terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O PODER DA PALAVRA

Pelas tuas palavras, serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado.
Mateus, 12:37

Se conhecêsseis o poder de vossas palavras, teríeis grande cuidado nas vossas conversas. Bastar-vos-á observardes a reação de vossas palavras para verificardes que elas “não vos voltam vazias”. Por meio das palavras que pronunciais, estais estabelecendo continuamente leis para vós mesmos.

Conheci um homem que dizia continuamente: “Sempre perco o trem. Ele parte invariavelmente no momento em que chego à estação”.

Tinha ele uma filha que costumava dizer: “Sempre alcanço o trem. Ele chega sempre no momento em que também chego”.

Cada um deles tinha estabelecido uma lei para si mesmo – uma lei de insucesso e outra de êxito.

É de fatos semelhantes que vem a força das superstições. A ferradura ou o pé de coelho não têm poder algum; porém, se afirmardes e acreditardes que esses objetos atraem uma “posição feliz”, isso criará em vossa mente subconsciente a expectativa do bem, a qual produzirá o resultado.

Entretanto, tenho notado que, depois que o indivíduo progrediu espiritualmente e adquiriu o conhecimento de uma lei superior, isso “não dá mais certo”. Com efeito, atingido certo ponto, vossa alma não pode mais voltar atrás e não encontra mais apoio nas “imagens gravadas”.

Um professor de esoterismo refere o seguinte caso:

“Dois homens que frequentavam a minha escola tiveram grande êxito nos negócios, durante vários meses; porém, repentinamente, sofreram uma queda. Procuramos analisar a situação e descobri que, em lugar de fazerem suas afirmações e esperarem de Deus o êxito e a prosperidade, tinham comprado ‘macaquinhos da sorte’. Expliquei-lhes então: ‘Compreendo o que sucedeu: confiastes no macaquinho da sorte e não em Deus. Jogai fora esses macaquinhos e apelai para a lei do perdão, pois tendes o poder de perdoar ou neutralizar os vossos erros’.

“Resolveram desfazer-se dos macaquinhos e, desde então, tudo retomou o caminho do progresso. Isso não quer dizer que seja necessário vos despojardes de todos os ‘objetos de sorte’, ferraduras e talismãs, mas sim reconhecerdes que esses objetos representam o único Poder, que é Deus, e servem somente para dar-vos um  sentimento de expectativa”.

O mesmo esoterista refere que se encontrava, um dia, ao lado de uma senhora, cuja situação parecia desesperadora. ao atravessarem uma rua, ela encontrou uma ferradura e encheu-se de alegria e esperança dizendo que Seus lhe havia enviado aquele objeto para conservar-lhe a coragem. Com efeito, naquele momento, era a única coisa que lhe podia gravar na consciência uma boa impressão. Assim a sua esperança tornou-se fé, e ela, finalmente, conseguiu um admirável resultado.

Notai a diferença de atitude mental. Os dois homens apenas confiaram nos macaquinhos, ao passo que a senhora tomou o aparecimento da ferradura como um sinal de que Deus a protegia.

Às vezes, tereis grande dificuldade em vencerdes a tendência a atribuir a certas coisas o poder de prejudicar-vos. Parecer-vos-á que certas circunstâncias ou certos indivíduos invariavelmente vos trarão desilusões em vossos planos. Entretanto, isso é uma impressão de vosso subconsciente, e para fazer-lhe perder tal impressão é preciso fazerdes amiúde a afirmação seguinte: “Não existem dois poderes; só há um Poder: Deus. Portanto, não existem desilusões, e o que apareceu denota boa surpresa”.

Notareis imediatamente uma mudança, e as surpresas felizes começaram a apresentar-se.

Uma senhora que tinha grande medo das escadas disse que nada podia fazê-la descer uma escada. Disseram-lhe: “Se tiverdes medo, estareis cultivando a crença de dois poderes, o bom e o mau, e não de um só. Como Deus é absoluto, não pode haver poder contrário, a não ser que estabeleçais pessoalmente uma lei no mal. Para mostrardes que credes somente num poder – Deus – e que não há poder ou realidade no mal, descei a primeira escada que encontrardes”.

Logo depois, ela se dirigiu a um banco. Queria abrir uma caixa no depósito subterrâneo e, para chegar a ele, era preciso descer uma escada. Tentou fazê-lo; o medo foi mais forte e fê-la voltar para trás. Entretanto, ao chegar à rua, lembrou-se das palavras que ouvira, e decidiu voltar e descer a escada, enfrentando o falso leão que se achava em seu caminho. Esse foi um momento decisivo em sua vida, pois o medo das escadas a conservara durante muitos anos em limitação. Desceu ao subterrâneo e a escada deixou de existir ali para perturbá-la!

Isso acontece muitas vezes com os indivíduos. Por isso, se quiserdes executar uma coisa que receais fazer, procurai vencer esse temor. Esse modo de agir é uma aplicação da lei da não-resistência.

Se enfrentardes sem temor uma situação, desaparecerá a dificuldade que representa.

Por conseguinte, as forças invisíveis agem sempre a favor daquele que está contínua e corajosamente avançando para a frente, embora ele não o saiba. Em virtude das forças vibratórias das forças vibratórias das suas palavras, quando o indivíduo fala alguma coisa, começa a atraí-la para si… As pessoas que falam continuamente de moléstias invariavelmente as atraem.

Quando tiverdes alcançado o conhecimento da verdade, nunca mais deixareis de ter muito cuidado com as vossas palavras.

Uma antiga sentença diz que o homem só devia falar para três objetivos: curar, abençoar e prosperar.  Com efeito, o que falardes dos outros também falarão de vós, e o que desejardes para os outros também se apresentará em vossa existência. Se desejardes má sorte para alguém, incontestavelmente a atraireis para vós. Se desejardes ajudar alguém a triunfar, estareis desejando e facilitando o vosso próprio triunfo.

Podeis renovar e transformar o vosso corpo por meio da palavra proferida e da visão clara da forma que desejais possuir, expulsando de vossa consciência a moléstia.

O metafísico sabe que todas as moléstias têm seus correspondentes mentais e que, para curar o corpo, é preciso, primeiramente, curar a alma.

A alma é vossa mente subconsciente, que precisa ser “alva” dos pensamentos errôneos.

Lemos no Salmo 3: “Restaura a minha alma”. Com efeito, vossa mente subconsciente ou alma precisa ser restaurada na ideias retas, e na união da alma com o espírito ou a mente subconsciente constitui o que se chama o “casamento místico”. Isso é coisa que deveis realizar um dia.

Quando o vosso subconsciente ficar repleto das ideias perfeitas de vosso superconsciente, em vós Deus e o homem serão um só.

Como disse Jesus: “Eu e o Pai somos um”, e o mesmo podereis dizer então. Sereis um só com o reino das ideias perfeitas; serei o homem feito à imagem (imaginação) e semelhança de Deus, e recebereis poder e domínio sobre todas as coisas criadas: vossa mente, vosso corpo e vossos negócios.

Toda moléstia ou infelicidade provém da violação da lei do amor. Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outros”, e no jogo da vida, o amor e a bondade ganham todas as vazas.

Como ilustração, citarei o  seguinte caso relatado por uma professora de ocultismo:

“Conheço uma senhora que, por muitos anos, teve a aparência de uma terrível moléstia da pele. Os médicos haviam dito que era incurável, e ela se achava em grande desespero. Vivia do palco e receava ter de abandonar sua profissão, pois não tinha outro meio de subsistência. Entretanto, ainda conseguira um bom contrato e, na noite de estreia, produziu grande impressão. Teve a alegria de ouvir palavras elogiosas dos críticos. No dia seguinte, recebeu um aviso de ter sido dispensada, pois um homem que fazia parte do elenco ficara enciumado com seu triunfo e a fizera despedi-la. Sentiu que o ódio e o ressentimento se apoderavam de seu ser, porém, sendo espiritualista, exclamou: ‘Meu Deus, não permitais que eu odeie esse homem’. Durante aquela noite toda, lutou silenciosamente para vencer seus sentimentos maus. Disse-me, ao relatar o caso: ‘Em pouco tempo senti um profundo silêncio. Pareceu-me estar em paz comigo mesma, com aquele homem e com todo o mundo. Procedi da mesma forma durante as duas noites seguintes e, na terceira, notei que estava completamente curada da moléstia da pele!’ Pedindo amor e bondade, ela cumprira a lei (pois o amor é o cumprimento da lei), e a moléstia que proviera do ressentimento subconsciente desaparecera completamente”.

Uma crítica contínua produz reumatismo, pois os pensamentos desarmoniosos e divergentes causam depósitos de sedimentos no sangue, os quais se reúnem nas juntas.

Falsos desenvolvimentos, tumores cancerosos e inflamações são causados por ciúme, ódio, medo, recusa de perdoar, etc.

Toda moléstia resulta da falta de sossego mental. Não há necessidade de perguntar ao doente: “Que é que sente?” Pode-se perguntar logo: “Com quem se indispôs?”. O ressentimento ou a falta de perdão mental endurece as artérias ou o fígado e enfraquece a vista. O seu séquito de males é interminável.

Ao traçar estas linhas, estou terminando a cura de uma senhora, professora que, em consequência de divergência com superiores e do ressentimento que guardava, fora atacada de uma moléstia da pele que lhe causava horrível coceira e para a qual a medicina não encontrava alívio. Na ocasião em que iniciei o tratamento espiritual, ela sofria ainda um grande enfraquecimento da vista, cólicas do fígado e perturbações do coração, conforme diagnóstico médico. Iniciei o tratamento pela psicanálise, descobrindo as causas morais da moléstia, concluindo-o com a cura espiritual, que transformou o seu ressentimento em amor e simpatia.

Um escritor esotérico relata o seguinte fato:

“Certa vez fui chamado por uma senhora que me disse ter ficado doente porque comera uma ostra deteriorada. Respondi-lhe: ‘Não é assim, a ostra era inofensiva; fostes vós que a deteriorastes. De quem estais ressentida?’ Respondeu-me: ‘De umas dezenove pessoas’. Ela havia questionado com dezenove pessoas e se tornara tão desarmoniosa que atraíra a ostra estragada”.

Toda desarmonia exterior indica a existência de desarmonia mental. “Como por dentro, assim também por fora”.

Os vossos únicos inimigos estão dentro de vós mesmos. “E os inimigos do homem serão os que são de sua própria casa”. O vosso egoísmo pessoal será um dos últimos inimigos que haveis de vencer, à proporção que fordes despertando aos sentimentos de verdadeiro amor.

A missão de Jesus Cristo foi trazer a “paz na terra aos homens de boa vontade”.

Se tiverdes uma inteligência esclarecida pela luz da verdade, procurareis aperfeiçoar-vos, trabalhando para melhorar vosso caráter e manifestar a melhor vontade para o vosso próximo.

Se dirigirdes pensamentos de amor e desejos de felicidade para alguém que vos queira mal, este perderá todo o poder de prejudicar-vos, como podeis comprovar em vossa vida diária.

A esse propósito, um mentalista americano relata o seguinte caso:

“Um homem se dirigiu a mim pedindo para tratá-lo a fim de que pudesse triunfar nos negócios. Era vendedor de máquinas. Na localidade em que estava fazendo propaganda, havia aparecido um concorrente, trazendo uma máquina que dizia ser superior à do meu consulente, e ele fiou com receio de ser vencido. Respondi-lhe: ‘Antes de tudo, deveis arrancar de vossa mente toda ideia de medo, reconhecendo que Deus protege vossos interesses e que dessa situação deve surgir a ideia divina a vosso respeito’.

“Portanto, no dia da demonstração pública, ele se dirigiu ao lugar da reunião, sem temor, sem resistência e abençoando o seu concorrente.

“Terminada a prova, veio dizer-me que o resultado fora muito notável, pois vendera a sua, sem a menor dificuldade”.

Existe um conhecimento do poder da linguagem falada e, se quiserdes realmente produzir o vosso bem-estar e progresso, deveis adquirir esse conhecimento e estabelecer as vossas conversas de acordo com ele.

Cada palavra que expressais exerce uma ação na vossa vida pessoal, a qual será a vosso favor ou contra vós, conforme a ideia expressa pela palavra. Pelas vossas palavras, podeis colocar-vos em embaraços, pobreza ou moléstias, ou em harmonia, saúde e prosperidade. Com efeito, cada palavra que emitirdes é uma expressão, a qual produz uma tendência particular em determinada parte de vossa entidade. Essa tendência pode manifestar-se em vossa mente, no vosso corpo, na vida química deste último, no plano dos desejos, no caráter, em qualquer de vossas faculdades, vindo, em seguida, a produzir seus efeitos materiais.

O vosso modo de falar determina em grande parte o ambiente que tereis, as coisas que realizareis e como enfrentareis as condições que tereis de passar. Quando vossas palavras expressarem ideias e tendências para a moléstia e insucesso, entrareis no caminho que conduz a essas condições, e se essas tendências forem fortes, todas as energias de vosso organismo tomarão essa direção, fazendo esforço para arrastar-vos a esses males ou tomando tais condições como modelo.

Pelo contrário, quando vossas palavras expressarem tendências para a saúde, a alegria, o êxito e o poder, começareis a vos mover nessa direção e a criar essas coisas até certo ponto.

Cada palavra que falais possui uma força interna e secreta, de natureza boa ou má, a qual determina se a expressão deve ser benéfica ou prejudicial. Essa força de vossas palavras pode favorecer vosso progresso ou atrasá-lo, principalmente quando as expressardes com profunda emoção.

Por isso, quando vos achardes perturbados por qualquer aflição, deveis expressar palavras de calma e êxito para vencerdes as forças perturbadoras. Deveis esperar e falar sempre dias melhores, pois assim as vossas forças internas tomarão uma direção superior e construtiva, cujos resultados não se farão esperar.

As vossas palavras expressas com sentimento de coragem, energia, saúde e triunfo vos levarão aos resultados almejados, ao passo que, se as expressardes com sentimento de dúvida, insucesso, desânimo e medo, esses sentimentos vos atrairão as coisas más e desagradáveis.

Se o tom de vossas palavras for alegre, bondoso e agradável, se os motivos que vos levaram a proferi-las forem nobres e puros, se a ideia que lhes deu origem for elevada e verdadeira, elas serão construtivas.

Quanto mais falardes sobre uma coisa, mais influência ela adquirirá em vossa vida e, por isso, quanto menos falardes nas coisas desagradáveis, mais depressa passarão.

Quando Jesus disse: “Pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas pelas tuas palavras serás condenado”, ele se referia ao grande poder que as palavras têm para estabelecer no éter uma corrente vibratória capaz de produzir os mais extraordinários efeitos materiais.

Pelas vossas palavras podeis criar um ambiente atrativo e novas oportunidades para vosso progresso, desde que elas sejam carregadas de energia e confiança em vossas qualidades reais.

As vossas palavras são a expressão de vossos pensamentos subconscientes e, quando falais, estais manifestando sem saber o que se passa em vosso íntimo. Como disse Salomão: “Como o homem pensa em seu coração, assim é ele”.

Por esse motivo, para alterardes vossa atitude mental e vossos sentimentos internos, transformando-os em pensamentos otimistas, alegres e elevados, convém falardes no mesmo tom e proferirdes somente palavras animadoras e construtivas.

Quanto mais falardes do bem, quanto mais expressardes vossa confiança na vitória e na prosperidade, mais oportunidades de progresso se vos apresentarão, em virtude da lei da atração mútua dos semelhantes.

Deveis aplicar o mais conscientemente possível, nas conversas diárias, a lei das palavras construtivas, pois aquilo que dizeis aos outros exerce uma considerável influência sobre vossa corrente mental, a qual se concretiza sobre o que pensarão de vós, e reage sobre vossa mente.

O vosso desenvolvimento segue invariavelmente a direção de vossa corrente mental, a qual se concretiza pelas vossas palavras.

A vossa palavra é a vossa varinha de condão, com a qual ordenais à substância universal que tome as formas que quereis dar-lhe.

Tendes o poder de mudar uma condição infeliz, vibrando sobre ela a varinha de vossa palavra.

Então, no lugar da tristeza, virá a alegria; no lugar da moléstia, a saúde; no lugar da miséria, a abundância.

A vossa faculdade imaginativa é a faculdade criadora e é de grande importância escolherdes palavras que dêem um clarão da realização do pedido.

Não deveis fazer uma visualização ou afirmação forçada do que quereis, mas  sim, pedir a Deus que vos ilumine com a mente com a ideia do que desejais. 

Disse Jesus Cristo: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos livrará”.

Ele queria dizer que conhecereis a Verdade de toda situação que tiverdes de enfrentar.

Não há verdade na necessidade e na limitação. Vibrareis sobre ela a varinha mágica de vossa palavra, e o deserto se regozijará e florescerá como a rosa.

O medo, a dúvida, a ansiedade e o ressentimento abatem as células do corpo, abalam o sistema nervoso e produzem as moléstias e os desastres.

A felicidade e o bem-estar devem ser alcançados pela conquista da natureza emotiva.

A força move, porém, não é movida.

Quando permanecerdes calmos e serenos, dispuserdes de bom apetite e vos sentirdes alegres e felizes, embora as aparências sejam contra vós, então tereis alcançado o poder de “dominar os ventos e as águas” e governar as vossas condições.

A vossa palavra é a vossa varinha mágica com a qual transmutareis em êxito o insucesso aparente. Tereis a certeza absoluta de que o vosso suprimento é ilimitado e imediato e todas as coisas que vos forem necessárias se manifestarão instantaneamente no exterior.

Por exemplo, durante uma viagem por mar, uma senhora despertou pela manhã, ao ruído dos aparelhos para desfazer a cerração. O mar estava coberto de uma densa cerração que parecia não querer se dissolver. Imediatamente, a senhora proferiu estas palavras: “Não há cerração na Mente Divina; portanto, que esta cerração desapareça. Agradeço a Deus pela chegada do Sol!”

Alguns minutos depois, apareceu um esplêndido Sol, pois é fato que o ser humano tem domínio sobre os “elementos e todas as coisas criadas”.

Tendes o poder de dissolver a cerração que cobre a vossa vida, seja ela falta de bens, de saúde, de amor ou de felicidade, pelo emprego de vossa palavra proferida e manifestando os sentimentos de amor e harmonia.

O Amor, que é a mais perfeita expressão de Deus, é o maior dissolvente das sombrias nuvens de vosso destino, e é por meio dele que podereis exercer domínio sobre toda a natureza.

Conhecedor profundo da psicologia humana, o Divino Mestre Jesus Cristo disse: “Porém eu vos digo: amai vossos inimigos, abençoai os que vos perseguem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai por aqueles que vos tratam mal e vos insultam”.

Os bons pensamentos produzem uma grande aura de proteção para quem os emite, e “nenhuma arma que seja dirigida contra ele prosperará”. Por outras palavras: o amor e a bondade destroem os inimigos que estão dentro do indivíduo, e assim deixam de existir também os inimigos externos!


Que vossas palavras, caríssimos irmão, sejam sempre a mais perfeita expressão dos sentimentos de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça para com toda a humanidade.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A LEI DA PROSPERIDADE

Então, o Onipotente será a tua defesa e terás abundância de prata.
Jó, 22:25

Uma das maiores mensagens que as Escrituras apresentaram à humanidade é a de que Deus é o suprimento do homem e que este, pela sua palavra proferida, faz passar da substância para a forma tudo o que lhe pertence por direito divino, isto é, como filho e herdeiro de Deus.
Todavia, para isso é preciso que tenha uma fé perfeita na sua palavra falada.
Expressou Isaías: “A minha palavra não me voltará vazia, mas efetuará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei”.
Deveis saber que as vossas palavras e pensamentos são tremendas forças vibratórias, que estão continuamente amoldando o vosso corpo e os vossos negócios.
Afirma uma instrutora mentalista:
“Uma senhora, achando-se muito aflita, procurou-me e disse-me que, no dia 15 daquele mês, seria obrigada a pagar três mil dólares. Não sabia como obter o dinheiro e se encontrava em situação desesperadora.
“Respondi-lhe que Deus era o suprimento dela e que há um suprimento para todo pedido.
Proferi, pois, a minha palavra!  Agradeci a Deus pelos três mil dólares que a senhora receberia no tempo oportuno e de um modo justo. Disse-lhe que devia ter uma fé perfeita e agir de acordo com ela. Chegou o dia 15, porém o dinheiro não apareceu. Chamou-me ela pelo telefone e perguntou-me o que devia fazer.
“Respondi-lhe: ‘Hoje é sábado e, por isso, não vos farão a cobrança. Vosso papel está em vos mostrardes rica, manifestando vossa fé perfeita em que recebereis o dinheiro na segunda-feira’. Pediu-me que a acompanhasse ao lanche para conservar-lhe a coragem. Ao nos encontrarmos num restaurante, disse-lhe: ‘Agora não é tempo de economizarmos. Mandai vir um lanche caro; agi como se já tivéssemos recebido os três mil dólares’.
“Disse Jesus: ‘Tudo o que pedirdes na prece, com fé, recebereis’. É preciso agirdes como se já tivésseis recebido.
“Na manhã seguinte telefonou-me e pediu-me para fazer-lhe companhia o dia todo. Respondi-lhe: ‘Não, sois divinamente protegida e Deus nunca chega tarde’. ‘'À tarde, telefonou-me novamente, com grande excitação dizendo-me: ‘Querida amiga, sucedeu-me um milagre! Estava sentada em meu quarto, esta manhã, quando soou a campainha. Ordenei à criada: ‘Não façais entrar ninguém’. ela, porém, olhou pela janela e disse: ‘É o vosso primo, de barba branca comprida’. Disse-lhe então: ‘Chamai-o. Gostaria de vê-lo’. Ele estava a dobrar a esquina, quando ouviu a voz da criada e voltou… Conversamos quase uma hora, e já estava para sair, quando me perguntou: ‘Como vão as finanças?’ Respondi-lhe que estava passando por dificuldades e precisava daquela quantia, ao que respondeu: ‘Querida prima, no dia 1º do mês vos darei mil dólares’. Não queria que soubesse que estava em perigo de cobrança. Perguntou-me: ‘Que devo fazer? Só recebrei o dinheiro no dia 1º e preciso dele amanhã’.
‘'Respondi-lhe: ‘Continuarei a fazer o tratamento mental. O espírito nunca atrasa’.
“Dei graças a Deus por ela ter recebido o dinheiro no plano invisível e porque se manifestara no tempo necessário.
“Na manhã seguinte, o primo a chamou e disse-lhe: ‘Passe logo mais pelo meu escritório e lhe darei o dinheiro’.
“Na tarde daquele dia, ela possuía no banco o crédito de três mil dólares e encheu os cheques necessários aos pagamentos que devia fazer”.
Encontrais na Bíblia uma admirável ilustração deste capítulo, com referência aos três reis que se encontraram no deserto, sem água para seus homens e animais. Consultaram o profeta Eliseu, que lhes deu esta extraordinária mensagem: – Não notareis vento, nem vereis chuva e, entretanto, o vale estará cheio de água”.
É preciso que vos prepareis para o que pedistes, quando ainda não haja o menos sinal de sua visibilidade. Por exemplo, conta uma senhora que, tendo necessidade de alugar um apartamento em Nova York numa época em que era difícil encontrá-lo, seus amigos se puseram a procurá-lo e lhes pareceu tão impossível que lhe escreveram: “Está muito custoso! Será necessário mandardes guarda vossos móveis e irdes residir num hotel!”. Respondeu-lhes ela> “Não vos aflijais por mim, sou uma mulher, e encontrarei um apartamento”.
E fez a seguinte afirmação: “Espírito Infinito, abri o caminho para o meu apartamento”. Ela sabia que há um suprimento para ca pedido e que, agindo no plano espiritual, “não dependia de condições externas” e também que “uam só pessoa com Deus é maioria”.
Planejara comprar uma guarnição de mesa, quando “o tentador”, o pensamento contrário ou a mente racional, sugeriu: “Não adquirais a guarnição; talvez não consigas, finalmente, um apartamento e ela para nada vos servirá!”
Porém, respondeu prontamente (a si mesma): “Prepararei o meu terreno comprando a guarnição!” Assim, se preparou para o apartamento – agindo como se já o tivesse.
Afinal, encontrou milagrosamente um que lhe foi concedido, apesar de haver mais de duzentos pedidos. A guarnição lhe serviu para mostrar que tinha fé ativa.
É desnecessário dizer que as covas feitas pelos três reis no deserto ficaram cheias de água.
Para as pessoas comuns não é fácil dirigir o movimento das coisas. Nelas, os pensamentos contrários de dúvida e temor surgem do subconsciente. São os “exércitos dos inimigos”, que devem ser postos em fuga. Isso explica por que é que, geralmente, a “escuridão é maior antes do alvorecer”.
Uma grande demonstração geralmente é precedida de pensamentos atormentadores.
Ao fazerdes a afirmação de uma alta verdade espiritual, desafiais as antigas crenças do subconsciente, e o “erro aparece” para ser expulso. É nessas ocasiões que deveis fazer repetidamente vossas afirmações, regozijando-vos e dando graças como se já tivésseis recebido, pois como disse o Altíssimo: “Antes que me chamem, lhes responderei” Isso quer dizer que “todo bem e toda dádiva perfeita” já vos pertencem e estão à espera de vosso reconhecimento. Só podeis receber aquilo que vos vedes recebendo. Possuis somente a terra que está ao alcance de vossa visão mental.
Todas as grandes obras, todas as grandes realizações foram levadas a efeito pela conservação da visão na mente, e muitas vezes, pouco antes do grande triunfo, vem o insucesso aparente e o desânimo.
Quando chegaram à “Terra Prometida”, os filhos de Israel tiveram medo de entrar, pois diziam que estava cheia de gigantes, diante dos quais se sentiam como uma planta rastejante. “ E vimos gigantes e, pela nossa vista, nos julgamos perante eles como plantas rastejantes”. Essa é a experiência de quase todos.
Entretanto, se conhecerdes a lei espiritual, não vos perturbareis pela aparência e vos regozijareis “ainda mesmo quando vos encontrardes no cativeiro”. Quero dizer que conservareis vossa visão e agradecereis pela realização de vosso objetivo, pois tereis recebido.
Jesus Cristo nos apresentou um admirável exemplo disso. Declarou aos seus discípulos: “Não dizeis vós que ainda faltam qual quatro meses para o tempo da colheita? Pois, eu vos digo, levantai os olhos e olhai para os campos; pois já estão maduros para a colheita”.
A visão clara que tinha penetrara além do “mundo material”, e ele viu com clareza o mundo da quarta dimensão as coisas como realmente são – perfeitas e completas na Mente Divina.
Assim também vós deveis conservar a visão do objetivo de vossa peregrinação, e pedir a manifestação daquilo que já recebestes. Poderá ser a vossa saúde perfeita, o amor, o suprimento, a vossa expressão completa, o lar ou as amizades.
Todas essas coisas são ideias acabadas e perfeitas, que estão registradas na Mente Divina, ou vossa própria mentalidade superconsciente, e devem expressar-se por vosso intermédio.
Como exemplo, citarei um fato relatado por uma esoterista norte-americana. Diz ela:
”Um indivíduo se dirigiu a mim, pedindo que fizesse ‘tratamentos’ ou afirmações para o seu êxito. Era de absoluta necessidade que arranjasse, dentro de um tempo determinado, cinquenta mil dólares para atender aos compromissos de seu negócio. Quando se dirigiu a mim, o prazo estava próximo a expirar. Ninguém queria colocar dinheiro em sua empresa, e o banco recusava francamente fazer-lhe um empréstimo.
“Quando me contou isso, respondi-lhe: ‘Julgo que perdestes a calma, no banco, e ficastes sem forças. Podeis dominar qualquer situação desde que domineis primeiramente a vós mesmo. Voltai novamente ao banco’. E acrescentei: ‘Fareis meu tratamento’. Esse tratamento consiste na seguinte afirmação: ‘Estais identificado em amor com o espírito de todos os que se relacionam com o banco. Surja dessa situação a ideia divina!’
“Respondeu-me ele: ‘Senhora, estais falando numa coisa impossível. Amanhã é sábado; o banco fecha ao meio-dia; o trem só me permitirá estar aqui às dez horas, o meu prazo finda amanhã e eles não querem emprestar. É tarde demais’.
“Repliquei-lhe: ‘Deus não precisa de tempo e nunca se atrasa. Com ele, todas as coisas são possíveis. Não sei nada de negócios, mas tenho um conhecimento perfeito sobre Deus’.
“Objetou ainda: ‘Tudo me parece muito bonito quando me encontro aqui a escutar-vos, porém, quando me vou embora, é terrível’.
“Residia numa cidade distante, e não tive mais notícias dele durante uma semana. Chegou, então, uma carta. Dizia: ‘Tínheis razão. Emprestei dinheiro do banco e nunca mais poderei duvidar do que dissestes’.
“Encontrei-o semanas depois e perguntei-lhe: ‘Que foi que sucedeu? Evidentemente, tivestes tempo bastante, não é verdade?’
“Respondeu-me: ‘Meu trem chegou atrasado, e me achei aqui somente quando faltavam quinze minutos para meio-dia. Entrei calmamente no banco e disse: … Vim fazer o empréstimo. E me atenderam sem fazer objeção alguma’.
“Eram os últimos quinze minutos que lhe restavam, e o Espírito Infinito não se atrasou. Neste caso, aquele homem não podia alcançar o resultado por si só. Precisava de alguém que o ajudasse a manter firme a visão ideal. É coisa que cada qual pode fazer para os outros”.
Jesus Cristo sabia disso quando disse: “Se dois de vós concordarem na Terra a respeito de alguma coisa que hão de pedir, ser-lhes-á feita por meu Pai que está nos Céus”.
Um inteligente observador da vida afirmou: “Ninguém é vencido, se alguém o vê triunfante”. Tal é o poder da visão espiritual, e muitos grandes homens deveram seu êxito a uma esposa, irmã ou um amigo que “confiou neles” e se apegou sem hesitar ao modelo perfeito de sua expressão!
A vossa prosperidade depende das ideias que conservais na mente sobre o que é a abundância e o bem-estar perante as leis divinas.
É a vontade de Deus que prospereis e vivais na abundância de tudo o que é bom e desejável.
Entretanto, muitos não prosperam, porque julgam que, para ser homem reto e justo, é preciso ser pobre.
Essa ideia errônea criou profundas raízes na mentalidade de muitos indivíduos que procuram seguir as leis divinas, e eles fazem uma grande ofensa a Deus, julgando que o Criador das imensas maravilhas do mundo poderia impor a miséria e a parcimônia aos seus filhos.
Jacó, que, conforme a Bíblia, foi abençoado diretamente por Deus, começou a prosperar desde essa ocasião e ficou imensamente rico.
S.João, o apóstolo do amor, escreveu aos primeiros cristãos: “Amados, desejo acima de tudo, que prospereis e gozeis de saúde, como prospera a vossa alma”.
Deus preparou inesgotáveis tesouros para vós e vo-los deu de antemão, porém, de acordo com as leis da manifestação, é preciso que, pelo vosso pensamento, deis à substância cósmica a forma que vos convém, dinheiro, saúde, etc.
Pela afirmação e a prece, fazeis que a substância universal receba a forma necessária para a realização de vosso pedido.
Não deveis vos enciumar pela prosperidade dos outros, porque esse sentimento é um obstáculo muito grande para o bem-estar.
Pelo contrário, quanto mais pedirdes a Deus para beneficiar os outros, mais sereis favorecidos.
Existe uma lei do dar e receber, a qual deveis observar para poderdes receber abundantemente de Deus. Essa é uma lei mental cuja aplicação é indispensável para adquirirdes a verdadeira prosperidade.
A mais simples expressão dessa lei foi apresentada por Jesus da seguinte forma: “Dai e vos será dado”.
Emerson a descreve da forma seguinte: “A polaridade, ou ação, e a reação se encontram em todas as partes da natureza; na obscuridade e na luz; no calor e no frio; no fluxo e no refluxo das águas; no masculino e no feminino; na inspiração e na expiração das plantas e dos animais; na sístole e na diástole do coração; na ondulação dos fluidos e do som”.
Se a lei do dar e receber não se manifestar perfeitamente na vossa existência e vos parecer que dais muito e recebeis pouco, não procureis o motivo disso nas pessoas que recebem de vós.
Com efeito, a causa de não receberdes compensadoramente pode estar em não dardes liberal e abundantemente e ao mesmo tempo sem o sentimento de contrariedade ou de que vos fará falta. A vossa dádiva só é válida quando é feita com prazer e alegria e com o sentimento de que possuís muito mais.
Quando se trata de serviços prestados a outrem ou de esforços em benefício de alguém, deveis dar de coração aquilo que melhor tiverdes, não pensando em retribuição.
Quando os vossos esforços na vida não são convenientemente compensados, facilmente podereis atribuir a causa aos outros, porém, a causa está inteiramente em vós mesmos.
Se obedecerdes sincera e conscienciosamente à lei, ela agirá em vosso favor e recebereis abundantemente pelo que derdes de vossa parte.
Se vos parecer que a lei não está agindo em vosso favor, deveis procurar em vós mesmos o motivo dessa aparente variação da lei, porque ela é absolutamente invariável e não tem exceção.
Entretanto, não deveis julgar que a compensação deva vir da parte de quem recebeu de vós, pois quase sempre ela dará uma grande volta antes de vir ao vosso encontro, porém vira acrescida de grandes juros.
Nunca deveis lastimar porque recebestes alguma ingratidão da parte daqueles que beneficiastes, mas sim dar liberalmente, confiando sempre na ação da grande lei e vereis que, no devido tempo, tudo quanto destes vos virá com grande acréscimo.
Se fizerdes uma dádiva com qualquer reserva mental, ela não vos trará retribuição, porque não foi feita com os melhores sentimentos.
Todas as vossas dádivas e auxílios só poderão ser compensadores quando feitos de coração e desinteressadamente.
Com a mesma liberalidade que dais aos outros, deveis esperar do Universal.
O homem comum faz alguma coisa para os outros e, em seguida, espera a compensação e fixa a sua atenção de tal forma nesse ponto que fecha todos os outros caminhos ao seu suprimento e, às vezes, até esse mesmo. Queixa-se, então, da sua “má sorte” ou procura meios de obter pela “justiça” da terra a compensação que lhe é devida. 
Porém, isso não o satisfaz e um dia chegará a compreender que o único meio para chegar a prosperidade é aplicar as leis espirituais que regem a manifestação perfeita das coisas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A VIDA É UM JOGO

