quarta-feira, 13 de junho de 2012

ONDE NÃO HÁ VISÃO, O POVO PERECE

visão do futuroSem dúvida alguma, ao expressar esta verdade, Salomão se referia à visão espiritual. Sem a visão espiritual, isto é, o poder de visualizar o Espírito em vós mesmo e em toda a criação, ficareis na estagnação e morrereis, sem fazerdes progresso algum nesta vida. Permanecereis neste plano físico e voltareis a ele novamente de tempos a tempos, até terdes alcançado essa visão espiritual que vos relacionará com a região espiritual. Todo o ensino de Jesus foi baseado na visão espiritual. Todos os seus ensinos a respeito do homem foi baseado no homem espiritual ou íntimo que desejava fazer-vos. Levando-vos a verdes essa visão, ele se tornou o reconciliador, fazendo-vos realizar vossa unidade ou reconciliação com Deus.

Se aplicardes vosso tempo em reler os Evangelhos com essa idéia em vossa mente, vereis que a nota principal de sua mensagem aos homens e levá-los a verem a Deus e Sua Vontade agindo em toda a humanidade. Ensinou essas verdades tão claramente que o maior mistério está na atitude da igreja em interpretar erroneamente a mensagem dele durante todos esses anos. Quando disse: “Vós sois o Templo do Deus Vivo” e o “Reino dos Cés (onde os homens sempre acreditaram que Deus habita) está dentro de vós”, designou positiva e claramente que Deus reside em vós, e as igrejas, nos dois mil anos passados, simplesmente ignoraram esse fato. A igreja não obteve a visão espiritual e onde ela faltou na igreja ou no povo as pessoas pereceram.

Ao obterdes essa visão espiritual, podereis fazer tudo neste plano. Tereis perfeita saúde, vida e abundância, e a alegria de criar e abençoar será vossa. Podereis conceber que um Ser que tenha todo conhecimento e toda sabedoria, todo poder, toda energia criadora, toda vida, toda abundância e todo amor seja infeliz? Então, o caminho e todo amor seja infeliz? Então, o caminho para alcançardes a felicidade, o alvo final de todas as realizações humanas, seja qual for o modo pelo qual procurais atingi-lo, é alcançardes essa visão espiritual. Como podereis alcançá-la? Certamente não de modo imediato, na maioria dos casos, conquanto alguns compreenderam esta idéia de um modo tão notável que realizaram milagres.

As duas idéias de que devereis compenetrar-vos são as que o Cristo ensinou claramente. Disse ele: “Vós sois o Templo do Deus Vivo e o Espírito do Onipotente reside em vós”. Meditai diariamente nessas palavras, entrai no silêncio com elas durante alguns minutos pela manhã, por mais ocupado que estejais. O aumento de força, coragem e compreensão que alcançareis vos permitirão recuperar qualquer tempo perdido. Começai, então, vosso trabalho diário agindo com o pensamento que Deus está dentro de vós, e sejam quais forem as pessoas ou as condições que encontrardes ou sejam quais forem os obstáculos que impedirem vosso caminho, tudo se desfará diante de vós, se vos conservardes firme no pensamento que Deus em vós é invencível. Deus em vós é amor, Deus em vós é sabedoria e poder. Deus em vós não poderá ser ofendido, prejudicado ou perturbado. Se todas as vezes que uma situação difícil se apresentar, parardes e vos compenetrardes por um segundo apenas que Deus está dentro de vós e no obstáculo aparente de vosso caminho, e, se deixardes Deus em vós, e não vosso eu pessoal, cuidar da dificuldade, mantendo-vos parado e pensando como Deus em vós agira para obter os melhores resultados, logo vereis que todo obstáculo se dissolverá diante de vós. Porém, não podeis fazer isso num minuto. Devereis levar sempre Deus convosco na vossa consciência e apelar para Ele nos momentos de necessidade. Se praticardes isto durante alguns meses, começareis a obter essa visão espiritual de Deus dentro de vós fixa e indelevelmente, a qual se tornará parte de vós e sentireis que estareis conscientemente caminhando com Deus.

Cristo disse ainda: “O Reino dos Céus está dentro de vós”, e para alcançardes a visão espiritual, devereis compenetrar-vos de que agora estais no Céu. O Céu é apenas um estado mental. Não é cercado por quatro paredes, só é cercado pela vossa consciência limitada do que significam a paz, a alegria, a harmonia e a ordem divina. Se estenderdes os limites de vossa mente para incluir nela a Deus e o Reino do Céu, podereis viver agora mesmo no reino do amor e do poder, onde tudo é amor mútuo, onde o progresso é eterno, onde cada qual emprega seu tempo em expandir essa consciência de Deus para tornar-se a maior benção para os outros. O Reino do Céu é o lugar em que todos realizam que o único caminho de progresso é pelo Amor e o Serviço no departamento particular em que se acham colocados.

Existem muitos céus e muitos infernos. Estou apenas definindo o que o Céu é para mim no meu atual estado de consciência, porém até este pode parecer bom para os que lutam aqui neste plano dos sentidos. O Céu poderá designar para vós alguma coisa diferente, porém, seja o que for que designe, será melhor do que aquilo que tendes agora e valerá visualizá-lo em vós e no mundo em geral, pois, se começardes a compenetrar-vos de que estais vivendo agora nesse lugar e estado de consciência, começareis a atrair para vós essas condições.

À proporção que expandirdes em vossa consciência, a vossa idéia do Céu e de Deus mudará, pois a vossa mente está mudando continuamente sobre essas coisas. Lançando um olhar para algumas centenas de anos passados, vereis que admirável mudança se deu nas mentes dos homens a respeito da concepção de Deus e Seu Reino, e isso é apenas o começo de uma nova revelação para a alma em expansão.

Que é Deus em vós? Procurai pensar n´Aquele que criou o universo admiravelmente belo, as maravilhas da natureza, os pássaros, as flores e, em seguida, criou o homem para gozar e ter domínio sobre essas coisas. Certamente, pensou que poderíeis obter a visão celeste ao colocar-vos aqui neste maravilhoso mundo, porém, os homens viram tudo imaginável em si mesmos e na criação ao redor de si, exceto Deus, Seu amor e abundância. Não estando satisfeitos com isso, foram tão longe que criaram um diabo para atormentá-los e governá-los, em lugar de um Pai amoroso, que deseja todas as boas coisas para Seus filhos. Deram ascendência a esse diabo, e o medo dele trouxe misérias inenarráveis para a mente do mundo.

Certamente precisais a visão espiritual que é a fé e a crença no espírito divino do amor agindo em vós e toda a criação. Procurai, pois, diariamente, ao menos por um pouco de tempo, realizar o que Deus pretende em vós e compenetrar-vos que, com a vontade e o poder criador de Deus agindo por vosso intermédio, podereis realizar todas as coisas, destruir todas as barreiras e toda oposição. Deus em vós é a ressureição e a vida em toda manifestação mental, física e espiritual. Deus em vós é amor e o “Perfeito Amor afasta o Medo”.

Deus em vós é Onipresente, Onisciente e Onipotente. Deus em vós é todo Conhecimento, Sabedoria, Intuição e Inspiração. Ele é energia criadora. Deus em vós é Visão Espiritual, vendo as coisas sempre mais belas e perfeitas do que parecem aos sentidos materiais. Deus em vós é tudo o que podereis conceber, pensar, sonhar e, com essa idéia, expandindo em vós diariamente, operareis milagres.

Esta é a mensagem que Jesus Cristo trouxe à terra e essa Visão Espiritual merece que tanto o indivíduo como a nação se esforcem para ela. Com ela, podereis fazer tudo. Sem ela estagnareis e perecereis.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

domingo, 3 de junho de 2012

QUEM É RESPONSÁVEL?

Julgo que o estado mental mais baixo e mais pernicioso é o da lamentação. O Professor Elmer Gates diz que as emanações dos estados emotivos produzidos pela condenação de si mesmo são as mais venenosas. Efetivamente, elas são muito más. Entretanto, muitas vezes as vítimas saem desse estado de condenação e remorso. Porém, quando as pessoas caem no estado mental em que se simpatizam consigo mesmo por serem maltratada, não penseis que alguém tivesse tido isso. Aqueles que dizem: “Ninguém sofreu como eu; ninguém foi tão perseguido pelo destino”, para essas pessoas pouca esperança existe, pois esse pensamento constante as enfraquecerá por todos os modos e disso resultará a loucura ou o suicídio. O remorso encontra a consolação em ser a causa. Porém, esses estados de lamentação procuram a causa no exterior. Quando se localizam no íntimo, há esperança de melhora. Porém, se forem colocados no exterior, não haverá esperanças, enquanto não se der, por algum processo mental, alguma mudança pela qual a pessoa se considere responsável. “Meu irmão é meu guarda. É obrigação dele ver que eu esteja agradavelmente colocado. Ver que tenha trabalho. Ver que tenha saúde.” Este mundo humano maquinal e automático é aquele em que vivem os que desceram tanto que se consideram bonecos do destino e empregam seu tempo em lastimar-se e mimar-se.

Só existe uma cura para eles: – desperta-lhes um sentimento de responsabilidade pessoal. Essa tarefa se torna mais difícil porque encontram constante os que simpatizam com eles e assim aumentam o mal pela condenação do destino pelas condições.

Esse estado mental foi cultivado na humanidade pelo lar, a escola, a educação eclesiástica e social. É a fonte das práticas do médico, do advogado, do sacerdote, dos reformadores sociais, políticos e econômicos. Poucos são os que o não aceitam, com exceção dos metafísicos do Pensamento Novo, que consideram o indivíduo responsável pela sua vida. O fatalismo, sob qualquer forma, é o íntimo físico das massas. “Deus governa!” Sim, porém, no pensamento comum, Ele é um poder exterior e o homem é seu vassalo, uma causa externa.

Quando o pensar de Jesus, ao dizer: “O reino de Deus está dentro de vós”, for realizado, essa condição de mentalidade negativa passará. Nesta consideração, não há educação mais necessária do que aquela que coloca todos os poderes no indivíduo e ensina-lhe o domínio próprio. Todo poder está dentro. Por esse motivo, o indivíduo deverá considerar-se responsável e deverá compenetrar-se que é apenas a sua ignorância de si mesmo COMO PODER que é a causa de todas as condições infelizes. Compreendido isso, dar-se-á uma completa revolução no caráter, e toda experiência será recebida como educação, isto é, como meio de dar expressão ao poder e à sabedoria que se acham dentro. Em lugar de temerdes novas experiências, não só as recebereis bem, mas também as procurareis a fim de aumentar vosso domínio sobre a expressão de vossa vida.

Tereis alegria em serdes senhor, onde fostes escravo. Encontrareis alguma coisa divina no pensar da divindade. Diz um poema anônimo:

É tão grande e tão terrível,

Tão espantoso e tão ousado,

Ser rei em todo conflito

Em que me submeti como escravo.

É tão glorioso ter consciência

De um grande poder interno,

Mais forte do que todas as forças reunidas

Se um pecado carregado e dominado.

Por esse motivo, toda palavra de esperança, toda expressão otimista é tão útil para as pessoas que se acham em estados negativos quanto uma gota de água é para o solo crestado. Elas poderão não querer recebê-las, porém, como é a Verdade, apenas bastará afirmardes e curareis. “Que a luz brilhe”, é o mandamento. A luz encontrará as radículas da vida e também encontrará seu caminho na mais negra mentalidade. Parece-nos que Jesus resumiu todo o dever do homem para seu próximo quando deu esse conselho. Tereis de compenetrar-vos de que a luz espiritual que vos caracteriza como indivíduos é a Verdade, e somente podeis expressar a Verdade em Afirmação. Não pedis autoridade alguma para a Verdade, porque ela é sua própria autoridade. Ela não admite argumentos. Não é expressa pelo raciocínio. “Conhecemos a Verdade ao vê-la  como vemos a luz!” – diz Emerson. Nada mais temos a fazer do que afirmar. Quando os outros verem que a nossa afirmação é Verdade, viverão como vivemos. Porém, vejam-na ou não, na Verdade, devemos falar e agir para que a Verdade seja mais abundante. Assim ajudareis a criar uma atmosfera de pensamento novo e vos tornareis uma Luz do mundo.

EU POSSO! é a afirmação que poderá elevar a todos acima dos estados de negação aos de poder.

EU SOU e EU POSSO! Que? Tudo o que quiser fazer.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Ed. Pensamento

A PERDA DE ENERGIA

Certamente não tereis dificuldade em compreender que perdeis muita energia nos comuns processos esforçados que aplicais ao trabalho, porém, julgo que vos parecerá difícil acreditar que perdeis quase tanta energia no vosso modo comum de descansar.

Entretanto, isso é um fato. A causa de assim suceder está no fato de que nenhuma parte de vosso organismo poderá descansar, agindo conscientemente sobre vós mesmo para aquietar-vos. Por conseguinte, em lugar de retirardes a vossa ação consciente, continuais a aplicá-la e, portanto, deixais de obter a atitude de descanso.

Antes de qualquer parte de vosso organismo poder descansar, será preciso haver completa inatividade nela, porém, enquanto vossa consciência agir sobre ela, será impossível a inatividade completa, pois vossa consciência continuará a agir em qualquer parte de que fordes consciente. Por esse motivo, enquanto tentardes ficar quietos, nunca podereis aquietar-vos.

A arte de descansar uma parte de vosso organismo, consiste em retirardes a ação consciente dela, quando desejardes fazê-lo, e quando desejardes um descanso geral, em tornar-vos totalmente inconsciente de qualquer plano de ação. Embora isso vos pareça difícil, é a própria simplicidade.

O verdadeiro descanso não é produzido pela tentativa de nada fazer, mas sim pela aplicação em fazer coisa diferente. Nada fazerdes é impossível; portanto, procurardes nada fazer é resistirdes à natureza e resistirdes a alguma coisa é perderdes poder.

O vosso Eu consciente nunca deixa de agir e sempre age sobre alguma coisa. No estado de vigília, essa ação é dirigida para a personalidade, ao passo que, no sono, ela é dirigida para o subconsciente. Não podereis paralisar a ação em si mesma e, se quiserdes que cesse numa parte, devereis dirigi-la para outra parte.

Para dardes descanso a um grupo de músculos, devereis exercer outro grupo. Para dardes descanso a uma parte determinada de vossa mente, devereis pensar em alguma coisa que atraia a vossa atenção para outra parte dela.

Quando toda a vossa mente ou cérebro necessitar de descanso, devereis fazer algum exercício que não necessite de pensamento direto. Esse exercício fará vosso cérebro descansar, ao passo que simplesmente vos sentardes e pensardes no quanto estais cansado, não vos dará descanso algum.

Quando tiverdes de dar descanso a todo o vosso corpo, lede um livro interessante ou pensai em alguma coisa que afaste de um modo completo vossa mente da existência física. Se, por exemplo, entrardes na elevação, beleza e vida silenciosa do puro pensamento espiritual, restabelecereis mais rapidamente a vossa mente e vosso corpo do que por meio de outro método que possais empregar.

Quando quiserdes descansar qualquer faculdade ou função, não procureis forçar vossa consciência a retirar-se dela. Dirigi a vossa atenção para outra parte ou função, com interesse, e cossa consciência a acompanhará, toda atividade sendo completamente afastada da parte que deverá descansar.

Para descansardes toda a vossa personalidade exterior, ides dormir, porém, não o façais de forma comum. Entrardes convenientemente no sono é uma arte nobre, que vos será do máximo proveito, quando a tiverdes aprendido.

Ao entrardes no sono, penetrais na mente subconsciente e executais, nesse estado, uma forma de atividade que é absolutamente necessária. Ao entrardes no sono, tudo o que recebestes durante o estado de vigília será levado para o subconsciente, e, enquanto dormirdes, essas coisas se tornarão partes de vós mesmo.

É durante o sono que formais vosso caráter, capacidade, desejos, motivos, estados de consciência e novas tendências, empregando sempre para isso o material que reunistes durante o estado de vigília imediatamente precedente.

Durante o estado de vigília, reunis materiais, e, durante o sono, tomais esses materiais e vos reconstruís. Por conseguinte, é de suma importância que reunais o melhor material possível e efetueis a reconstrução do vosso subconsciente nas melhores condições possíveis.

Entretanto, toda reconstrução exigirá energia e, para fornecimento dessa construção particular, toda energia produzida em vosso organismo durante o sono, deverá fluir para o subconsciente. Se entrardes no sono em estado de equilíbrio e com propósito definido em vista, isso se efetuará.

Esse propósito deverá ser formado pela concepção clara daquilo que desejardes alcançar ou desenvolver e, nessa ocasião, vossa mente deverá estar repleta de um desejo vigoroso, porém brando, de produzir desenvolvimento durante o sono.

Por meio deste método, obtereis um descanso perfeito para vossa mente e vosso corpo, e será dirigida para bom uso uma boa quantidade de energia que, de outra forma, se perderia, sendo também mais perfeitamente produzido o desenvolvimento subconsciente.

Pelo exposto, torna-se evidente que a arte de descansar se realiza dando ao Eu consciente alguma coisa definida para para fazer em outra parte do organismo, enquanto as parte que estiveram em atividade descansam.

Devereis lembrar-vos, em relação a isso, que, se o vosso Eu consciente nada tiver a fazer, todo excesso de energia gerado em vosso organismo na ocasião, se perderá. Portanto, nos momentos em que não estiverdes empenhado em regular trabalho construtivo, devereis dirigir vossa atenção para as faculdades e talentos latentes que desejardes desenvolver, pois, tempo gasto é energia gasta e ambos exprimem insucesso.

A crença de que, ao estardes geralmente inativo, estareis descansando e recuperando, não é verdadeira, primeiramente, porque não é possível a inatividade geral, e em segundo luar, porque, ao tentardes suspender todos os atos, permitireis que vossas forças se escapem, como sempre acontece quando não recebem alguma coisa definida a fazer. A energia está sendo gerada constantemente em vosso organismo e, se não for dirigida e, se não for dirigida a um trabalho definido e construtivo, se espalhará e dissipará.

Portanto, ao terminardes uma linha de ação construtiva, devereis tomar outra. Devereis dedicar todo momento a alguma coisa definida e útil, quer no plano físico, quer no metafísico, quer no espiritual. Será do mais algo valor dedicardes diariamente certas horas regulares a esses três planos, alternadamente.

Essa prática, não só vos dará descanso regular em cada plano, mas também, a todo momento de vossa existência, empregará construtivamente toda a energia de vosso organismo.

O resultado será o vosso mais alto desenvolvimento em conjunto, que é o único alvo perfeito que tendes em vista.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Ed.Pensamento