domingo, 3 de junho de 2012

A PERDA DE ENERGIA

Certamente não tereis dificuldade em compreender que perdeis muita energia nos comuns processos esforçados que aplicais ao trabalho, porém, julgo que vos parecerá difícil acreditar que perdeis quase tanta energia no vosso modo comum de descansar.

Entretanto, isso é um fato. A causa de assim suceder está no fato de que nenhuma parte de vosso organismo poderá descansar, agindo conscientemente sobre vós mesmo para aquietar-vos. Por conseguinte, em lugar de retirardes a vossa ação consciente, continuais a aplicá-la e, portanto, deixais de obter a atitude de descanso.

Antes de qualquer parte de vosso organismo poder descansar, será preciso haver completa inatividade nela, porém, enquanto vossa consciência agir sobre ela, será impossível a inatividade completa, pois vossa consciência continuará a agir em qualquer parte de que fordes consciente. Por esse motivo, enquanto tentardes ficar quietos, nunca podereis aquietar-vos.

A arte de descansar uma parte de vosso organismo, consiste em retirardes a ação consciente dela, quando desejardes fazê-lo, e quando desejardes um descanso geral, em tornar-vos totalmente inconsciente de qualquer plano de ação. Embora isso vos pareça difícil, é a própria simplicidade.

O verdadeiro descanso não é produzido pela tentativa de nada fazer, mas sim pela aplicação em fazer coisa diferente. Nada fazerdes é impossível; portanto, procurardes nada fazer é resistirdes à natureza e resistirdes a alguma coisa é perderdes poder.

O vosso Eu consciente nunca deixa de agir e sempre age sobre alguma coisa. No estado de vigília, essa ação é dirigida para a personalidade, ao passo que, no sono, ela é dirigida para o subconsciente. Não podereis paralisar a ação em si mesma e, se quiserdes que cesse numa parte, devereis dirigi-la para outra parte.

Para dardes descanso a um grupo de músculos, devereis exercer outro grupo. Para dardes descanso a uma parte determinada de vossa mente, devereis pensar em alguma coisa que atraia a vossa atenção para outra parte dela.

Quando toda a vossa mente ou cérebro necessitar de descanso, devereis fazer algum exercício que não necessite de pensamento direto. Esse exercício fará vosso cérebro descansar, ao passo que simplesmente vos sentardes e pensardes no quanto estais cansado, não vos dará descanso algum.

Quando tiverdes de dar descanso a todo o vosso corpo, lede um livro interessante ou pensai em alguma coisa que afaste de um modo completo vossa mente da existência física. Se, por exemplo, entrardes na elevação, beleza e vida silenciosa do puro pensamento espiritual, restabelecereis mais rapidamente a vossa mente e vosso corpo do que por meio de outro método que possais empregar.

Quando quiserdes descansar qualquer faculdade ou função, não procureis forçar vossa consciência a retirar-se dela. Dirigi a vossa atenção para outra parte ou função, com interesse, e cossa consciência a acompanhará, toda atividade sendo completamente afastada da parte que deverá descansar.

Para descansardes toda a vossa personalidade exterior, ides dormir, porém, não o façais de forma comum. Entrardes convenientemente no sono é uma arte nobre, que vos será do máximo proveito, quando a tiverdes aprendido.

Ao entrardes no sono, penetrais na mente subconsciente e executais, nesse estado, uma forma de atividade que é absolutamente necessária. Ao entrardes no sono, tudo o que recebestes durante o estado de vigília será levado para o subconsciente, e, enquanto dormirdes, essas coisas se tornarão partes de vós mesmo.

É durante o sono que formais vosso caráter, capacidade, desejos, motivos, estados de consciência e novas tendências, empregando sempre para isso o material que reunistes durante o estado de vigília imediatamente precedente.

Durante o estado de vigília, reunis materiais, e, durante o sono, tomais esses materiais e vos reconstruís. Por conseguinte, é de suma importância que reunais o melhor material possível e efetueis a reconstrução do vosso subconsciente nas melhores condições possíveis.

Entretanto, toda reconstrução exigirá energia e, para fornecimento dessa construção particular, toda energia produzida em vosso organismo durante o sono, deverá fluir para o subconsciente. Se entrardes no sono em estado de equilíbrio e com propósito definido em vista, isso se efetuará.

Esse propósito deverá ser formado pela concepção clara daquilo que desejardes alcançar ou desenvolver e, nessa ocasião, vossa mente deverá estar repleta de um desejo vigoroso, porém brando, de produzir desenvolvimento durante o sono.

Por meio deste método, obtereis um descanso perfeito para vossa mente e vosso corpo, e será dirigida para bom uso uma boa quantidade de energia que, de outra forma, se perderia, sendo também mais perfeitamente produzido o desenvolvimento subconsciente.

Pelo exposto, torna-se evidente que a arte de descansar se realiza dando ao Eu consciente alguma coisa definida para para fazer em outra parte do organismo, enquanto as parte que estiveram em atividade descansam.

Devereis lembrar-vos, em relação a isso, que, se o vosso Eu consciente nada tiver a fazer, todo excesso de energia gerado em vosso organismo na ocasião, se perderá. Portanto, nos momentos em que não estiverdes empenhado em regular trabalho construtivo, devereis dirigir vossa atenção para as faculdades e talentos latentes que desejardes desenvolver, pois, tempo gasto é energia gasta e ambos exprimem insucesso.

A crença de que, ao estardes geralmente inativo, estareis descansando e recuperando, não é verdadeira, primeiramente, porque não é possível a inatividade geral, e em segundo luar, porque, ao tentardes suspender todos os atos, permitireis que vossas forças se escapem, como sempre acontece quando não recebem alguma coisa definida a fazer. A energia está sendo gerada constantemente em vosso organismo e, se não for dirigida e, se não for dirigida a um trabalho definido e construtivo, se espalhará e dissipará.

Portanto, ao terminardes uma linha de ação construtiva, devereis tomar outra. Devereis dedicar todo momento a alguma coisa definida e útil, quer no plano físico, quer no metafísico, quer no espiritual. Será do mais algo valor dedicardes diariamente certas horas regulares a esses três planos, alternadamente.

Essa prática, não só vos dará descanso regular em cada plano, mas também, a todo momento de vossa existência, empregará construtivamente toda a energia de vosso organismo.

O resultado será o vosso mais alto desenvolvimento em conjunto, que é o único alvo perfeito que tendes em vista.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Ed.Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário