sexta-feira, 20 de abril de 2012

VOSSA FORÇAS MORAIS

Nada produz maior desperdício de energia do que o viver imoral, quer seja no físico quer no mental. Nada há que mais conduza à formação de uma personalidade forte e vigorosa do que a vida de uma existência virtuosa em todos os sentidos desse termo.

Para serdes virtuoso, não devereis pensar em relações sexuais senão nas ocasiões em que essas funções possam agir legitimamente. Dardes vosso pensamento a funções que não poderão agir no momento é dirigirdes vossas energias para canais em que não poderão ser empregadas, sendo assim desperdiçadas.

Não devereis formar um só pensamento que não seja a alma da virtude, pois, ao emitirdes pensamentos licenciosos, desperdiçareis tanta energia que, se fosse convenientemente dirigida, vos faria um gênio.

Pensardes no sexo será criardes certa quantidade de desejo sexual e esse desejo, ao despertar-se, precipitará vossas energias criadoras para os órgãos sexuais, desperdiçando-as, pois toda energia acumulada num órgão que não funcionar nesse momento, perder-se-á inteiramente. Portanto, torna-se evidente que a energia perdida por meio dos pensamentos licenciosos deverá ser realmente enorme.

Em vós existe uma tendência subconsciente a desprender diariamente certa quantidade de energia na função procriadora. Por causa dessa tendência, vossa energia estará constantemente fluindo para os órgãos de reprodução simplesmente para ser desperdiçada. Esse desperdício, em muitos casos, será tão grande que a metade da energia produzida em vosso organismo será perdida dessa forma.

Isso sendo um fato real, podereis afirmar seguramente que o mundo poderia ter centenas de vezes mais grandes mentalidades do que existem atualmente, se houvesse melhor compreensão e aplicação das virtudes morais, de que a principal é a prevenção das perdas de energia pela função sexual.

Três coisas são essenciais para o perfeito domínio dessa função: abster-vos, tanto em pensamento como em atos, das relações sexuais ilegítimas, não pensardes absolutamente nos sexos a não ser nas relações sexuais reais e legítimas e vencerdes a vossa tendência subconsciente a produzir um fluxo constante de energia criadora para os órgãos reprodutores.

Será fácil seguirdes o primeiro ponto, isso sendo demonstrado pelo fato de que quase todas as mulheres solteiras e muitas mulheres casadas obedecem a esse ponto essencial. O segundo ponto essencial poderá parecer-vos mais difícil, porém, ao vos convencerdes que todo pensamento de sexo vos causará uma perda de energia, logo despertareis bastante força de vontade para conservardes vossa mente absolutamente livre desse pensar. O terceiro ponto essencial só poderá ser obedecido pela transmutação da energia, que explicarei em outro capítulo.

As vossa tendências subconscientes só poderão ser mudadas ou invertidas pela ação subconsciente e a ação subconsciente necessária para este caso é a transmutação.

Essa tendência subconsciente que tende, é, até certo ponto, hereditária, porém, a força original dela é intensificada por todo pensamento desvirtuoso que produzirdes.

Sendo hereditária e profundamente enraigada na vossa vida subconsciente, serão necessários esforços persistentes para removê-la, porém, grande será vossa recompensa desse esforço. Normalmente, o resultado será o aumento de vossa capacidade física e mental em mais do dobro.

Para viverem uma existência de absoluta virtude, os solteiros nunca deveriam pensar em sexo, ao passo que os casados deveriam pensar nele apenas nas ocasiões convenientes para o exercício das funções.

Noutras ocasiões, devereis conservar vossas mentes na atitude pura de construção mental e física, sejam quais forem as circunstâncias, afastando todas as sugestões impuras com o pensamento da mais perfeita virtude.

Sentirdes a virtude e sentirdes realmente o seu viver interno é economizardes uma grande quantidade de poder, porque, por meio dessa consciência, será estabelecida uma tendência a conservardes no organismo as vossas energias criadoras.

Quando sentirdes a vida real da virtude, o simples pensamento da virtude aumentará o poder de vosso organismo, e esse pensamento neutralizará o efeito temporário de toda sugestão impura que possais encontrar no mundo exterior.

Nunca devereis pensar no sexo das pessoas, mas considerá-las como simples pessoas ou, antes, mentalidade de ilimitadas possibilidades. Nada tendes que ver, se elas se expressarem como personalidades masculinas ou femininas.

Vosso objetivo deverá ser relacionar-vos mentalmente com o lado superior de todas as personalidades e assim entrardes em mais profunda simpatia e maior compreensão com tudo o que tem qualidade e valor.

Ao dar-vos estas explicações, não tenho em mira dar-vos lições de moral, porém, apenas vos expor um conhecimento claro e científico das forças criadoras que possuís e do uso que podereis fazer delas para vosso bem-estar físico e progresso na vida.

Isso vos levará a outra fase das relações humanas – a associação de uma mente com outra – e a vossa compreensão conveniente desta fase é da máxima importância para conseguirdes vosso equilíbrio.

Ao vosso encontro com outras mentes, se realizarão certas atividades em vossas próprias mentalidades, e, como toda atividade emprega poder, será de suma importância saberdes quais as atividades mentais que dirigem os vossos poderes para os bons atos e quais as que fazem o contrário.

Só existem dois modos pelos quais as mentes poderão encontrar-se: o encontro em harmonia simpática e o encontro em fria resistência. Estas duas atitudes possuem muitos graus diferentes que são apenas modificações de uma ou de outra, não existindo estado mental de contato neutro.

Se resistirdes, perdereis energia, pois toda atitude de luta será desperdício de força. Até o que é denominado justa indignação destrói tanta força vital como uma raiva comum, a qual geralmente esgota o organismo de toda energia que tiver na ocasião. O mesmo se dará em vários graus, com todas as atitudes antagônicas, nas discussões e divergências.

Sejam quais forem as circunstâncias, será erro discutirdes com alguém. Nada podereis ganhar por discussões e argumentações em que as mentes se armam umas contra as outras e só vos farão perder muito tempo, pois essas atitudes dissiparão vossas forças em grau notável.

A atitude mais conveniente será vos conservardes perfeitamente em equilíbrio e em harmonia com todas as pessoas e todas as coisas. Relacionai-vos harmoniosamente com todas as circunstâncias e condições e permanecei em paz com todas as forças, elementos, pessoas e coisas.

Ao sentirdes em vós forças antagônicas, não permitais que sigam suas tendências. Não lhes resistais, porém levai-as delicadamente aos estados de harmonia. O que estiver fora de harmonia, estará em desequilíbrio, porém o que for levado mais profundamente para a verdadeira harmonia, produzira desenvolvimento do equilíbrio.

Quando estiverdes para irritar-vos, pensai em alguma coisa amada e conservareis vosso poder e domínio próprio.

Quando estiverdes a ponto de serdes arrastado pelo temor ou a ansiedade, tende fé. Se tiverdes fé, não podereis ter medo, porque a fé revelará o poder capaz de remover a causa do medo.

Quando as pessoas vos apresentarem seu lado inferior, fazei um esforço especial para verdes seu lado superior. Ele está presente e nunca deixareis de encontrá-lo.

Quando as coisa vos parecerem correr mal, entrai em harmonia mental com o ideal, que é sempre justo. Se estiverdes em harmonia com o que for justo, seguireis o caminho justo, e se o seguirdes, as coisas também o seguirão.

Se vos encontrardes em ocasiões muito adversas ou penosas, será porque vosso equilíbrio estará sendo experimentado e, se fordes vitorioso, vossa realização do equilíbrio ficará mais firmemente estabelecida do que anteriormente. Portanto, será vantagem enfrentardes a adversidade de um modo conveniente. Devereis considerar essas ocasiões como oportunidades e tê-las “por motivo de grande gozo”.

O modo conveniente para enfrentardes as dificuldades, tanto em relação às pessoas, como às coisas, será dardes, na ocasião, toda a vossa atenção aos pensamentos e sentimentos profundos. Enquanto vossa ação mental for profunda, conservareis vosso equilíbrio, porém, desde o momento em que passar para a superfície, perdereis o equilíbrio.

Esse estado de profunda consciência ou sentimento interno é um dos principais elementos do equilíbrio; por conseguinte, enquanto viverdes na alma de uma existência mais vasta e mais profunda, nada poderá desviar-vos do equilíbrio.

Essa atitude de pensar sereno e profundo será indispensável para permanecerdes em harmonia, ao entrardes em contato com outras mentes, porque as condições de vossa mente terão tendências a serem modificadas por aquilo que encontrardes nelas.

Entretanto, a princípio, serão somente os estados superficiais de vossa mente que poderão ser modificados por aquilo que vier de fora; portanto, enquanto permanecerdes na atitude de pensamento sereno e profundo, o vosso equilíbrio será conservado e nada poderá alterar vosso modo de pensar ou agir, sem dardes permissão consciente para isso. Nada poderá perturbar vosso equilíbrio em qualquer tempo.

Os métodos anteriores vos darão o segredo pelo qual evitareis o contato de fria resistência com as outras mentes e vos ensinarão o modo de poderdes estar em harmonia simpática com todas as outras mentes, sem que a vossa mente seja modificada, a não ser de conformidade com a vossa aceitação e desejo.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário