domingo, 27 de junho de 2010


                                                             "Existem muitas pessoas que, embora estejam recebendo ilimitadas bençãos, não conhecem Deus."
Nidai-Sama
Parece regra geral, quando se escreve sobre ateísmo, desenvolver o raciocínio do ponto de vista religioso, mas eu pretendo discorrer sobre esse tema sem tocar em Religião, colocando-me a mim próprio na posição de ateu.
Quando uma criança nasce, o seio materno lhe fornece o leite para sua nutrição. A criança cresce normalmente, e os pais ministram-lhe alimentação adequada à primeira dentição. Assim, ela vai vencendo várias fases de seu desenvolvimento até atingir a adolescência. A alimentação, portanto, é a base do crescimento. O homem se nutre suficientemente de calorias ao ingerir alimentos com prazer, graças ao paladar. Creio ser esse o maior de todos os prazeres humanos.
O físico e também a inteligência vão se desenvolvendo gradualmente através da instrução e, na mocidade, o ser humano está apto a exercer as funções normais de um adulto. Surgem-lhe, então, diversas ambições, como a ânsia de poder, o espírito de competição e de progresso e, no plano físico, em forma de diversões, folguedos e namoros. Dessa maneira, o homem está pronto para participar da vida social, característica de um ser superior, com os sofrimentos e alegrias que nascem da razão e do sentimento.
Consideremos, agora, a Natureza.
No Universo, não só os fenômenos visíveis, como o sol, a lua, as estrelas, a via-láctea, a temperatura, o vento, a chuva, os animais, os vegetais e os minerais, que estão diretamente relacionados com o ser humano, mas também os fenômenos invisíveis, tudo está sob a ação e controle do poder da Natureza. Esta é a própria figura do mundo. Observando-a calmamente e sem idéias preconcebidas, qualquer pessoa, a menos que seja insensível, fica embevecida com seu encanto misterioso.
A Natureza é dotada de mistério profundo e insondável. Grandioso é o Céu que contemplamos e ilimitada é a sua extensão. Como se apresenta o centro da Terra? Qual o número certo de estrelas, o peso exato do globo terrestre, a quantidade das águas marinhas? Se começarmos a enumerar coisas e fatos, não acabaremos nunca. A especulação nos deixa abismados com o movimento metódico dos astros, a formação da noite e do dia, o fenômeno das estações, o sentido esotérico dos 365 dias do ano, a evolução de todas as coisa, o progresso ilimitado da civilização, etc. Quando surgiu este mundo? Qual a sua extensão? ele é finito ou infinito? Qual o limite da população mundial? E o futuro da Terra?
Tudo permanece envolvido em mistério. Tudo caminha silenciosamente, sem a mínima falha ou atraso, obedecendo a uma ordem determinada.
Ainda nos deparamos com os seguintes problemas: Por que viemos a este mundo e que papel devemos desempenhas? Até quando poderemos viver? Voltaremos ao Nada, após a morte, ou existe o desconhecido Mundo Espiritual onde iremos habitar em paz? As reflexões sobre o assunto nos deixam ainda mais confusos, permanecendo tudo na obslcuridade. Não há outro qualificativo a não ser o que dizem os bonzos: "A Realidade é um Nada, e o Nada é uma Realidade."
Vasta, ilimitada e infinita é a existência do mundo. O ser humano, com a pretensão de desvendar este mundo misterioso, vem empregando todos os meios, principalmente a pesquisa; apesar de seus esforços, só consegue conhecer uma pequena parcela dos fenômenos infinitos. Daí atinarmos com a insignificância da inteligência humana em relação à Natureza. É significativa a expressão "sombrio vazio", também citada pelos bonzos. Entretanto, a vaidade humana, em sua tola presunção, excede-se a ponto de querer subjugar essa mesma Natureza. Sábio é o homem que, antes de mais nada, procura conhecer a si mesmo, submete-se a ela e participa das suas graças. (...)
                                                                                                 Meishu-Sama - Alicerce do Paraíso "A respeito do ateísmo" (06/01/54)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Quando vejo alguém se empenhando pelo bem do próximo e do mundo, tenho a sensação de estar vendo um diamante entre o cascalho"
Meishu-Sama

terça-feira, 22 de junho de 2010

domingo, 20 de junho de 2010

"É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão."
Confúcio
"O mais importante na vida é olhar em frente e alcançar a perfeição naquilo que mais se gosta de fazer. As pessoas, em geral, sentem medo em mudar, de enfrentar o desconhecido, e acabam se mantendo no mesmo lugar. O qual talvez não seja aquele onde gostariam de estar. Outras vencem a hesitação, ousam avançar, parte para novas aventuras. E se dão bem. Mudam para melhor."

domingo, 13 de junho de 2010

"O que for a profundeza do teu ser, assim será o teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será tua vontade.
O que for a tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino"
Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5
Uma lenda da Índia conta a história de um rato que tinha pavor de gatos, até que um mágico concordou em transformá-lo em gato. Isso resolveu seu medo... até que ele encontrou um cachorro; então o mágico o transformou num cachorro. O rato-tornado-gato-tornado-cachorro ficou contente, até que encontrou um tigre; assim, mais uma vez, o mágico o transformou naquilo que ele mais temia. Mas, quando o tigre veio se queixar de ter encontrado um caçador, o mágico se recusou a ajudar. “Eu o transformarei num rato novamente, pois apesar de ter o corpo de um tigre ainda tem um coração de rato!”

terça-feira, 8 de junho de 2010

"O amor é a pedra fundamental da vida. A pureza do amor está no relacionamento natural entre o homem e a mulher. Quem ama, sente-se forte, cheio de audácia, disposto a enfrentar a vida e a conquistar a felicidade. No amor, você conhece o êxito, a inspiração, o paraíso."
                                                                 M.Stevens - Pérolas de Sabedoria no espírito de Fernão Capelo Gaivota
"Eis um livro que apresenta verdadeiras receitas contra a angústia, o medo, a incerteza, a falta de confiança própria e outros obstáculos que, somados resultam no "atraso de vida".
Nele não encontrará o leitor nenhum ritual cabalístico ou fórmula misteriosa, de difícil enunciação, mas simplesmente os meios de despertar em seu íntimo as poderosas forças do Eu Superior ou seu Cristo Interno.
Fugindo ao processo adotado pela maioria dos tratadistas da matéria em questão, o autor procurou demonstrar como devemos aplicar a Fé em nossa vida prática, citando centenas de animadores exemplos, em que a alegria e o triunfo voltaram a brilhar na vida dos desesperados e necessitados.
"O vosso Eu Sou, ou Cristo Interno, é o vosso deus pessoal ou partícula divina em vós, a qual tem todas as qualidades de Deus e todos os poderes para realizar as vossas aspirações, desde que não sejam prejudiciais às dos outros."
Baseados neste princípio citado pelo autor, repetindo as afirmações especiais oferecidas para casos de urgência, sentimos tamanha convicção da existência do poder interno que possuímos, que dificilmente voltaremos a ser dominados pelos nossos piores inimigos: a angústia, o ódio, o ressentimento, o temos das dívidas e outras torturas que, em geral, acabrunham a maior parte da Humanidade.
Como os pensamentos negativos abatem o nosso sistema nervoso, prejudicando a nossa saúde física e moral, notarão os que seguirem os conselhos e os contagiantes exemplos apontados no livro que, ao cabo de pouco tempo, estarão com boa disposição mental e saúde normal.
"É vontade de Deus que prospereis e vivais na abundância de tudo o que é bom e desejável."
Ora, mantendo viva essa afirmação em nosso espírito, fortalecemos o nosso subconsciente e passamos a repelir a idéia de que viemos a este mundo para cumprirmos uma "provação" de miséria, fome, pobreza...
Deus nos vê como seres perfeitos,  criados à sua imagem e semelhança, possundo poder e domínio.
Essa é a perfeita idéia de nossa entidade, registrada na Mente Divina, à espera do nosso reconhecimento, pois só poderemos manifestar o que a nossa mente puder ver que somos e alcançarmos aquilo que ela nos vê alcançando.
Portanto, mediante a disciplina da imaginação e os esplendores da Fé Dinâmica, tão bem apresentada neste livro, terá o leitor a chave da sua alegria e seu triunfo!
Ilustrado com inúmeros exemplos de difíceis problemas, que encontraram rápida solução através da força interna que possuímos, o livro apresenta ao leitor muitos casos que lhe dizem respeito, como também aos seus familiares e amigos, apontando-lhes uma saída salvadora.
É o que a todos desejamos, para que doravante possam viver com alegria e triunfo." Editora Pensamento (capa)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

"O vosso Eu sou, ou Cristo Interno, é vosso deus pessoal ou a partícula divina em vós, a qual tem todas as qualidades de Seus e todos os poderes para realizar as vossas aspirações, desde que não sejam prejuciais às dos outros."

quarta-feira, 2 de junho de 2010

"As forças da Natureza trabalham, se organizam, se transformam, desde o início dos tempos. tudo é obra do Acaso ou, se quiserem, de Deus.
ao Homem resta a possibilidade de agir como elemento microscópico em relação à Natureza onde a interferência humana poderá se menor, mas a responsabilidade é maior."
                                                                                                               M.Stevens - Pérolas de Sabedoria no espírito de Fernão Capelo Gaivota