domingo, 9 de setembro de 2012

EFEITOS DA ATITUDE MENTAL SOBRE AS CONDIÇÕES FÍSICAS

Poderá ser plenamente demonstrado pela comparação das fases externas e internas de vossa vida que as condições e circunstâncias de vosso mundo físico são efeitos diretos ou indiretos dos elementos ativos de vosso mundo mental. A correspondência entre as duas é exata.
Todas as infelicidades de vossa existência poderão ser atribuídas a alguma falta de conhecimento ou erro na aplicação de vossa capacidade. Efetivamente, podereis evitar completamente pelo desenvolvimento de vossa penetração superior até mesmo as condições adversas que pudessem resultar das irregularidades aparentes da natureza.
A maior parte de vossa infelicidade provirá de fazerdes coisas impróprias ou fora de tempo e isso é consequência de confusão no trabalho mental ou de um juízo obtuso.
Se mantiverdes vossas mentes constantemente no estado de equilíbrio e harmonia, julgareis sempre bem e nunca dirigireis mal qualquer pensamento, força ou ato. Por conseguinte, se cultivardes esses estados mentais, podereis adquirir o poder de fazer as coisas certas no tempo certo.
Não vos considerais responsável por numerosas condições que geralmente vos rodeiam, porém, na realidade, ao entrardes em circunstâncias produzidas pelos outros, simplesmente entrais em alguma coisa que corresponde ao vosso próprio mundo mental.
Se tiverdes mentalidades normais, não entrareis voluntariamente em condições inferiores ou que não correspondam a vós mesmo. O fato de aceitardes ou seguirdes o ambiente produzido pelos outros prova que pertenceis a ele ou não sabeis a que ambiente pertenceis.
Ao entrardes cegamente em circunstâncias desagradáveis, a causa estará em vossa cegueira mental e, portanto, a circunstância exterior será efeito indireto de certa ação em vossa própria mentalidade.
Se tivésseis grande capacidade e pudésseis aplicá-la praticamente, jamais trabalharíeis em lugar em que vossa recompensa não fosse equivalente. Entretanto, se tiverdes grande capacidade, porém não possuirdes o elemento prático, podereis permanecer em posição inferior. Nesse caso, a vossa capacidade será mal dirigida e a vossa própria mentalidade será a causa indireta da circunstância indesejável.
Se vossa mente for delicada, ordenada e de nobre caráter, causareis admiração em muitos lugares em que associações forem exatamente ao vosso gosto. Sereis procurados entre os melhores de vossa classe e tereis o privilégio de escolher os caracteres de vosso próprio mundo social. Assim, vos apelidarão de afortunado e isso se dará porque atraístes associações ideais pela motivo de poderdes ser companheiro ideal.
Tendo desenvolvido mentalidade digna, pertencereis ao ambiente de mentalidades dignas e, por meio dessas associações, alcançareis inspiração para o desenvolvimento de um valor ainda maior.
Isso não só desenvolverá vosso progresso no vosso campo de ação, mas também vos permitirá atrair, encontrar e gozar associações melhores no futuro.
Se fordes um nobre caráter, porém vos encontrardes entre associados inferiores, a causa certamente será a falta de qualidades positivas. Talvez estejais escondendo grande parte de vosso verdadeiro valor, permanecendo negativo. Podereis ser melhor do que pareceis e possuís mais do que empregais, porém, como é apenas o que empregais que vale, estareis apenas em associações que medem exatamente as suas compensações, não pelo que sois, mas pelo que empregais e expressais.
Um gênio poderá não ter oportunidade para empregar sua maior capacidade, e, se assim for, deverá existir uma razão para isso. Se for realmente competente, haverá centenas de excelentes lugares abertos para ele, porém, se for apenas um gênio e não tiver talento, não será competente.
Se tiverdes apenas a capacidade, porém não possuirdes a arte de aplicar vosso poder na utilidade prática, nada podereis  fazer de valor, pois são os resultados que merecem os bons lugares na vida.
Portanto, vossas infelicidades e vossos insucessos não resultam de qualquer adversidade externa, mas sim do estado imperfeito de vossa própria mentalidade.
Contudo, elas poderão desaparecer e podereis receber boas e grandes coisas, se transformardes vossos gênios em talentos e aprenderdes a fazer alguma coisa de que o mundo necessite.
