quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cultivo da Atitude Calma

A conservação de uma atitude calma dependerá da ação de vossa mente sobre os seus principais estados, esse estado sendo um dos mais importantes que devereis adquirir.

Quando vossa mente viver, pensar e agir num estado em que nada do exterior possa perturbá-la, conseguireis o fundamento íntimo de vosso verdadeiro equilíbrio e exercereis um domínio perfeito sobre todas as forças de vosso organismo.

Então, nada mais poderá produzir agitação em vosso corpo, nem ansiedade em vossa mente e podereis passar por todas as espécies de experiências, sem vos afastardes um só momento do positivo e profundo estado de serenidade de alma em que podereis dizer: – “Nada dessas coisas me move”.

Podereis adquirir esse estado superior, porém, não será necessários para isso qualquer endurecimento de vossa sensibilidade. Pelo contrário, quanto mais perfeitamente governardes as forças da vida, mais fina e ativa será a vossa sensibilidade. Nesse estado calmo e de perfeito domínio, percebereis tudo,  porém, nada vos perturbará, pois a harmonia de vossa vida será tão forte e tão profunda que a discórdia não poderá afetá-la. Não mais sereis movido pelas coisas e tereis o poder de movê-las conforme desejardes.

Para cultivardes a atitude calma, colocai-vos, uma ou duas vezes por dia, durante uns vinte minutos, num estado absolutamente calmo. Não vos bastará estardes quietos; procurai sentir a vida íntima e o poder invencível do estado calmo. Não procureis apenas o lugar em que possais ter calma, porém, procurai, no vosso íntimo, o lugar em que vos sintais, ao mesmo tempo, forte e calmo.

Enquanto executardes este exercício, formai na vossa mente a mais perfeita concepção que puderdes da atitude calma e senti mentalmente que estais nessa atitude. Depois de alguns dias deste exercício, começareis a ter consciência do estado de serenidade e sentireis uma paz interna, que será altamente confortadora e, ao mesmo tempo, perfeitamente viva. Isso designará que estareis formando dentro de vós um estado que será tão forte e positivo quanto sereno.

O valor da imagem mental em relação a este ponto, será muito grande, da mesma forma que em tudo o que desejardes realizar. Podereis não ter pensado nisso, porém, todas as coisas de valor que o homem fez, começaram numa pintura mental. As mentes despertadas da atualidade reconheceram este fato e, por tal motivo, a pintura mental está desenvolvendo-se numa grande arte. Podereis concluir positivamente que aqueles que negligenciarem a aplicação dessa arte, ficarão retardados.

Para entrardes no estado calmo, relaxai, de um modo completo, vosso corpo e vossa mente, dirigi vossa atenção para as profundezas de vossa entidade íntima, sabendo que elas são calmas – absolutamente calmas – exatamente como as profundezas do mar.

Depois de terdes aplicado alguns momentos ao profundo silêncio íntimo, abri completamente a vossa mente ao pensamento silencioso que naturalmente se seguirá e compenetrai-vos de que esse pensamento animará todo átomo de vosso ser com o forte, positivo e silencioso estado que começastes a estabelecer plenamente.

Entretanto, se vos esforçardes muito para produzir esse estado, não conseguireis desenvolvê-lo. Ele não vos virá pelos esforços que fizerdes para obter a calma, mas sim por serdes calmo. Sereis calmo  quando puderdes viver constantemente em contato com as grandes profundezas de vossa própria entidade, as quais sabeis que sempre são calmas.

Devereis lembrar-vos que a vossa maior capacidade mental provirá da mais potente e silenciosa força vital e que esta se expressará apenas quando viverdes em perfeito contato com os poderes ilimitados de vosso íntimo silencioso.

Deverá ser eliminada completamente de vossa mentalidade a crença de que devereis fazer grandes esforços para fazerdes grandes coisas. A verdade é inteiramente o contrário: combinardes vossa atitude calma com uma atitude fortemente positiva. Se viverdes constantemente num estado sereno, fareis assim melhor trabalho, vivereis muito mais e gozareis a vida em grau maior.

A razão disso está no fato de que a mente serena não só economizará suas forças no trabalho atual e construtivo, mas também estará em contato com as profundezas da vida real e é desta que provirão o valor, o poder e a felicidade reais.

Vinte minutos de exercícios, feitos uma ou duas vezes por dia, para o fim de ficardes absolutamente calmo, se forem convenientemente realizados, estabelecerão em vós, em poucas semanas, a atitude calma, e se prosseguirdes fielmente nesta prática, serdes sereno se tornará uma segunda natureza vossa.

Outra prática de valor excepcional é concentrar-vos tranquilamente no centro de vosso cérebro, todas as noites, ao deitar-vos. Este exercício deverá durar alguns minutos e consistirá principalmente em atrairdes para ele as forças mais finas de vossa mente.

Este método ajudará notavelmente o desenvolvimento de vosso equilíbrio e será também um remédio para todas as formas de nervosidade, curando completamente a insônia. Será um auxílio presente para vencerdes toda espécie de perturbações físicas ou mentais e poderá afastar quase instantaneamente toda espécie de dor ou moléstia na cabeça.

É fato conhecido que a nervosidade, tanto branda como extrema, é produzida por vibrações discordantes nas forças nervosas.  Como todas essas forças nervosas provém do centro cerebral, suas vibrações poderão ser modificadas, se agirdes sobre o centro nervoso de acordo com as vossas necessidades.