Eles (os Mestres) ajudam no desempenho do jogo da vida, não se deixando mover, como peças de jogo, pela vontade dos outros ou pelo ambiente.

O Caibalion

20151029_210903É comum considerar-se a vida uma luta, porem para os sábios hermetistas, ela é mais um jogo que uma luta.

Entretanto, para que o indivíduo possa sair vencedor nesse jogo, preciso que conheça as regras de sua execução expostas com admirável clareza na Bíblia.

Jesus Cristo vos ensinou que é um grande jogo de dar e receber. Diz S.Paulo, em sua Epístola aos Gálatas, cap.6, versículo 7: “Pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Com estas palavras, o apóstolo queria dizer que aquilo que expressardes em vossas palavras e atos vos voltará; que recebereis o que derdes. Se derdes ódio, recebereis ódio; se criticardes, sereis criticados; se mentirdes, vos mentirão; se iludirdes, vos iludirão. Os mestres cabalistas ensinam também que a vossa faculdade imaginativa desempenha um papel importante no jogo de vossa vida.

Diz um deles nos seus Provérbios, cap. 4, versículo 23: “Guarda com toda diligência o teu coração” (ou imaginação). De fato, tudo aquilo que imaginardes, cedo ou tarde se expressará em vossos negócios.

Conheci um homem que temia uma certa moléstia rara e difícil de adquirir-se, porém, ele a formou tanto tempo em sua mente, lendo o que fora escrito sobre ela, que a mesma se manifestou em seu corpo, destruiu-o, vitimando-o pela sua imaginação desorientada.

Assim, pois, para jogardes com êxito a partida da vida é preciso educardes vossa faculdade imaginativa. Se tiverdes vossa faculdade imaginativa educada para imaginar somente o bem, realizareis em vossa vida “todo desejo justo de vosso coração”: saúde, riqueza, amor amigos, expressão perfeita de vós mesmos, enfim, vossos ideais mais elevados.

A imaginação foi apelidada a tesoura da alma, pois está sempre cortando, cortando, cortando, dia e noite as figuras que vedes nela e, mais cedo ou mais tarde, encontrareis no mundo as suas criações. Para educardes com proveito a vossa imaginação, deveis adquirir conhecimento de vossa mente. Disseram os gregos: “Conhece-te a ti mesmo”. Vossa mente é constituída de três departamentos: o subconsciente, o consciente e o superconsciente.

O subconsciente é simplesmente uma força sem direção. É semelhante ao vapor e à eletricidade, que executam mais coisas de acordo com a direção recebida., não tendo força intuitiva. Aquilo que sentis profundamente em vosso íntimo, ou imaginais com clareza, é impresso em vosso subconsciente e executado em todos os seus detalhes. Por exemplo, conheço uma senhora que, quando criança, gostava muito de fingir que era viúva. Vestia-se de luto e cobria-se com grande véu preto, fazendo as pessoas amigas julgarem-na muito inteligente e divertida. Cresceu e casou-se com um homem a quem muito amava. Porém, pouco tempo depois, o marido faleceu e ela pôs luto e véu por muitos anos. A imagem mental que fizera de si mesma como viúva ficara impressa em sua mente subconsciente e manifestara-se no tempo conveniente, causando-lhe grande infelicidade.

A mente consciente foi denominada, pelos psicólogos antigos, mente moral ou carnal. Ela é a vossa mente exterior e vê a vida apenas como parece ser. Vê a morte, o desastre, a moléstia, a pobreza e toda espécie de limitação e grava as imagens dessas coisas no subconsciente.

A vossa mente superconsciente é a Mente Divina manifestada em vós, sendo também a ideias perfeitas. Nela se encontra o “modelo perfeito” de que fala Platão, o Esboço Divino, pois para cada um de vós existe um Esboço Divino.

Como diz um mestre esotérico: Existe um lugar que deveis ocupar e ninguém mais pode ocupá-lo, alguma coisa que tereis de fazer e ninguém mais pode fazer. Na vossa mente superconsciente existe um desenho perfeito do plano de vossa vida. Talvez tenha atravessado a vossa consciência como um ideal inatingível – alguma coisa tão boa que vos tivesse parecido impossível de ser real.

Na verdade, ele é o vosso verdadeiro destino, a vossa predestinação comunicada à vossa consciência num clarão momentâneo pela Inteligência Infinita que reside dentro de vós.

Todavia, é possível que ignoreis o vosso verdadeiro destino e luteis para alcançardes coisas e posições que não vos pertencem, e que, se fossem conseguidas, só vos trariam insucessos e descontentamentos. Por exemplo, uma esoterista americana refere o seguinte:

“Uma senhora se dirigiu a mim e pediu-me que afirmasse que ela se casaria com um homem por quem estava muito apaixonada. (Ela o designou por A.B.) Respondi-lhe que isso seria uma violação da lei espiritual, e que eu faria a afirmação somente em relação ao homem conveniente, ao ‘escolhido divino’, o homem que lhe pertencia por direito ou determinação divina.

“Acrescentei, em seguida: ‘Se A.B, for o homem conveniente, não podereis perdê-lo; porém, se o não for, recebereis o seu equivalente’.

“Ela via frequentemente A.B., porém, nada concorreu para aproximá-los. Uma noite, veio visitar-me e disse-me: ‘Devo dizer-vos que, na última semana, A.B. não me parece mais tão atraente’. Respondi-lhe: ‘Talvez não seja o escolhido divino – talvez seja outro o homem que vos convenha’.

“Logo depois ela encontrou outo homem que se lhe afeiçoou imediatamente, declarando-lhe que ela era o seu ideal. Enfim, disse-lhe tudo o que ela tanto tinha almejado ouvir da parte de A.B.

“Quando me relatou o acontecimento, estava tão satisfeita que exclamou: ‘Foi uma coisa inteiramente inesperada!’ Em pouco tempo, sentiu tanta atração por ele que perdeu todo interesse por A.B.”

Este fato mostra a existência de uma lei de substituição, por meio da qual uma ideia errônea foi substituída por uma ideia justa, não havendo, pois, prejuízo ou sacrifício.

Jesus Cristo disse: “Procurai primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas”, e indicou ainda: “O Reino de Deus está dentro de vós”. Esse reino é a região das  ideias justas ou do modelo divino. Ele ensinou que as vossas palavras representam um papel importante vossa vida, expressando-se assim: “Pelas vossas palavras sereis justiçados e pelas vossas palavras sereis condenados”.

Muitas pessoas produziram desastres em sua existência por terem proferido palavras vãs.

Certa mulher perguntou-me um dia por que é que ela passava uma existência de pobreza e limitação, quando anteriormente possuíra seu lar e vivera rodeada de conforto e abundância. Analisando sua atitude mental, descobrimos que, outrora, quando se achava cansada de dirigir sua casa, costumava dizer repetidas vezes: “Sinto-me tão cansada de ter tanta coisa. Desejaria vive dentro de uma mala”. Referindo-se ao se estado atual, acrescentou: “De fato, hoje estou vivendo em uma mala”.

Pela sua palavra, fora para em uma mala, ou casebre isolado. Com efeito, a mente  subconsciente não tem sentido humorístico, e as pessoas, pelos seus gracejos, muitas vezes atraem experiências desagradáveis.

Relata-se, por exemplo, que uma senhora, muito rica falava continuamente em “preparar-se para a casa dos pobres”.

Efetivamente, dentro de poucos anos, ficou sem nada, pois seu subconsciente se havia impressionado com imagens de miséria e limitação.

Felizmente, essa lei atua tanto numa direção como em outra, uma situação de necessidade pode ser mudada para outra de abundância.

O seguinte exemplo, citado por uma esoterista americana, ilustra essa aplicação da lei. Diz ela:

“Certa senhora se dirigiu a mim num cálido dia de verão, pedindo que fizesse um tratamento para sua prosperidade. Ela estava muito triste, abatida e desanimada, e disse-me que possuía apenas oito dólares. Respondi-lhe: ‘Abençoaremos os oito dólares e os multiplicaremos como Jesus Cristo multiplicou os pães e os peixes, pois Ele ensinou que o homem tem o poder de abem e multiplicar, amar e prosperar’.

“Perguntou-me ela: ‘Que devo fazer agora?’

“Respondi-lhe: ‘Seguir a intuição. Tendes ideias de fazer alguma coisa ou ir algures?’

A intuição é um ensino recebido do íntimo, é uma voz interna. É um guia infalível do indivíduo e tratarei melhor de suas lei num capítulo posterior. Prossegue a narradora

“A mulher respondeu-me: ‘Não sei… Parece-me a ideia de voltar para minha terra; tenho o dinheiro justo para pagar a passagem’.

“Acrescentei ainda as seguintes palavras: ‘Espírito Infinito, abri o caminho de maior abundância para… Ela é um imã irresistível para tudo o que lhe pertence por direito divino’.

“Aconselhei-a também que repetisse continuamente essas palavras. Ela partiu imediatamente. Algum tempo depois, procurando outra mulher conhecida, encontrou um antigo amigo de sua família. Por meio desse amigo recebeu milhares de dólares de um modo deveras extraordinário. Disse-me muitas vezes: ‘Relatai amiúde o caso da mulher que se dirigiu a vós tendo apenas oito dólares e uma ideia’.

A abundância existe sempre em vosso caminho; porém, só podereis levá-la à manifestação pelo vosso desejo, fé ou palavra expressa.

Jesus Cristo explicou claramente que sois vós que deveis fazer o primeiro movimento. Assim é que encontramos em Mateus, cap.7, versículo 7: “Pedi e vos será dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”.

Lemos em Isaías: “Comandai-me… acerca das obras de minhas mãos”.

A Inteligência Infinita, Deus, está sempre pronta a executar os vossos menores e maiores pedidos. Todo desejo vosso, manifestado ou não, é uma prece, e muitas vezes ficais admirados ao verdes um desejo realizado inesperadamente.

Assim é que uma senhora refere o seguinte:

“Uma ocasião, na Páscoa, tendo visto belas roseiras na vitrina de uma casa de flores, desejei receber uma e, por momentos, vi-a mentalmente transportada em minha casa. Veio a Páscoa e, com ela, um bela roseira. No dia seguinte, fui agradecê-la à amiga de quem a recebera e disse-lhe que era justamente o que precisava. Ela respondeu: ‘Não vos mandei uma roseira, mas sim lírios.’ O vendedor se enganara e me havia mandado uma roseira, simplesmente porque pus em atividade a lei e  tinha de possuir uma roseira.

Nada se interpõe entre vós e vossos ideais superiores ou todo desejo de vosso coração, senão a dúvida e o medo. Quando conseguires “desejar sem aflição”, todo desejo vosso será instantaneamente realizado.

Num capítulo seguinte, explicarei melhor a razão científica desse fato e também o motivo para arrancardes completamente de vossa consciência o medo. Ele é o único inimigo que tendes – o medo da pobreza, do insucesso, da moléstia, do prejuízo – juntamente com o sentimento de insegurança em algum plano.

Disse Jesus Cristo: “Por que temeis, homens de pouca fé?”

Podeis ver que é necessário substituirdes a fé ao temor, pois medo não é mais que uma fé inversa; é a fé no mal ao invés de ser no bem.

O objeto do Jogo da Vida é levar-vos a verdes com clareza o vosso  bem próprio e  apagardes as pinturas mentais do mal.

Deveis fazê-lo, imprimindo em vossa mente subconsciente a ideia firme de realizardes o bem. Um homem notável e que alcançou grande triunfo disse-me que arrancou repentinamente de sua consciência todo medo pela leitura de um que se encontrava numa sala. Vira escrito em grandes caracteres: “Por que afligir-se? Provavelmente isso nunca acontecerá”. Essas palavras ficaram indelevelmente impressas em sua mente subconsciente, e ele adquiriu a firme convicção de que só o bem podia apresentar-se em sua vida e, portanto, só o bem podia manifestar-se.

No próximo capítulo tratarei dos diferentes métodos para gravardes as coisas na vossa mente subconsciente. Ele é uma serva fiel, porém é preciso terdes cuidado em dar-lhe ordens certas. Tendes sempre um ouvinte silencioso ao vosso lado: é a vossa mente subconsciente.

Todo pensamento, toda palavra vossa é impressa nela e executada com notável exatidão.

Sois como o cantor que registra sua voz no disco sensível do fonógrafo. Todos os tons e notas de sua voz são registrados. Se ele tossir ou hesitar isso também será registrado.

Por conseguinte, deveis romper todos os antigos maus registros de vossa mente subconsciente, os registros das coisas que não desejais conservar e fazer outros que sejam novos e belos.

Os maus registros de vosso subconsciente são os pensamentos de medo, desânimo, ressentimento, ódio e ansiedade.

Dizei em voz alta, com energia e convicção as seguintes palavras: “Destruo e apago (pela minha palavra expressa) todo mal registro de minha mente subconsciente. Voltarão ao pó do seu nada original, pois resultam de minhas vãs imaginações. Formo agora os meus registros perfeitos por meio de meu Cristo interno – os registros de Saúde, Riqueza, Amor e perfeita expressão própria”.

Tal é o mais alto grau da vida, o jogo perfeito e completo.

Como dizem os Provérbios: “A morte e a Vida estão no poder da língua.

Portanto, afirmai que vossa existência é uma expressão dos sublimes princípios da Harmonia, Amor, Verdade e Justiça, até que essas palavras fiquem perfeitamente gravadas em vosso subconsciente e se tornem elementos essenciais de vossos atos.