Podereis ser trabalhador hábil, porém estardes em condições inferiores por vos encontrardes constantemente fora de harmonia com as vossas associações. Se resistirdes a tudo e contrariardes a todos, conservareis sempre em vista vosso lado inferior e vossa capacidade ficará encoberta pelas vossas imperfeições.
Se persistirdes em manifestar o lado inferior de vossas capacidades, não podereis esperar promoção, porque ela seria prejuízo para a instituição e isso geralmente seria sentido instintivamente por aqueles que tivessem autoridade.
Toda empresa é continuada para obter resultados e, portanto, tudo o que interferir com os resultados deverá ser eliminado.
Para obterdes o melhor lugar, não só será necessário fazerdes um bom trabalho, mas também agirdes como homem. Portanto, ocultai vosso lado inferior até destruí-lo completamente. Se envolverdes o vosso trabalho inteligente numa atmosfera pessoal apoiada na harmonia, na perfeição e no caráter, será aberta para vós a melhor posição em vosso campo de atividade.
Se vos parecer que não encontrais oportunidade para vosso progresso, a causa estará em vosso estado mental. Deverá existir alguma coisa em vossa organização mental que coloca vossa capacidade e habilidade numa falsa luz perante o mundo.
O mesmo acontecerá convosco, se fordes mal compreendido, pois não estareis vos revelando como realmente sois, vossa natureza real estará sendo mal dirigida durante o processo de expressão e todos ficarão decepcionados convosco. Aquilo que produz a decepção estará em vossa própria mente e, enquanto isso permanecer, estareis mal colocados e não encontrareis os amigos e as oportunidades que serão realmente vossos.
A vossa má colocação poderá ser devida à falta de juízo ou má disposição de vossas capacidades e aptidões pessoais. Entretanto, podereis melhorar notavelmente vosso juízo por meio do pensar original e da penetração interna e as diversas faculdades de vossa personalidade poderão ser colocadas em perfeita ordem e harmonia pela prática de expressardes as maiores possibilidades em todas as fases de vossa existência.
O hábito de permitirdes que tudo aquilo com que entrardes em contato impressione a vossa mente e vos sugira um caminho ou método é a causa de muitos esforços mal dirigidos, sendo, por esse motivo, indispensável que vos conserveis na atitude de domínio próprio e preponderância de vosso Eu Real.
Muitas vezes podereis ter sido levado a entrar em circunstâncias a que não pertenceis pelo motivo de uma simpatia anormal. Essa simpatia, despertada por amigos egoístas, poderá ter-vos conservado em ação num campo estreito, quando numerosas oportunidades admiráveis vos estavam esperando.
Para corrigirdes essa condição, treinai-vos a simpatizar apenas com o lado superior das pessoas e as maiores possibilidades das coisas.
Ao vos simpatizardes natural e constantemente com o lado superior das pessoas, todos os desejos de vossa mente gradualmente fixarão sua atenção nas coisas superiores e sereis irresistivelmente arrastado para as associações superiores. Então, nem mesmo as simpatias anormais poderão desviar-vos do que for vosso.
Com o desenvolvimento de vossa simpatia pelas maiores possibilidades das coisas, vossa atenção será constantemente voltada para o maior, a vossa mente terá cada vez mais impressão de grandeza e, com esse poder, vos movereis para a grandeza, apesar dos obstáculos de vosso caminho.
O poder da simpatia é um dos maiores poderes existentes de atração; portanto, se vos simpatizardes apenas com o lado superior das coisas, isso mudará persistentemente o vosso ambiente para melhor. Dessa forma, produzindo mudança em vosso mundo mental, podereis revolucionar o mundo melhor.
Se observardes inteligente e cuidadosamente as mudanças e alterações que se darão em vosso ambiente pelo efeito de vossa atitude, encontrareis a prova evidente que vossos atos determinarão o que serão as vossas condições externas e as circunstâncias da vossa vida. E como cada ato vosso é causado pela vossa ação mental, toda mudança de vosso ambiente deverá ser precedida pela mudança mental.
Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento   

Nenhum comentário:

Postar um comentário