Ao ser produzido no vosso centro cerebral um estado mental de paz e harmonia perfeitas, as vibrações de vossas forças nervosas se tornarão pacíficas e harmoniosas. Essas forças, ao passarem por um lugar que seja absolutamente calmo, perderão sua discordância e levarão o repouso, a harmonia e a paz a todos os nervos de vosso organismo. Para economizardes o poder gerado pelo vosso organismo, devereis afastar todas as formas de nervosidade, porque toda ação nervosa é uma fenda através da qual vossa energia vital escapará, porém, o método que acabo de apresentar-vos fechará todas as fendas e eliminará completamente a vossa nervosidade.

Podereis localizar vosso centro cerebral num ponto médio entra as aberturas dos ouvidos, isto é, na região em que o cordão espinhal se une com o cérebro. A força nervosa passa do cérebro para o cordão espinhal e deste para todas as partes do corpo.

A natureza das vibrações de vossa força nervosa é determinada pelas condições de vosso centro cerebral, porque este centro é o centro de expressão para essa força, e as condições do centro cerebral são estabelecidas pela ação combinada de todas as condições de vossa mente e de vosso corpo. Por conseguinte, mudando as condições de vosso centro cerebral, mudareis as vibrações de todas as forças que passam por ele, dirigindo-se às diversas partes de vosso corpo.

Ao agirdes com a vossa mente sobre o vosso centro cerebral e produzirdes uma harmonia perfeita nesse ponto, fareis que as vibrações de todas as forças nervosas, ao passarem pelo centro cerebral, se tornem harmoniosas e, assim como forem no centro cerebral, também serão em todo o vosso organismo.

Por esse motivo, desde o momento em que um estado de calma profunda se forma no vosso centro cerebral, uma paz e harmonia perfeitas reinarão em todos os átomos de vosso corpo. Portanto, quando souberes o modo de estabelecer o equilíbrio no vosso centro cerebral, podereis remover instantaneamente toda discórdia, perturbação, excitamento e nervosidade de vosso organismo. Produzi a paz em vosso centro cerebral e toda a vossa personalidade ficará em paz nesse mesmo momento.

Ao vos concentrardes sobre vosso centro nervoso cerebral, o objetivo que devereis ter será imprimir de tal forma a atitude de calma que a clama absoluta seja realizada na própria profundeza da vossa atividade mental. Por outras palavras, toda a região de vosso centro cerebral e ao redor dela deverá ficar calma ate no próprio centro da vida mental. Realizareis isso, concentrando-vos com sentimento profundo e tendo constantemente no vosso pensamento os mais íntimos elementos da vida.

Durante este exercício, será absolutamente necessário atrairdes branda e firmemente todas as forças mais finas de vossa mente para o centro cerebral, porque será a ação tranquila dessas forças que produzirá a quietação do vosso próprio centro de vida mental e será quando a harmonia minar a discórdia que esta deixará de existir.

Se não conseguirdes atrair as mais finas forças mentais para o vosso centro cerebral, ao executar esse exercício, a causa disso estará na falta de sentimento ou em que vossos sentimentos não sejam suficientemente profundos para tocar nos elementos das coisas. Contudo, podereis realizar esse sentimento profundo, se pensardes sobre as forças mais finas que penetram a substância das coisas e entrando calmamente na própria alma desse pensamento.

Se pensardes convenientemente nessas forças mais finas, vossa consciência entrará em contato com elas, e quando vossa consciência entrar em contato com qualquer força, esta se expressará e seguirá o mais forte desejo de vosso coração, na ocasião.

Para aplicardes este método com resultados imediatos, devereis combinar vossa concentração com a respiração física. Ao inalardes o ar nos pulmões, fazei um esforço mental para atrairdes as mais finas forças de vossa mente para o centro nervoso, e, ao exalardes o ar dos pulmões, relaxai vossa mente e vosso corpo, e fazei que essas forças mais finas desçam através dele.

A respiração física deverá ser calma e branda, ao mesmo tempo que plena, profunda e de natureza abdominal. Ao inalardes, primeiramente dilatai a parte inferior do peito (inclusive o ventre); em seguida, enchei de ar, gradualmente, as partes superiores até que todo o peito esteja repleto. Ao exalardes, esvaziai primeiramente a parte inferior, contraindo a parte inferior do peito.

Toda atividade desta respiração deverá ser plena e branda, evitando todo esforço excessivo da mente e dos músculos. Enchei plenamente os pulmões, porém, não os façais dilatar. aplicai as forças de vossa mente até o último limite, porém, não procureis fazer mais, embora possais aumentá-la gradualmente.

Executada desta forma, a combinação da respiração de oxigênio com que podereis denominar respiração mental de energias mentais, se tornará um exercício valor não poderá ser igualado pelo de qualquer outro exercício atualmente conhecido.

Por conseguinte, se quiserdes alcançar um perfeito equilíbrio e maior poder, deveis aprender perfeitamente este método e executá-lo fielmente. Podereis executá-lo a qualquer hora, porém a melhor ocasião é à noite, ao deitar-vos, pois, então, se seguirá invariavelmente o sono mais restaurador e refrigerante.

Ao vos sentirdes a ponto de ficardes nervoso, agitado, excitado ou perturbado, executai este exercício, pois assim essas condições serão afastadas e conservareis vossa energia e domínio próprio.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário