sexta-feira, 20 de abril de 2012

VOSSA FORÇAS MORAIS

Nada produz maior desperdício de energia do que o viver imoral, quer seja no físico quer no mental. Nada há que mais conduza à formação de uma personalidade forte e vigorosa do que a vida de uma existência virtuosa em todos os sentidos desse termo.

Para serdes virtuoso, não devereis pensar em relações sexuais senão nas ocasiões em que essas funções possam agir legitimamente. Dardes vosso pensamento a funções que não poderão agir no momento é dirigirdes vossas energias para canais em que não poderão ser empregadas, sendo assim desperdiçadas.

Não devereis formar um só pensamento que não seja a alma da virtude, pois, ao emitirdes pensamentos licenciosos, desperdiçareis tanta energia que, se fosse convenientemente dirigida, vos faria um gênio.

Pensardes no sexo será criardes certa quantidade de desejo sexual e esse desejo, ao despertar-se, precipitará vossas energias criadoras para os órgãos sexuais, desperdiçando-as, pois toda energia acumulada num órgão que não funcionar nesse momento, perder-se-á inteiramente. Portanto, torna-se evidente que a energia perdida por meio dos pensamentos licenciosos deverá ser realmente enorme.

Em vós existe uma tendência subconsciente a desprender diariamente certa quantidade de energia na função procriadora. Por causa dessa tendência, vossa energia estará constantemente fluindo para os órgãos de reprodução simplesmente para ser desperdiçada. Esse desperdício, em muitos casos, será tão grande que a metade da energia produzida em vosso organismo será perdida dessa forma.

Isso sendo um fato real, podereis afirmar seguramente que o mundo poderia ter centenas de vezes mais grandes mentalidades do que existem atualmente, se houvesse melhor compreensão e aplicação das virtudes morais, de que a principal é a prevenção das perdas de energia pela função sexual.

Três coisas são essenciais para o perfeito domínio dessa função: abster-vos, tanto em pensamento como em atos, das relações sexuais ilegítimas, não pensardes absolutamente nos sexos a não ser nas relações sexuais reais e legítimas e vencerdes a vossa tendência subconsciente a produzir um fluxo constante de energia criadora para os órgãos reprodutores.

Será fácil seguirdes o primeiro ponto, isso sendo demonstrado pelo fato de que quase todas as mulheres solteiras e muitas mulheres casadas obedecem a esse ponto essencial. O segundo ponto essencial poderá parecer-vos mais difícil, porém, ao vos convencerdes que todo pensamento de sexo vos causará uma perda de energia, logo despertareis bastante força de vontade para conservardes vossa mente absolutamente livre desse pensar. O terceiro ponto essencial só poderá ser obedecido pela transmutação da energia, que explicarei em outro capítulo.

As vossa tendências subconscientes só poderão ser mudadas ou invertidas pela ação subconsciente e a ação subconsciente necessária para este caso é a transmutação.

Essa tendência subconsciente que tende, é, até certo ponto, hereditária, porém, a força original dela é intensificada por todo pensamento desvirtuoso que produzirdes.

Sendo hereditária e profundamente enraigada na vossa vida subconsciente, serão necessários esforços persistentes para removê-la, porém, grande será vossa recompensa desse esforço. Normalmente, o resultado será o aumento de vossa capacidade física e mental em mais do dobro.

Para viverem uma existência de absoluta virtude, os solteiros nunca deveriam pensar em sexo, ao passo que os casados deveriam pensar nele apenas nas ocasiões convenientes para o exercício das funções.

Noutras ocasiões, devereis conservar vossas mentes na atitude pura de construção mental e física, sejam quais forem as circunstâncias, afastando todas as sugestões impuras com o pensamento da mais perfeita virtude.

Sentirdes a virtude e sentirdes realmente o seu viver interno é economizardes uma grande quantidade de poder, porque, por meio dessa consciência, será estabelecida uma tendência a conservardes no organismo as vossas energias criadoras.

Quando sentirdes a vida real da virtude, o simples pensamento da virtude aumentará o poder de vosso organismo, e esse pensamento neutralizará o efeito temporário de toda sugestão impura que possais encontrar no mundo exterior.

Nunca devereis pensar no sexo das pessoas, mas considerá-las como simples pessoas ou, antes, mentalidade de ilimitadas possibilidades. Nada tendes que ver, se elas se expressarem como personalidades masculinas ou femininas.

Vosso objetivo deverá ser relacionar-vos mentalmente com o lado superior de todas as personalidades e assim entrardes em mais profunda simpatia e maior compreensão com tudo o que tem qualidade e valor.

Ao dar-vos estas explicações, não tenho em mira dar-vos lições de moral, porém, apenas vos expor um conhecimento claro e científico das forças criadoras que possuís e do uso que podereis fazer delas para vosso bem-estar físico e progresso na vida.

Isso vos levará a outra fase das relações humanas – a associação de uma mente com outra – e a vossa compreensão conveniente desta fase é da máxima importância para conseguirdes vosso equilíbrio.

Ao vosso encontro com outras mentes, se realizarão certas atividades em vossas próprias mentalidades, e, como toda atividade emprega poder, será de suma importância saberdes quais as atividades mentais que dirigem os vossos poderes para os bons atos e quais as que fazem o contrário.

Só existem dois modos pelos quais as mentes poderão encontrar-se: o encontro em harmonia simpática e o encontro em fria resistência. Estas duas atitudes possuem muitos graus diferentes que são apenas modificações de uma ou de outra, não existindo estado mental de contato neutro.

Se resistirdes, perdereis energia, pois toda atitude de luta será desperdício de força. Até o que é denominado justa indignação destrói tanta força vital como uma raiva comum, a qual geralmente esgota o organismo de toda energia que tiver na ocasião. O mesmo se dará em vários graus, com todas as atitudes antagônicas, nas discussões e divergências.

Sejam quais forem as circunstâncias, será erro discutirdes com alguém. Nada podereis ganhar por discussões e argumentações em que as mentes se armam umas contra as outras e só vos farão perder muito tempo, pois essas atitudes dissiparão vossas forças em grau notável.

A atitude mais conveniente será vos conservardes perfeitamente em equilíbrio e em harmonia com todas as pessoas e todas as coisas. Relacionai-vos harmoniosamente com todas as circunstâncias e condições e permanecei em paz com todas as forças, elementos, pessoas e coisas.

Ao sentirdes em vós forças antagônicas, não permitais que sigam suas tendências. Não lhes resistais, porém levai-as delicadamente aos estados de harmonia. O que estiver fora de harmonia, estará em desequilíbrio, porém o que for levado mais profundamente para a verdadeira harmonia, produzira desenvolvimento do equilíbrio.

Quando estiverdes para irritar-vos, pensai em alguma coisa amada e conservareis vosso poder e domínio próprio.

Quando estiverdes a ponto de serdes arrastado pelo temor ou a ansiedade, tende fé. Se tiverdes fé, não podereis ter medo, porque a fé revelará o poder capaz de remover a causa do medo.

Quando as pessoas vos apresentarem seu lado inferior, fazei um esforço especial para verdes seu lado superior. Ele está presente e nunca deixareis de encontrá-lo.

Quando as coisa vos parecerem correr mal, entrai em harmonia mental com o ideal, que é sempre justo. Se estiverdes em harmonia com o que for justo, seguireis o caminho justo, e se o seguirdes, as coisas também o seguirão.

Se vos encontrardes em ocasiões muito adversas ou penosas, será porque vosso equilíbrio estará sendo experimentado e, se fordes vitorioso, vossa realização do equilíbrio ficará mais firmemente estabelecida do que anteriormente. Portanto, será vantagem enfrentardes a adversidade de um modo conveniente. Devereis considerar essas ocasiões como oportunidades e tê-las “por motivo de grande gozo”.

O modo conveniente para enfrentardes as dificuldades, tanto em relação às pessoas, como às coisas, será dardes, na ocasião, toda a vossa atenção aos pensamentos e sentimentos profundos. Enquanto vossa ação mental for profunda, conservareis vosso equilíbrio, porém, desde o momento em que passar para a superfície, perdereis o equilíbrio.

Esse estado de profunda consciência ou sentimento interno é um dos principais elementos do equilíbrio; por conseguinte, enquanto viverdes na alma de uma existência mais vasta e mais profunda, nada poderá desviar-vos do equilíbrio.

Essa atitude de pensar sereno e profundo será indispensável para permanecerdes em harmonia, ao entrardes em contato com outras mentes, porque as condições de vossa mente terão tendências a serem modificadas por aquilo que encontrardes nelas.

Entretanto, a princípio, serão somente os estados superficiais de vossa mente que poderão ser modificados por aquilo que vier de fora; portanto, enquanto permanecerdes na atitude de pensamento sereno e profundo, o vosso equilíbrio será conservado e nada poderá alterar vosso modo de pensar ou agir, sem dardes permissão consciente para isso. Nada poderá perturbar vosso equilíbrio em qualquer tempo.

Os métodos anteriores vos darão o segredo pelo qual evitareis o contato de fria resistência com as outras mentes e vos ensinarão o modo de poderdes estar em harmonia simpática com todas as outras mentes, sem que a vossa mente seja modificada, a não ser de conformidade com a vossa aceitação e desejo.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O PROBLEMA DE VOSSA RECOMPENSA

É fato que existe no mundo muita injustiça e também é verdade que muitos dentre os fortes se aproveitam das fraquezas da multidão; porém, existe um meio pacífico para obterdes o que vos pertence, o qual dependerá inteiramente de vós mesmo.

Não há remédio algum à vista que o mundo todo possa adotar, por meio do qual fique estabelecida a justiça pela lei, porém, podereis relacionar-vos de tal forma ao mundo que vossa recompensa corresponda exatamente ao vosso valor.

Para conseguirdes isso, não devereis dar ao vosso trabalho menos ou mais valor do que o real, nem devereis comparar vossos esforços legítimos com os daqueles que empregam meios contestáveis.

No domínio de vosso destino, devereis eliminar completamente toda espécie de métodos injustos, porque, na criação de vosso futuro, não deverá haver falhas, porque, se as houver, toda a estrutura terá de ser abandonada.

Não haverá sabedoria em estabelecerdes comparação entre vós e aquele que adquire a riqueza minando seu próprio bem-estar futuro. Não devereis preocupar-vos com o destino desse personagem e se o imitardes, só tereis prejuízos.

Não vos importará se estiverdes ou não ganhando tanto quanto esse indivíduo; a vossa questão deverá ser apenas se estais recebendo ou não pelo vosso valor atual. Se o não estiverdes, devereis encontrar a causa e o modo de removê-la.

Se estiverdes recebendo o que merecereis, aumentai vosso mérito e recebereis mais, porém, se não o estiverdes procurai a razão disso. Se a culpa estiver em vós, transformai-vos. Se a causa estiver em vosso trabalho atual, empregai-o como degrau para uma coisa melhor.

Provavelmente, a causa de serdes mal pago estará em vós mesmo e o remédio estará em vossa transformação. Podereis estar cometendo o erro de dar maior valor ao vosso trabalho e menos valor a vós mesmo.

Se não derdes o correto valor a vós mesmo, não podereis progredir na vida. Se viverdes uma existência comum e continuardes numa atitude mental ordinária, por mais que trabalhardes e melhor que executardes vosso trabalho, descereis. Existem diversas razões para isso.

O mundo não vos paga somente o produto visível de vosso cérebro e de vossa capacidade. Ele vos paga também por aquilo com que contribuís para a vida.

Se vossa vida pessoal for inferior, dareis à vossa vocação a estampa da inferioridade e onde quer que estiverdes colocado, vos acompanhará uma atmosfera comum, que é tão prejudicial ao progresso de qualquer empresa.

Se estiverdes numa atmosfera de valor, estará guardado para vós maior progresso, porque o mundo reconhece o valor e paga bem para obtê-lo.

Não é somente o vosso trabalho que vale, mas também a vida que o envolve. Não é somente a idéia que expressardes que levará à convicção, mas também as palavras pelas quais as apresentardes. Não é somente a vossa capacidade que chama a atenção do mundo, mas também o modo de apresentá-la.

Se apresentardes vossa capacidade numa atitude grosseira e comum ou vos apresentardes em uma atmosfera de inferioridade, estareis encobrindo a maior parte de vosso valor e capacidade, e apenas serei pago por aquilo que o mundo pode ver. Por mais hábil que seja vossa mentalidade e brilhante que seja vosso intelecto, seus raios não poderão ser vistos à primeira vista, através da densa atmosfera de negligência e grosseria pessoal, pois o mundo não possui vista penetrante.

Se não derdes valor a vós mesmo e não procurardes expressar o vosso valor em cada pensamento e ato, não podereis rodear-vos de uma atmosfera clara – uma atmosfera que revele o que há de melhor em vós.

Pela vossa própria presença, devereis provar que tendes capacidades superiores e não sois comum, inferior ou vulgar. O mundo exige provas, e seja qual for o vosso vestuário, qualquer pessoa poderá notar se sois um verdadeiro homem.

O mundo está constantemente procurando homens  competentes e quando provardes vossa competência, tereis mais oportunidades do que podereis desempenhar.

Se começardes a viver uma vida real tendo tão verdadeiro orgulho em vivê-la quanto o teríeis em construir uma boa máquina, produzireis uma revolução para melhor no mundo industrial e recebereis tudo o que souberdes que mereceis ou valeis. Para determinardes corretamente vosso valor, compenetrai-vos das ilimitadas possibilidades que se acham latente dentro de vós e vivei na realização das coisas maiores que sabeis que tendes o poder de fazer. Isso produzirá em vossa mente a consciência de superioridade por meio da qual se formarão impressões superiores em vossas mentes. Dessas impressões surgirão pensamentos superiores, que, por sua vez, desenvolverão em vós a superioridade, porquanto sois como pensais.

O permitirdes que vossa mente seja impressionada por tudo o que vosso ambiente possa sugerir é a razão principal para permanecerdes em condições inferiores e continuardes a parecer tão comum como vosso ambiente. Nesse caso, vossos pensamentos serão reflexos de vosso ambiente e sereis semelhantes ao vosso pensamento.

Portanto, devereis diferenciar-vos de vosso ambiente, aprendendo a arte de pensar original e adquirindo a atitude de supremacia própria.

O principal motivo é por trabalhardes apenas pelo ordenado que recebeis. Talvez recusais fazer mais do que é absolutamente necessário, para que outro não seja beneficiado. Essa atitude produzirá o estado, que reagirá sobre vossas condições financeiras.

Se tiverdes receio de fazerdes demais, geralmente fareis muito menos, ou, ao menos, produzireis essa impressão e vossa compensação será proporcionalmente diminuída.

Se fizerdes o melhor que puderdes, sem dardes atenção às condições de vosso ordenado, não só produzireis uma excelente impressão por toda parte, mas também fareis que os que tiverem autoridade sobre vós sintam que desejais fazer o sucesso da empresa.

Então, tereis melhor compensação, pois todos darão valor a homens dessa categoria. Sereis procurado por toda parte, não por fazerdes mais do que vos pagam, mas por serdes uma força viva para o progresso de tudo aquilo em que fordes chamado a agir.

O vosso espírito de sucesso alimentará o sucesso e, se tomardes um vivo interesse pela empresa para a qual trabalhardes, fazendo sempre mais do que for esperado por vós, quando a ocasião exigir, estarei criando o espírito de sucesso e logo compartilhareis do maior progresso que se seguirá. Se pertencerdes ao número dos mal compensados, provavelmente é porque vos submeteis às vossas condições atuais, permanecendo limitado não só por patrões sem escrúpulos, mas também pelo vosso próprio ambiente e pelas limitações mentais.

Existe grande número de pessoas fracas de que algumas das fortes tiram proveito e é em benefício daquelas que os reformadores exigem a mudança na ordem das coisas. Porém, não é essa mudança que o mundo necessita, é uma mudança mental, pois, produzida esta, todas as outras inevitavelmente se seguirão.

Se fordes mal compensado porque vos submetestes ao poder de pessoas sem escrúpulos, procurai deixar de viver na atitude de submissão mental, porém, não combatais os poderes aos quais estais submetido e não resistais à vossa atual condição. Na vossa vida exterior, continuai por algum tempo, porém, mudai completamente vossa vida interna.

Se resistirdes a alguma coisa, é porque a temeis e, se a temerdes, estareis continuamente ligado por ela. Aquilo que combaterdes será por vós atacado com a vossa parte inferior e assim entrareis em contato com a própria com a própria coisa que desejardes evitar.

Nunca vos libertareis do inferior, enquanto lhe resistirdes e tudo o que permanecer convosco se imprimirá em vossa mente. Portanto, se resistirdes ao inferior, produzireis a inferioridade em vós. Começai vossa emancipação afastando vossa atitude de submissão; deixai de crer que devereis permanecer na posição inferior em que vos encontrais. Mudai a vossa mente, reconhecei que sois inerentemente senhor de tudo em vosso domínio e resolvei exercer vossa supremacia.

Recusai ser impressionado pelo vosso ambiente e aprendei a imprimir em vossa mente apenas impressões superiores.

Criai de novo vossa mente de acordo com um elevado padrão de poder, capacidade e caráter, e assim reformareis tanto a vós mesmo como a vosso ambiente, porquanto, tornando-vos mais forte e mais competente, sereis chamado para melhor ambiente e maior compensação.

Se fordes mentalmente fraco, permanecereis num ambiente inferior, porque não tereis força para sair dele, e gastareis vossas forças para resistir à adversidade.

Por mais submerso que estiverdes, podereis despertas as vossas forças internas, exercer vossa própria supremacia sobre os vossos pensamentos, e, produzindo vossos próprios pensamentos superiores, podereis elevar-vos gradualmente acima dessas condições, não levando muito tempo para alcançardes tanto a vossa emancipação como a compensação de um lugar melhor na vida.

Este é o único método ordeiro de alcançardes a liberdade, a qual será permanente. É também o único método para chegardes a um maior ganho e a melhores condições.

Entretanto, não devereis concentrar demasiadamente a vossa atenção no simples proveito financeiro. O princípio do verdadeiro progresso é a abundância de tudo o que for necessário para produzir uma existência completa em todos os planos conscientes e o aumento perpétuo de todas essas coisas à proporção que a vida avançar.

Porém, sois vós mesmo que devereis criar essas coisas e vosso poder criador aumentará pelo desenvolvimento de vosso caráter, capacidade e domínio de vós mesmo.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

IMPORTÂNCIA DE VOSSO EQUILÍBRIO

Para obterdes resultados em vossa vida, seja o que for que desejardes alcançar, ser-vos-á necessário, em primeiro lugar, um aumento contínuo de vosso poder e força.

Para alcançardes muito, será necessário conseguirdes progressivamente cada vez mais, pois o vosso avanço é progressivo, e quanto mais vos elevardes, mais poder vos será necessário para o vosso progresso.

Possuís tanto o desejo como o privilégio de alcançar o mais possível, e certamente receberíeis com grande satisfação qualquer método por meio do qual pudésseis obter esse desenvolvimento contínuo,

A nova ciência da vida descobriu esse método, e o objeto destas lições é levar-vos a aplicar com proveito o método que poderá produzir avanço progressivo.

Esse método é o do equilíbrio de vossas capacidades. Não se trata aqui do sentido simples desse termo, mas sim de um sentido mais íntimo, mais profundo, no qual sentireis a serenidade de alma proveniente do poder ilimitado da grande fonte interna.

Em primeiro lugar, o caminho para vosso desenvolvimento perpétuo de poder, está na conservação e uso construtivo daquilo que já possuís e, em segundo lugar, no treino de vossa mente na penetração cada vez mais profunda da vastidão do poder de vosso subconsciente, concedendo, assim, ao vosso organismo uma capacidade crescente para gerar, apropriar-se e acumular mais.

Para realizardes isso, será absolutamente indispensável adquirirdes vosso equilíbrio em seu sentido real e profundo. Tendo alcançado vosso equilíbrio nessas condições, economizareis todas as energias geradas em vosso organismo.

Então, será prevenida e evitada toda perda de vossas forças e poderes, porque o estado de equilíbrio terá a faculdade de conservar em vosso organismo todo poder que possa conter.

Somente este aspecto de vosso equilíbrio já lhe dará um valor que não podereis medir. Podereis formar uma concepção do valor de vosso equilíbrio para conservar vossas energias, ao saberdes que as pessoas comuns perdem de três quartos a nove décimos do poder produzido em seu organismo. Os próprios gigantes mentais do munddo érdem de um a três quartos de suas energias, de modo que o que economizam é que faz a grandeza deles, e que não viriam a ser se economizassem tudo?

A vossa personalidade poderá ser muito bem denominada um dínamo vivo, pois a quantidade de energia produzida numa pessoa de proporções médias e geralmente sadia, é enorme. Podereis deduzir disso que a humanidade toda poderá esperar grandes coisas para quando tiver aprendido a arte de economizar e aplicar todo o poder que possuir em si mesma.

A importância deste assunto não se limita aos mundos da realização e aquisição. A arte de economizardes toda força produzida em vosso organismo tem excepcional valor em todas as formas de atividade tanto física como metafísicas.

A investigação fisiológica moderna demonstrou em conclusão que é praticamente impossível ficardes doente, enquanto vosso organismo estiver repleto de energia, e ficou também estabelecido que a maior parte dos males comuns à humanidade deverá ser atribuída à falta de força vital. Esta falta resulta do desperdício de forças e não da incapacidade do organismo para produzir o adequado suprimento de energia. Portanto, torna-se evidente que, se esse desperdício fosse impedido, a moléstia poderia ser totalmente prevenida.

Se fordes pessoa normal, serão produzidas em vosso organismo várias vezes mais energia do que necessitardes regularmente para executar vosso trabalho físico ou mental. Por conseguinte, tendes o poder de fazer tudo o que quiserdes, ficando ainda na posse do mais que suficiente para conservardes a vossa personalidade plenamente repleta. Estes fatos são as grandes realidades da vida atual.

Portanto, nada vos poderá ser mais importante do que a aquisição de vosso equilíbrio, porque ele evitará para vós todo desperdício e perda de energia.

Se vosso organismo estiver repleto de energia, haverá um aumento contínuo de vossa resistência física e capacidade mental, porque um pleno suprimento de poder desenvolverá tudo na esfera desse poder. Nessas condições, vossa mente e todas as suas faculdades e talentos, avançarão constantemente em objetivo, capacidade e eficiência, necessariamente se dando um êxito crescente em vossa vida.

A energia gerada e acumulada em vosso organismo pela economia resultante de vosso equilíbrio, vos impulsionará para a frente, levando-vos a realizações superiores, maiores aquisições e estados superiores de existência, mesmo que nada façais para promover vosso progresso.

Certamente tendes a compreensão do fato que, se estiverdes carregados de enormes energias e, na verdade, de hora em hora, sois carregado delas, porém, nas as conservais, nada poderá reter-vos em condições inferiores. Porém, sem terdes adquirido vosso equilíbrio, essas energias se dissiparão. O equilíbrio é vosso estado de existência consciente em que a paz e o poder se combinam perfeitamente. Nesse estado, vosso sentimento de poder será perfeitamente sereno e vosso sentimento de paz se tornará imensamente forte.

Quanto vos sentirdes absolutamente calmo e senhor de vós mesmo, ao mesmo tempo sentindo um poder capaz de mover montanhas, estareis em perfeito equilíbrio.

O simples fato de estardes calmo não é suficiente para impedir a perda de vossas forças, pois a força que estiver inativa se perderá, ao passo que a força que estiver num alto estado de calma será conservada.

Se fordes tranquilo, não sereis mais forte do que se fôsseis agitado ou esforçado, porque, naquele caso, vos faltaria atividade, e, neste, seríeis deficiente na calma e domínio próprio, pois o equilíbrio requer as duas coisas.

Ainda mais, o fato de que a paz ou calma profunda e o poder existam em diferentes partes de vosso organismo, ao mesmo tempo, não prova que adquiristes o equilíbrio ou estais economizando a força.

Estareis num estado real de equilíbrio somente quando todo o vosso organismo sentir que a paz e o poder se combinaram tão perfeitamente que se fizeram unos e inseparáveis.

Sentirdes a paz e o poder se combinarem dentro de vós nessa íntima e profunda unidade, é compenetrar-vos da existência de vosso poder interno – o poder que agirá tão silenciosamente que só poderá ser conhecido pelos seus resultados finais, porém, será tão extraordinariamente forte que não haverá resultados que não possa produzir.

Se pretenderdes viver uma existência serena, sem dardes atenção atenção à lei do equilíbrio, podereis adquirir tanta calma em vossa mente que um grande número de vossas faculdades ficará adormecido e a maior parte da força produzida em vosso organismo se perderá, porque não será levada a agir nesse estado calmo que procurareis estabelecer.

Para a conservação de vossa força e a aquisição de vosso equilíbrio, as energias de vosso organismo deverão agir numa atividade calma. Todo ato que não for calmo, desperdiçará vossa energias e todo estado calmo que não estiver em atividade será um estado adormecido.

Portanto, torna-se evidente que quase todos os vossos atos mentais e físicos são desperdiçadores. Até os atos importantes de vossa mente, designados por ambição, entusiasmo e determinação, desperdiçam vossas forças em grau notável.

A verdadeira ambição deverá ser perfeitamente calma e excepcionalmente forte. Quando a ação de vossa ambição não for calma, simplesmente despertará valiosas forças mentais e as desperdiçará.

O mesmo acontecerá com uma determinação repentina e forçada em fazerdes alguma coisa notável, na qual serão despertadas poderosas energias para serem desperdiçadas.Porém, se vosso poder de determinação for exatamente tão calmo e profundo quanto forte, invariavelmente fareis o que determinastes fazer.

O impulso comum de entusiasmo que sentis é outro meio de despertar vossas energias adormecidas e desperdiçá-las; porém, se o vosso entusiasmo natural adquirisse o equilíbrio e aprendêsseis a aplicar vossos poderes construtivamente, vos tornaríeis um gênio.

O impulso comum do entusiasmo que sentis é outro meio de despertar vossas energias adormecidas e desperdiçá-las; porém, se o vosso entusiasmo natural adquirisse o equilíbrio e aprendêsseis a aplicar vossos poderes construtivamente, vos tornaríeis um gênio.

As diversas espécies de sensações e atos nervosos, que muitas vezes esgotam as vossas energias, são consequências da falta de vosso equilíbrio, constituindo-se canais por meio dos quais perdeis grande quantidade de energia. Porém, adquirindo vosso equilíbrio, toda forma de nervosismo desaparecerá completamente. A raiva, o medo, o desânimo o emocionalismo, as paixões desgovernadas, os sentimentos excitados e, enfim, todo estado mental em que os atos não contêm o elemento de calma e domínio próprio, são outras tantas formas de desperdício de vossas forças.

O desejo de realizardes atualmente coisas de que não podereis tomar posse no presente será uma direção má aplicada às vossas forças, constituindo um desperdício de grande quantidade de energia. Ao desejardes alguma coisa, certa quantidade de força se precipitará ao órgão de vosso corpo ou à faculdade de vossa mente, a qual deveria naturalmente ser satisfeita, se esse desejo se realizasse. Porém, se esse desejo não se realizar, toda essa energia será perdida, porque nada haverá nesse órgão ou nessa faculdade sobre o que agir.

Se a energia que possuirdes for enviada a qualquer parte de vosso organismo, sem receber alguma coisa para fazer, se dissipará e perderá, a não ser que seja transmitida para outro lugar e entre em atividade. Portanto, se não souberdes operar a transmutação ou transmissão da energia para outras atividades, perdereis toda a força que for colocada em ação pelos desejos que não possam ser satisfeitos no momento.

Contudo, não desejardes agora o que não podereis realizar neste momento, não deverá ser confundido com o vosso desejo ou aspiração de promover melhora. Neste último caso, estareis trabalhando diariamente para alcançar certo grau superior, ao passo que, no primeiro, estareis dirigindo a energia para canais em que nenhuma atividade construtiva poderá dar-se na ocasião.

O caminho norma para vosso desejo é desejardes no momento tudo o que sabeis que podereis gozar no presente e a melhora constante que sabeis que vos dará tudo o que puderdes desejar gozar.

Essa ação de vosso desejo dará às energias de vosso organismo alguma coisa para a qual trabalharem, quando estiverem em atividade. Dessa forma, as energias que recebem alguma coisa definida na qual trabalharem, não só serão conservadas, mas também se acumularão mais.

Podereis ver, pelas considerações precedentes, o alto valor e a utilidade prática que terá para vós a aquisição de vosso equilíbrio.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

Cultivo da Atitude Calma

A conservação de uma atitude calma dependerá da ação de vossa mente sobre os seus principais estados, esse estado sendo um dos mais importantes que devereis adquirir.

Quando vossa mente viver, pensar e agir num estado em que nada do exterior possa perturbá-la, conseguireis o fundamento íntimo de vosso verdadeiro equilíbrio e exercereis um domínio perfeito sobre todas as forças de vosso organismo.

Então, nada mais poderá produzir agitação em vosso corpo, nem ansiedade em vossa mente e podereis passar por todas as espécies de experiências, sem vos afastardes um só momento do positivo e profundo estado de serenidade de alma em que podereis dizer: – “Nada dessas coisas me move”.

Podereis adquirir esse estado superior, porém, não será necessários para isso qualquer endurecimento de vossa sensibilidade. Pelo contrário, quanto mais perfeitamente governardes as forças da vida, mais fina e ativa será a vossa sensibilidade. Nesse estado calmo e de perfeito domínio, percebereis tudo,  porém, nada vos perturbará, pois a harmonia de vossa vida será tão forte e tão profunda que a discórdia não poderá afetá-la. Não mais sereis movido pelas coisas e tereis o poder de movê-las conforme desejardes.

Para cultivardes a atitude calma, colocai-vos, uma ou duas vezes por dia, durante uns vinte minutos, num estado absolutamente calmo. Não vos bastará estardes quietos; procurai sentir a vida íntima e o poder invencível do estado calmo. Não procureis apenas o lugar em que possais ter calma, porém, procurai, no vosso íntimo, o lugar em que vos sintais, ao mesmo tempo, forte e calmo.

Enquanto executardes este exercício, formai na vossa mente a mais perfeita concepção que puderdes da atitude calma e senti mentalmente que estais nessa atitude. Depois de alguns dias deste exercício, começareis a ter consciência do estado de serenidade e sentireis uma paz interna, que será altamente confortadora e, ao mesmo tempo, perfeitamente viva. Isso designará que estareis formando dentro de vós um estado que será tão forte e positivo quanto sereno.

O valor da imagem mental em relação a este ponto, será muito grande, da mesma forma que em tudo o que desejardes realizar. Podereis não ter pensado nisso, porém, todas as coisas de valor que o homem fez, começaram numa pintura mental. As mentes despertadas da atualidade reconheceram este fato e, por tal motivo, a pintura mental está desenvolvendo-se numa grande arte. Podereis concluir positivamente que aqueles que negligenciarem a aplicação dessa arte, ficarão retardados.

Para entrardes no estado calmo, relaxai, de um modo completo, vosso corpo e vossa mente, dirigi vossa atenção para as profundezas de vossa entidade íntima, sabendo que elas são calmas – absolutamente calmas – exatamente como as profundezas do mar.

Depois de terdes aplicado alguns momentos ao profundo silêncio íntimo, abri completamente a vossa mente ao pensamento silencioso que naturalmente se seguirá e compenetrai-vos de que esse pensamento animará todo átomo de vosso ser com o forte, positivo e silencioso estado que começastes a estabelecer plenamente.

Entretanto, se vos esforçardes muito para produzir esse estado, não conseguireis desenvolvê-lo. Ele não vos virá pelos esforços que fizerdes para obter a calma, mas sim por serdes calmo. Sereis calmo  quando puderdes viver constantemente em contato com as grandes profundezas de vossa própria entidade, as quais sabeis que sempre são calmas.

Devereis lembrar-vos que a vossa maior capacidade mental provirá da mais potente e silenciosa força vital e que esta se expressará apenas quando viverdes em perfeito contato com os poderes ilimitados de vosso íntimo silencioso.

Deverá ser eliminada completamente de vossa mentalidade a crença de que devereis fazer grandes esforços para fazerdes grandes coisas. A verdade é inteiramente o contrário: combinardes vossa atitude calma com uma atitude fortemente positiva. Se viverdes constantemente num estado sereno, fareis assim melhor trabalho, vivereis muito mais e gozareis a vida em grau maior.

A razão disso está no fato de que a mente serena não só economizará suas forças no trabalho atual e construtivo, mas também estará em contato com as profundezas da vida real e é desta que provirão o valor, o poder e a felicidade reais.

Vinte minutos de exercícios, feitos uma ou duas vezes por dia, para o fim de ficardes absolutamente calmo, se forem convenientemente realizados, estabelecerão em vós, em poucas semanas, a atitude calma, e se prosseguirdes fielmente nesta prática, serdes sereno se tornará uma segunda natureza vossa.

Outra prática de valor excepcional é concentrar-vos tranquilamente no centro de vosso cérebro, todas as noites, ao deitar-vos. Este exercício deverá durar alguns minutos e consistirá principalmente em atrairdes para ele as forças mais finas de vossa mente.

Este método ajudará notavelmente o desenvolvimento de vosso equilíbrio e será também um remédio para todas as formas de nervosidade, curando completamente a insônia. Será um auxílio presente para vencerdes toda espécie de perturbações físicas ou mentais e poderá afastar quase instantaneamente toda espécie de dor ou moléstia na cabeça.

É fato conhecido que a nervosidade, tanto branda como extrema, é produzida por vibrações discordantes nas forças nervosas.  Como todas essas forças nervosas provém do centro cerebral, suas vibrações poderão ser modificadas, se agirdes sobre o centro nervoso de acordo com as vossas necessidades.

Ao ser produzido no vosso centro cerebral um estado mental de paz e harmonia perfeitas, as vibrações de vossas forças nervosas se tornarão pacíficas e harmoniosas. Essas forças, ao passarem por um lugar que seja absolutamente calmo, perderão sua discordância e levarão o repouso, a harmonia e a paz a todos os nervos de vosso organismo. Para economizardes o poder gerado pelo vosso organismo, devereis afastar todas as formas de nervosidade, porque toda ação nervosa é uma fenda através da qual vossa energia vital escapará, porém, o método que acabo de apresentar-vos fechará todas as fendas e eliminará completamente a vossa nervosidade.

Podereis localizar vosso centro cerebral num ponto médio entra as aberturas dos ouvidos, isto é, na região em que o cordão espinhal se une com o cérebro. A força nervosa passa do cérebro para o cordão espinhal e deste para todas as partes do corpo.

A natureza das vibrações de vossa força nervosa é determinada pelas condições de vosso centro cerebral, porque este centro é o centro de expressão para essa força, e as condições do centro cerebral são estabelecidas pela ação combinada de todas as condições de vossa mente e de vosso corpo. Por conseguinte, mudando as condições de vosso centro cerebral, mudareis as vibrações de todas as forças que passam por ele, dirigindo-se às diversas partes de vosso corpo.

Ao agirdes com a vossa mente sobre o vosso centro cerebral e produzirdes uma harmonia perfeita nesse ponto, fareis que as vibrações de todas as forças nervosas, ao passarem pelo centro cerebral, se tornem harmoniosas e, assim como forem no centro cerebral, também serão em todo o vosso organismo.

Por esse motivo, desde o momento em que um estado de calma profunda se forma no vosso centro cerebral, uma paz e harmonia perfeitas reinarão em todos os átomos de vosso corpo. Portanto, quando souberes o modo de estabelecer o equilíbrio no vosso centro cerebral, podereis remover instantaneamente toda discórdia, perturbação, excitamento e nervosidade de vosso organismo. Produzi a paz em vosso centro cerebral e toda a vossa personalidade ficará em paz nesse mesmo momento.

Ao vos concentrardes sobre vosso centro nervoso cerebral, o objetivo que devereis ter será imprimir de tal forma a atitude de calma que a clama absoluta seja realizada na própria profundeza da vossa atividade mental. Por outras palavras, toda a região de vosso centro cerebral e ao redor dela deverá ficar calma ate no próprio centro da vida mental. Realizareis isso, concentrando-vos com sentimento profundo e tendo constantemente no vosso pensamento os mais íntimos elementos da vida.

Durante este exercício, será absolutamente necessário atrairdes branda e firmemente todas as forças mais finas de vossa mente para o centro cerebral, porque será a ação tranquila dessas forças que produzirá a quietação do vosso próprio centro de vida mental e será quando a harmonia minar a discórdia que esta deixará de existir.

Se não conseguirdes atrair as mais finas forças mentais para o vosso centro cerebral, ao executar esse exercício, a causa disso estará na falta de sentimento ou em que vossos sentimentos não sejam suficientemente profundos para tocar nos elementos das coisas. Contudo, podereis realizar esse sentimento profundo, se pensardes sobre as forças mais finas que penetram a substância das coisas e entrando calmamente na própria alma desse pensamento.

Se pensardes convenientemente nessas forças mais finas, vossa consciência entrará em contato com elas, e quando vossa consciência entrar em contato com qualquer força, esta se expressará e seguirá o mais forte desejo de vosso coração, na ocasião.

Para aplicardes este método com resultados imediatos, devereis combinar vossa concentração com a respiração física. Ao inalardes o ar nos pulmões, fazei um esforço mental para atrairdes as mais finas forças de vossa mente para o centro nervoso, e, ao exalardes o ar dos pulmões, relaxai vossa mente e vosso corpo, e fazei que essas forças mais finas desçam através dele.

A respiração física deverá ser calma e branda, ao mesmo tempo que plena, profunda e de natureza abdominal. Ao inalardes, primeiramente dilatai a parte inferior do peito (inclusive o ventre); em seguida, enchei de ar, gradualmente, as partes superiores até que todo o peito esteja repleto. Ao exalardes, esvaziai primeiramente a parte inferior, contraindo a parte inferior do peito.

Toda atividade desta respiração deverá ser plena e branda, evitando todo esforço excessivo da mente e dos músculos. Enchei plenamente os pulmões, porém, não os façais dilatar. aplicai as forças de vossa mente até o último limite, porém, não procureis fazer mais, embora possais aumentá-la gradualmente.

Executada desta forma, a combinação da respiração de oxigênio com que podereis denominar respiração mental de energias mentais, se tornará um exercício valor não poderá ser igualado pelo de qualquer outro exercício atualmente conhecido.

Por conseguinte, se quiserdes alcançar um perfeito equilíbrio e maior poder, deveis aprender perfeitamente este método e executá-lo fielmente. Podereis executá-lo a qualquer hora, porém a melhor ocasião é à noite, ao deitar-vos, pois, então, se seguirá invariavelmente o sono mais restaurador e refrigerante.

Ao vos sentirdes a ponto de ficardes nervoso, agitado, excitado ou perturbado, executai este exercício, pois assim essas condições serão afastadas e conservareis vossa energia e domínio próprio.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

segunda-feira, 16 de abril de 2012

SOIS SENHOR DE VÓS MESMO

Serdes senhor de vós mesmo é terdes completo domínio consciente de todos os atos de vossa personalidade. Nessa posição, podereis impedir todo movimento mental ou muscular desnecessário ou prejudicial e criar todo movimento construtivo que desejardes.

Para alcançardes esse domínio, devereis dar ao vosso Eu Real e Interno o vosso primeiro pensamento, o vosso pensamento principal, o vosso mais profundo pensamento e a alma de todo o vosso pensamento.

Estabelecereis o centro de vossa ação consciente na vida maior e interna, obtendo assim o poder de fazerdes justiça a cada fase da vida.

Ao vosso ser externo, devereis apenas dar uma atenção secundária, embora isso não designe que tereis de negligenciar de qualquer forma a vida objetiva ou física.

Invariavelmente expressareis aquilo de vos tornardes consciente; portanto, quando viverdes conscientemente na vida maior íntima, naturalmente expressareis uma medida maior da vida e vosso ser exterior será melhor suprido e cuidado do que se viverdes superficialmente.

Ao viverdes na vida maior e interna, a vossa entidade se tornará perfeitamente constituída e senhora de si mesma, porque estareis na consciência de vosso Eu Real e Senhor de todas as vossas forças. Ele manterá o equilíbrio de vossas forças, impedindo todo movimento desnecessário de vossa mente e de vosso corpo, evitando assim o desperdício de energia.

Se tiverdes o hábito de desassossego, nervosidade e desgoverno de vossos atos, isso indicará que vossa mente estará vivendo habitualmente na superfície, não tendo contato com a maior e superior vida interna.

Quando fordes senhor de vós mesmo, fareis somente o que quiserdes fazer e querereis fazer o que poderá aumentar a alegria, o valor, o poder e a grandeza da vida. Então, todos os vossos atos serão governados e dirigidos para promover o grande propósito em vista. Contudo, ao procurardes suspender vossos atos superficiais desnecessários, podereis ir ao outro extremo e vos tornar demasiadamente tranquilo.

Não devereis concluir que a existência pacífica seja a única vida verdadeira, apesar da descoberta de que só podereis atingir a consciência superior na calma perfeita, que, embora seja uma das coisas essenciais para a aquisição de estados mentais maiores e superiores, não é a única coisa essencial.

Tornar-vos simplesmente calma pela vossa crença de que a sabedoria e o poder vos virão do silêncio, não poderá produzir a realização de vosso desejo, porque dessa forma descuidareis de um dos maiores princípios envolvidos na realização de vossos desejos, o qual é o seguinte: nada podereis realizar sem o emprego consciente do poder.

Para adquirirdes mais poder, devereis aplicar construtivamente o poder que já possuís; porém, ele não agirá construtivamente, a não ser que a paz e a calma que tiverdes sejam vivificadas pela posso presente do poder.

Simplesmente pela calma, não podereis impedir o usual desperdício de energia e somente adquirindo vosso equilíbrio, alcançareis este resultado, o qual provirá de combinardes todos os vossos poderes com a mais perfeita paz que puderdes realizar nas profundezas da vida interna e maior.

A consciência da paz e a consciência do poder são duas fases distintas de consciência. Elas poderão existir em vossa mente ao mesmo tempo e será somente quando forem combinadas que estareis em vosso equilíbrio e tereis a mais profunda paz unida ao maior poder que podereis conseguir.

Na tranquilidade, tereis a consciência da paz; no esforço, tereis a consciência do poder; porém, em nenhuma delas somente, tereis o equilíbrio e, se não tiverdes as duas, perdereis parte de vossas forças. Pela atitude esforçada, perdereis vossas forças, na mesma forma que pela tranquilidade negativa.

Se vossa mente for negativa, não podereis conservar a energia, porém, se ela for positiva, naturalmente a conservareis, desde que a vossa atitude positiva seja profundamente serena, ao mesmo tempo que imensamente forte.

Quando a consciência da paz e a consciência do poder estiverem perfeitamente unidas em vós, tereis um novo estado de consciência, que será a base de vosso equilíbrio. Essa consciência deverá ser o assunto de vosso futuro desenvolvimento, tornando-se um dos principais fatores da manifestação de vossa grandeza real.

Ao começardes a mudar o centro de vossa consciência do plano da superfície agitada para o da ação serena e interna, vivendo no eu maior e interior, começareis a combinar esses dois estados de consciência e a aumentar o vosso equilíbrio.

Aprendereis mais a arte de viver no vosso eu maior e mais profundo, cultivando a profunda satisfação da alma e a atitude de contentamento ininterrupto.

Isso poderá parecer-vos difícil, quando tudo na nossa vida seguir um caminho que não desejardes, porém, devereis lembrar-vos que a felicidade não provém das coisas ou das circunstâncias. A felicidade não provém de terdes muito, mas sim de serdes muito, pois, sendo muito, evidentemente possuireis muito.

Sentirdes a vida íntima de contentamento real e satisfação da alma é colocardes vosso organismo na posição em que tenderá a reter seu próprio poder, ajudando-vos diretamente em dar o maior exigido para fazerdes que tudo em vossa vida se torne o caminho que desejardes ter.

Se cultivardes uma satisfação profunda e da alma, vossa consciência do equilíbrio aumentará e vossa mente terá uma idéia mais clara do que realmente é e podereis senti-lo.

Quanto mais perfeita for a vossa consciência do equilíbrio, mas rapidamente podereis trabalhar e mais perfeita será a qualidade de vosso produto. Desde que tenhais sete ou oito horas de sono, ao trabalhardes em equilíbrio, nunca ficareis cansado. Se conservardes sempre vosso pensamento em equilíbrio, sentireis sempre que vosso pensamento será calmo e forte.

Pensardes em equilíbrio é uma arte de grande valor, que vos ajudará notavelmente no desenvolvimento de vossa capacidade, talento e gênio, dilatando e aprofundando a vida de todo vosso pensamento, até vossa capacidade mental tornar-se praticamente ilimitada.

Para cultivardes essa arte, daí sentimento a todo pensamento vosso e, gradualmente, todo o processo de vosso pensamento entrará na própria vida do equilíbrio.

Poderdes falar em público em estado de equilíbrio é uma aquisição de maior valor que podereis conseguir. O orador público que puder falar em estado de equilíbrio, penetrará na própria alma de seu auditório, penetrará na própria alma de seu auditório e cada uma de suas palavras expressará convicção.

Notareis que as palavras que expressardes no estado de equilíbrio serão as que produzirão efeitos reais sobre o público. Essas palavras transbordarão poder – poder que penetrará na própria profundeza das coisas e fará o que desejardes que faça.

Ao falardes em público, cada palavra vossa deverá provir das grandes profundezas de vossa existência interior, e levar consigo a qualidade superior e o poder ilimitado do mundo maior interno.

Toda palavra vossa deverá dar expressão à suprema plenitude da vida interior, não à vacuidade da vida superficial; deverá ser a voz do grande eu interno e não do eu exterior.

Outra aquisição de valor excepcional é poderdes ler em equilíbrio. Escolhei o melhor assunto para promover o vosso progresso e maior bem-estar, lendo muito calma e lentamente, a princípio.

Compenetrai-vos de que não é a quantidade de palavras que lerdes que terá valor, mas sim a qualidade e quantidade de conhecimento que adquirirdes do que lerdes. Procurai expressar o sentimento que adquirirdes do que lerdes. Procurai expressar o sentimento de equilíbrio em cada palavra que mentalmente proferirdes e esforçai-vos em discernir a significação íntima de toda afirmação que passar pelos vossos olhos.

Isso desenvolverá tanto a profundeza como a calma de vossos sentimentos e, ao sentirdes ao mesmo tempo calma e profundamente, estareis a caminho do equilíbrio. Assim, ao começardes a ler, logo entrareis naturalmente em equilíbrio e podereis aumentar gradualmente vossa rapidez, conservando no mais perfeito grau o vosso equilíbrio.

A prática de lerdes em equilíbrio tanto economizará vossas energias como desenvolverá a clareza e profundeza de vosso pensamento, permitindo vossa mente alcançar uma compreensão melhor e maior do assunto em questão. Ela produzirá também o pensar calmo e deliberado, que, por sua vez, vos levará a uma visão penetrante e juízo superior.

Outra prática cujo valor vos será incalculável é entrardes no sono em equilíbrio. Para alcançardes o repouso que desejardes obter pelo sono, vossa mente deverá estar em equilíbrio ao passar do estado consciente para o subconsciente.

Para entrardes no sono em equilíbrio, relaxai vossa mente e vosso corpo, compenetrai-vos da plenitude da silenciosa vida íntima, passai para a paz, a calma e a satisfação e senti que estais progredindo cada vez mais no reino belo e íntimo “em que habita a alma serena”.

Não vos esforceis, porém, para aquietar-vos; simplesmente entregai-vos à calma e à quietação vivas e, dentro de poucos momentos, estareis nos braços ternos de um sono agradável. Tereis, então, entrado no admirável reino interno e, enquanto o vosso corpo estiver dormindo, VÓS mesmo realizareis muita coisa.

Quanto mais perfeito for o vosso equilíbrio, ao entrardes no sono, mais força ganhareis nele e mais perfeitamente vosso subconsciente corresponderá a qualquer impressão ou desejo que possais ter na ocasião.

Para desenvolverdes os notáveis talentos e poderes que a nova psicologia descobriu na grande fonte interna de vossa mente, é indispensável adquirirdes vosso equilíbrio pelo domínio de vós mesmo, no qual o vosso EU REAL será o Senhor, pois só dessa forma o vosso desenvolvimento interno poderá ser executado perfeita e cientificamente.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

domingo, 15 de abril de 2012

Acorde Para Vencer

O pensamento positivo logo de manhã é um estimulo que pode mudar o seu humor, fortalecendo sua autoconfiança.

Com este pensamento positivo, você reunirá forças para vencer os obstáculos.

Não deixe portanto que nada afete seu espírito. Envolva- se pela música, ouça, cante e comece a sorrir mais cedo.

Ao invés de reclamar quando o relógio despertar, agradeça pela oportunidade de acordar mais um dia.

O bom humor é contagiante espalhe-o.

Fale de coisas boas! Evite lamentar-se.

Ajude as outras pessoas a perceberem o que há de bom dentro delas.

Não viva emoções mornas ou vazias. Cultive seu interior. Extraia o máximo de pequenas coisas.

Seja transparente e deixe que as pessoas saibam que você as estima e precisa delas.

Repense seus valores e se dê a chance de crescer e ser mais feliz.

Tudo que merecer ser feito, merece ser bem feito.

Torne suas obrigações atraentes, tenha garra e determinação.

Mude, opine, ame o que faz.

Não trabalhe só por dinheiro e sim pela satisfação da missão cumprida. Lembre -se de que nem todos têm a mesma oportunidade.

Pense no melhor, trabalhe pelo melhor e espere o melhor. Transforme seus movimentos em oportunidades.

Veja o lado positivo das coisas e assim tornará seu otimismo uma realidade.

Não inveje. Admire!!! Sinta entusiasmo com o sucesso alheio como se fosse o seu.

Idealize um modelo de competência e faça sua auto-avaliação para saber o que lhe está faltando para chegar lá.

Ocupe seu tempo crescendo, desenvolvendo suas habilidades e seu talento. Só assim não terá tempo de criticar os outros.

Não acumule fracassos e sim experiências. Tire proveito dos seus problemas e não se deixe abater por eles.

Tenha fé e energia, acredite!!! Você pode tudo o que quiser.

Perdoe!! Seja grande para os aborrecimentos, pobre para a raiva e forte para vencer o medo.

Não viva só para o trabalho. O trabalho é uma das contribuições que damos à vida mas não se deve jogar nele todas as nossas expectativas de realizações.

Finalmente, ria das coisas à sua volta, de seus problemas, de seus erros, ria da vida.

E ame, antes de tudo, a você mesmo!

Sorria!!! Pois começamos a ser felizes quando somos capazes de rir de nós mesmos!!!