois poderes, o bom e o mal, e não de um só. Como Deus é absoluto, não pode haver poder contrário, a não ser que estabeleçais pessoalmente uma lei do mal. Para mostrardes que credes somente num poder – Deus - e não há poder ou realidade no mal, descei a primeira escada que encontrardes".
Logo depois, ela se dirigiu a um banco. Queria abrir uma caixa no depósito subterrâneo e, para chegar a ele, era preciso descer uma escada. Tentou fazê-lo; o medo foi mais forte e fê-la voltar para trás. Entretanto, ao chegar à rua, lembrou-se das palavras que ouvira, e decidiu-se a voltar e descer a escada, enfrentando o falso leão que se achava em seu caminho. Esse foi um momento decisivo de sua vida, pois o medo das escadas a conservara durante muitos anos em limitação. Desceu ao subterrâneo e a escada deixou de existir ali para perturbá-la!
Isso acontece muitas vezes com os indivíduos. Por isso, se quiserdes executar uma coisa que receais fazer, procurai vencer esse temor. Esse modo de agir é uma aplicação da lei da não-resistência.
Se enfrentardes sem temor uma situação, desaparecerá a dificuldade que representa.
Pelo contrário, o medo atrai o obstáculo, que a coragem afasta.
Por conseguinte, as forças invisíveis agem sempre a favor daquele que está continua e corajosamente avançando para a frente, embora ele não o saiba. Em virtude de suas forças vibratórias das palavras, quando o indivíduo fala alguma coisa, começa a atraí-la para si... As pessoas que falam continuamente de moléstias invariavelmente as atraem.
Quando tiverdes alcançado o conhecimento da verdade, nunca mais deixareis de ter muito cuidado com as vossas palavras.
Uma antiga sentença diz que o homem só devia falar para três objetivos: curar, abençoar e prosperar. Com efeito, o que falardes dos outros também falarão de vós, e o que desejardes para os outros também se apresentará em vossa existência. Se desejardes má sorte para alguém, inscontestavelmente a atraireis para vós. Se desejardes ajudar alguém a triunfar, estareis desejando e facilitando o vosso próprio triunfo.
Podeis renovar e transformar o vosso corpo por meio da palavra proferida e da visão clara da forma que desejais possuir, expulsando completamente de vossa consciência  a moléstia.
O metafísico sabe que todas as moléstias têm seus correspondentes mentais e que, para curar o corpo, é preciso, primeiramente, curar a alma.
A alma é vossa mente subconsciente que precisa ser "salva" dos pensamentos errôneos.
Lemos no Salmo 3: "Restaura a minha alma". Com efeito, vossa mente subconsciente ou alma precisa ser restaurada nas idéias retas, e a união da alma com o espírito ou a mente subconsciente constitui o que se chama o "casamento místico". Isso é coisa que deveis realizar um dia.
Quando o vosso subconsciente ficar repleto das idéias perfeitas de vosso superconsciente, em vós, Deus e o homem serão um só.
Como disse Jesus: "Eu e o Pai somos um", e o memo podereis dizer então. Sereis um só com o reino das idéias perfeitas; sereis o homem feito à imagem (imaginação) e semelhança de Deus, e recebereis poder e domínio sobre todas as coisas criadas: vossa mente, vosso corpo e vossos negócios.
Toda moléstia ou infelicidade provém da violação da lei do amor. Disse Jesus: "Amai-vos uns aos outros", e no jogo da vida, o amor e a bondade ganham todas as vazas.
Como ilustração, citarei o seguinte caso relatado por uma professora de ocultismo:
"Conheço uma senhora que, por muitos anos teve a aparência de uma terrível moléstia da pele. Os médicos haviam dito que era incurável, e ela se achava em grande desespero. Vivia do palco e receava ter de abandonar sua profissão, pois não tinha outro meio de subsistência. Entretanto, ainda conseguira um bom contrato e, na noite da estréia, produziu grande impressão. Teve a alegria e satisfação de ouvir palavras elogiosas dos críticos. No dia seguinte, recebeu um aviso de ter sido dispensada, pois um homem que fazia parte do elenco ficara enciumado com o seu triunfo e fizera despedi-la. Sentiu que o ódio e ressentimento se apoderavam de seu ser, porém, sendo espiritualista, exclamou: 'Meu Deus, não permitais que eu odeie esse homem'. Durante aquela noite toda, lutou silenciosamente para vencer seus sentimentos maus. Disse-me, ao relatar o caso: 'Em pouco tempo senti um profundo silêncio. Pareceu-me estar em paz comigo mesma, com aquele homem e com todo o mundo. Procedi da mesma forma durante as duas noites seguintes e, na terceira, notei que estava completamente curada da moléstia da pele!' Pedindo amor e bondade, ela cumprira a lei (pois o amor é o cumprimento da lei), e a moléstia que proviera do ressentimento subconsciente desaparecera completamente".
Uma crítica contínua produz reumatismo, pois os pensamentos desarmoniosos e divergentes causam depósitos de sedimentos no sangue, os quais se reúnem nas juntas.
Falsos desenvolvimentos, tumores cancerosos e inflamações são causados por ciúme, ódio, medo, recusa de perdoar, etc.
Toda moléstia resulta da falta de sossego mental. Não há necessidade de perguntar ao doente: "Que é que sente?" Pode-se perguntar-lhe logo: "Com quem se indispôs?" O ressentimento ou a falta de perdão mental endurece as artérias ou o fígado e enfraquece a vista. O seu séquito de males é interminável.
Ao traçar estas linhas, estou terminando a cura de uma senhora, professora que, em consequência de divergência com superiores e do ressentimento que guardava, fora atacada de uma moléstia da pele que lhe causava horrível coceira e para a qual a medicina não encontrava alívio. Na ocasião em que iniciei o tratamento espiritual, ela sofria ainda um grande enfraquecimento da vista, cólicas do fígado e perturbações do coração, conforme o diagnóstico médico. Iniciei o tratamento pela psicanálise, descobrindo as causas morais da moléstia, concluindo-o com a cura espiritual, que transformou o seu ressentimento em amor e simpatia.
Um escritor esotérico relata o seguinte fato:
"Certa vez fui chamado por uma senhora que me disse ter ficado doente porque comera uma ostra deteriorada. Respondi-lhe: 'Não é assim, a ostra era inofensiva; fostes vós que a deteriorastes. De quem estais ressentida?' Respondeu-me: 'De umas dezenove pessoas'. Ela havia questionado com dezenove pessoas e se tornara tão desarmoniosa que atraíra a ostra estragada".
Toda desarmonia exterior indica a existência de desarmonia mental. "Como de dentro, assim também por fora".
Os vossos únicos inimigos estão dentro de vós mesmos. "E os inimigos do homem serãos os que estão dentro de sua própria casa". O vosso egoísmo pessoal será um dos últimos inimigos que haveis de vencer, à proporção que vos fordes despertando aos sentimentos de verdadeiro amor.
A missão de Jesus Cristo foi trazer a "paz na terra aos homens de boa vontade".
Se tiverdes uma inteligência esclarecida pela luz da verdade, procurareis aperfeiçoar-vos, trabalhando para melhorar vosso caráter e manifestar a melhor vontade para com o vosso próximo.
Se dirigirdes pensamentos de amor e desejos de felicidade para alguém que vos queira mal, este perderá todo o poder de prejudicar-vos, como podeis comprovar em vossa vida diária.
A esse propósito, um mentalista americano relata o seguinte caso:
"Um homem se dirigiu a mim pedindo para tratá-lo a fim de que pudesse triunfar nos negócios. Era vendedor de máquinas. Na localidade em que estava fazendo propaganda, havia aparecido um concorrente, trazendo uma máquina que dizia ser superior à de meu consulente, e ele ficou com receio de ser vencido. Respondi-lhe: 'Antes de tudo, deveis arrancar de vossa mente toda idéia de medo, reconhecendo que Deus protege vossos interesses e que dessa situação deve surgir a idéia divina a vosso respeito'.
"Portanto, no dia da demonstração pública, ele se dirigiu ao lugar da reunião, sem temor, sem resistência e abençoando o seu concorrente.
"Terminada a prova, veio dizer-me que o resultado fora muito notável, pois vendera a sua, sem a menor dificuldade".
Existe um conhecimento do poder da linguagem falada e, se quiserdes realmente produzir o vosso bem-estar e progresso, deveis adquirir esse conhecimento e estabelecer as vossas conversas de acordo com ele.
Cada palavra que expressais exerce uma ação na vossa vida pessoal, a qual será a vosso favor ou contra vós, conforme a idéia expressa pela palavra. Pelas vossas palavras, podeis colocar-vos em embaraços, pobreza ou moléstias, ou em harmonia, saúde e prosperidade. Com efeito, cada palavra que emitirdes é uma expressão, a qual produz uma tendência particular em determinada parte de vossa entidade. Essa tendência pode manifestar-se em vossa mente, no vosso corpo, na vida química deste último, no plano dos desejos, no caráter, em qualquer de vossas faculdades, vindo, em seguida, a produzir seus efeitos materiais.
O vosso modo de falar determina em grande parte o ambiente que tereis, as coisas que realizareis e como enfrentareis as condições que tereis de passar. Quando vossas palavras expressarem idéias e tendências para a moléstia e insucesso, entrareis no caminho que conduz a essas condições, e se essas tendências forem fortes, todas as energias de vosso organismo tomarão essa direção, fazendo esforço para arrastar-vos a esses males ou tomando tais condições como modelo.
Pelo contrário, quando vossas palavras expressarem tendências para a saúde, a alegria, o êxito e o poder, começareis a vos mover nessa direção e a criar essas coisas até certo ponto.
Cada palavra que falais possui uma força interna e secreta, de natureza boa ou má, a qual determina se a expressão deve ser benéfica ou prejudicial. Essa força de vossas palavras pode favorecer vosso progresso ou atrasá-lo, principalmente quando as expressardes com profunda emoção.
Por isso, quando vos achardes perturbados por qualquer aflição, deveis expressar palavras de calma e êxito para vencerdes as forças perturbadoras. Deveis esperar e falar sempre em dias melhores, pois assim as vossas forças internas tomarão uma direção superior e construtiva, cujos resultados não se farão esperar.
As vossas palavras expressas com sentimento de coragem, energia, saúde e triunfo vos levarão aos resultados almejados, ao passo que, se as expressardes com sentimento de dúvida, insucesso, desânimo e medo, esses sentimentos vos atrairão as coisas más e desagradáveis.
Se o tom de vossas palavras for alegre, bondoso e agradável, se os motivos que vos levaram a proferi-las forem nobres e puros, se a idéia que lhes deu origem for elevada e verdadeira, elas serão construtivas.
Quanto mais falardes sobre uma coisa, mais influência ela adquirirá em vossa vida e, por isso, quanto menos falardes nas coisas desagradáveis, mais depressa passarão.
Quando Jesus disse: "Pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado", ele se referia ao grande poder que as palavras têm para estabelecer no éter uma corrente vibratória capaz de produzir os mais extraordinários efeitos materiais.
Pelas vossas palavras podeis criar um ambiente atrativo e novas oportunidades para vosso progresso, desde que sejam carregadas de energia e confiança em vossas qualidades reais.
As vossas palavras são a expressão de vossos pensamentos subconscientes e, quando falais, estais manifestando sem saber o que se passa em vosso íntimo. Como disse Salomão: "Como o homem pensa em seu coração, assim é ele".
Por esse motivo, para alterardes vossa atitude mental e vossos sentimentos internos, transformando-os em pensamentos otimistas, alegres e elevados, convém falardes no mesmo tom e preofeirdes somente palavras animadoras e construtivas.
Quanto mais falardes no bem, quanto mais expressardes vossa confiança na vitória e na prosperidade, mais oportunidades de progresso se vos apresentarão, em virtude da lei da atração mútua dos semelhantes.
Deveis aplicar o mais conscientemente possível, nas vossas conversas diárias, a lei das palavras construtivas, pois aquilo que dizeis aos outros exerce uma considerável influência sobre o que pensarão de vós, e reage sobre vossa mente.
O vosso desenvolvimento segue invariavelmente a direção de vossa corrente mental, a qual se concretiza pelas vossas palavras.
A vossa palavra é a vossa varinha de condão, com a qual ordenais à substância universal que tome as formas que quereis dar-lhe.
Tendes o poder de mudar uma condição infeliz, vibrando sobre ela a varinha de vossa palavra.
Então, no lugar da tristeza, virá a alegria; no lugar da moléstia, a saúde; no lugar da miséria, a abundância.
A vossa faculdade imaginativa é a faculdade criadora e é de grande importância escolherdes palavras que dêem um clarão da realização do pedido.
Não deveis fazer uma visualização ou afirmação forçada do que quereis, mas sim, pedir a Deus que vos ilumine a mente com a idéia do que desejais.
Disse Jesus Cristo: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos livrará".
Ele queria dizer que conhecereis a Verdade de toda situação que tiverdes de enfrentar.
Não há verdade na necessidade e na limitação. Vibrareis sobre ela a varinha de vossa palavra, e o deserto se regozijará e florescerá como a rosa.
O medo, a dúvida, a ansiedade e o ressentimento abatem as células do corpo, abalam o sistema nervoso e produzem as moléstias e os desastres.
A felicidade e o bem-estar devem ser alcançados pela conquista da natureza emotiva.
A força move, porém, não é movida.
Quando permanecerdes calmos e serenos, dispuserdes de bom apetite e vos sentirdes alegres e felizes, embora as aparências sejam contra vós, então tereis alcançado o poder de "dominar os ventos e as águas" e governar as vossas condições.
A vossa palavra é a vossa varinha mágica com a qual transmutareis em êxito o insucesso aparente. Tereis a certeza absoluta de que o vosso suprimento ilimitado e imediato de todas as coisas que vos forem necessárias se manifestarão instantaneamente no exterior.
Por exemplo, durante uma viagem por mar, uma senhora despertou pela manhã, ao ruído dos aparelhos para desfazer a cerração. O mar estava coberto de uma densa cerração que parecia não querer se dissolver. Imediatamente, a senhora proferiu estas palavras: "Não há cerração na Mente Divina; portanto, que esta cerração desapareça. Agradeço a Deus pela chegada do Sol!"
Alguns minutos depois, apareceu um esplêndido Sol, pois é fato que o ser humano tem domínio sobre os "elementos e todas as coisas criadas". Tendes o poder de dissolver a cerração que cobre a vossa vida, seja ela pela falta de bens, de saúde, de amor ou de felicidade, pelo emprego de vossa palavra proferida e manifestando os sentimentos de amor e harmonia.
O Amor, que é a mais perfeita expressão de Deus, é o maior dissolvente das sombrias nuvens de vosso destino, e é por meio dele que podereis exercer domínio sobre toda a natureza.
Conhecedor profunda da psicologia humana, o Divino Mestre Jesus Cristo disse: "Porém eu vos digo: amai vossos inimigos, abençoai os que vos perseguem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai por aqueles que vos tratam mal e vos insultam".
Os bons pensamentos produzem uma grande aura de proteção para quem os emite, e "nenhuma arma que seja dirigida contra ele prosperará". Por outras palavras: o amor e a bondade destroem os inimigos que estão dentro do indivíduo, e assim deixam de existir também os inimigos externos!
Que vossas palavras, caríssimos irmãos, sejam sempre a mais perfeita expressão dos sentimentos de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça para com toda a humanidade.

"Não existem dois poderes; só há um Poder: Deus. Portanto não existem desilusões, e o que apareceu denota boa surpresa".