sábado, 31 de julho de 2010

DESIDERATA

Siga tranquilamente, entre o barulho e a pressa, lembrando-se de que a sempre paz no silêncio. Tanto quanto possível, sem render-se, viva em harmonia com todos os que o cercam. Fale a sua verdade, de maneira calma e clara; e ouça a dos outros, mesmo a dos insensatos e ignorantes, eles também têm a sua própria história.

Evite pessoas agressivas e que gritam, elas afligem o nosso espírito. Se você se comparar aos outros, você se tornará presunçoso e amargo, pois haverá sempre alguém superior e alguém inferior a você. Alegre-se tanto com suas vitórias, quanto com seus planos.

Mantenha-se interessado em seu trabalho, por mais humilde que seja, ele é o que de real existe com as mudanças de fortuna que o tempo provoca. Seja cauteloso nos negócios, porque o mundo está cheio de astúcias. Mas não deixe isso cegá-lo para as virtudes que existem. Muita gente luta por altos ideais, e em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.

Seja você mesmo. Principalmente, não simule afeição, nem seja cínico sobre o amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva. Aceite com carinho o conselho dos mais velhos, mas também seja compreensivo com os impulsos inovadores da juventude. Alimente a força do espírito, para protegê-lo dos infortúnios inesperados, mas não se desespere com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão. E a despeito de uma disciplina rigorosa, seja gentil consigo mesmo.

Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você tem o direito de estar aqui. E mesmo que seja claro para você ou não, o Universo vai avançando como deveria.

Portanto, esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba. E quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, na confusão barulhenta da vida, mantenha-se em paz com sua própria alma.

A despeito da falsidade, dos desencantos e agruras, o mundo ainda é bonito. Seja prudente, faça tudo para ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário