quinta-feira, 19 de abril de 2012

O PROBLEMA DE VOSSA RECOMPENSA

É fato que existe no mundo muita injustiça e também é verdade que muitos dentre os fortes se aproveitam das fraquezas da multidão; porém, existe um meio pacífico para obterdes o que vos pertence, o qual dependerá inteiramente de vós mesmo.

Não há remédio algum à vista que o mundo todo possa adotar, por meio do qual fique estabelecida a justiça pela lei, porém, podereis relacionar-vos de tal forma ao mundo que vossa recompensa corresponda exatamente ao vosso valor.

Para conseguirdes isso, não devereis dar ao vosso trabalho menos ou mais valor do que o real, nem devereis comparar vossos esforços legítimos com os daqueles que empregam meios contestáveis.

No domínio de vosso destino, devereis eliminar completamente toda espécie de métodos injustos, porque, na criação de vosso futuro, não deverá haver falhas, porque, se as houver, toda a estrutura terá de ser abandonada.

Não haverá sabedoria em estabelecerdes comparação entre vós e aquele que adquire a riqueza minando seu próprio bem-estar futuro. Não devereis preocupar-vos com o destino desse personagem e se o imitardes, só tereis prejuízos.

Não vos importará se estiverdes ou não ganhando tanto quanto esse indivíduo; a vossa questão deverá ser apenas se estais recebendo ou não pelo vosso valor atual. Se o não estiverdes, devereis encontrar a causa e o modo de removê-la.

Se estiverdes recebendo o que merecereis, aumentai vosso mérito e recebereis mais, porém, se não o estiverdes procurai a razão disso. Se a culpa estiver em vós, transformai-vos. Se a causa estiver em vosso trabalho atual, empregai-o como degrau para uma coisa melhor.

Provavelmente, a causa de serdes mal pago estará em vós mesmo e o remédio estará em vossa transformação. Podereis estar cometendo o erro de dar maior valor ao vosso trabalho e menos valor a vós mesmo.

Se não derdes o correto valor a vós mesmo, não podereis progredir na vida. Se viverdes uma existência comum e continuardes numa atitude mental ordinária, por mais que trabalhardes e melhor que executardes vosso trabalho, descereis. Existem diversas razões para isso.

O mundo não vos paga somente o produto visível de vosso cérebro e de vossa capacidade. Ele vos paga também por aquilo com que contribuís para a vida.

Se vossa vida pessoal for inferior, dareis à vossa vocação a estampa da inferioridade e onde quer que estiverdes colocado, vos acompanhará uma atmosfera comum, que é tão prejudicial ao progresso de qualquer empresa.

Se estiverdes numa atmosfera de valor, estará guardado para vós maior progresso, porque o mundo reconhece o valor e paga bem para obtê-lo.

Não é somente o vosso trabalho que vale, mas também a vida que o envolve. Não é somente a idéia que expressardes que levará à convicção, mas também as palavras pelas quais as apresentardes. Não é somente a vossa capacidade que chama a atenção do mundo, mas também o modo de apresentá-la.

Se apresentardes vossa capacidade numa atitude grosseira e comum ou vos apresentardes em uma atmosfera de inferioridade, estareis encobrindo a maior parte de vosso valor e capacidade, e apenas serei pago por aquilo que o mundo pode ver. Por mais hábil que seja vossa mentalidade e brilhante que seja vosso intelecto, seus raios não poderão ser vistos à primeira vista, através da densa atmosfera de negligência e grosseria pessoal, pois o mundo não possui vista penetrante.

Se não derdes valor a vós mesmo e não procurardes expressar o vosso valor em cada pensamento e ato, não podereis rodear-vos de uma atmosfera clara – uma atmosfera que revele o que há de melhor em vós.

Pela vossa própria presença, devereis provar que tendes capacidades superiores e não sois comum, inferior ou vulgar. O mundo exige provas, e seja qual for o vosso vestuário, qualquer pessoa poderá notar se sois um verdadeiro homem.

O mundo está constantemente procurando homens  competentes e quando provardes vossa competência, tereis mais oportunidades do que podereis desempenhar.

Se começardes a viver uma vida real tendo tão verdadeiro orgulho em vivê-la quanto o teríeis em construir uma boa máquina, produzireis uma revolução para melhor no mundo industrial e recebereis tudo o que souberdes que mereceis ou valeis. Para determinardes corretamente vosso valor, compenetrai-vos das ilimitadas possibilidades que se acham latente dentro de vós e vivei na realização das coisas maiores que sabeis que tendes o poder de fazer. Isso produzirá em vossa mente a consciência de superioridade por meio da qual se formarão impressões superiores em vossas mentes. Dessas impressões surgirão pensamentos superiores, que, por sua vez, desenvolverão em vós a superioridade, porquanto sois como pensais.

O permitirdes que vossa mente seja impressionada por tudo o que vosso ambiente possa sugerir é a razão principal para permanecerdes em condições inferiores e continuardes a parecer tão comum como vosso ambiente. Nesse caso, vossos pensamentos serão reflexos de vosso ambiente e sereis semelhantes ao vosso pensamento.

Portanto, devereis diferenciar-vos de vosso ambiente, aprendendo a arte de pensar original e adquirindo a atitude de supremacia própria.

O principal motivo é por trabalhardes apenas pelo ordenado que recebeis. Talvez recusais fazer mais do que é absolutamente necessário, para que outro não seja beneficiado. Essa atitude produzirá o estado, que reagirá sobre vossas condições financeiras.

Se tiverdes receio de fazerdes demais, geralmente fareis muito menos, ou, ao menos, produzireis essa impressão e vossa compensação será proporcionalmente diminuída.

Se fizerdes o melhor que puderdes, sem dardes atenção às condições de vosso ordenado, não só produzireis uma excelente impressão por toda parte, mas também fareis que os que tiverem autoridade sobre vós sintam que desejais fazer o sucesso da empresa.

Então, tereis melhor compensação, pois todos darão valor a homens dessa categoria. Sereis procurado por toda parte, não por fazerdes mais do que vos pagam, mas por serdes uma força viva para o progresso de tudo aquilo em que fordes chamado a agir.

O vosso espírito de sucesso alimentará o sucesso e, se tomardes um vivo interesse pela empresa para a qual trabalhardes, fazendo sempre mais do que for esperado por vós, quando a ocasião exigir, estarei criando o espírito de sucesso e logo compartilhareis do maior progresso que se seguirá. Se pertencerdes ao número dos mal compensados, provavelmente é porque vos submeteis às vossas condições atuais, permanecendo limitado não só por patrões sem escrúpulos, mas também pelo vosso próprio ambiente e pelas limitações mentais.

Existe grande número de pessoas fracas de que algumas das fortes tiram proveito e é em benefício daquelas que os reformadores exigem a mudança na ordem das coisas. Porém, não é essa mudança que o mundo necessita, é uma mudança mental, pois, produzida esta, todas as outras inevitavelmente se seguirão.

Se fordes mal compensado porque vos submetestes ao poder de pessoas sem escrúpulos, procurai deixar de viver na atitude de submissão mental, porém, não combatais os poderes aos quais estais submetido e não resistais à vossa atual condição. Na vossa vida exterior, continuai por algum tempo, porém, mudai completamente vossa vida interna.

Se resistirdes a alguma coisa, é porque a temeis e, se a temerdes, estareis continuamente ligado por ela. Aquilo que combaterdes será por vós atacado com a vossa parte inferior e assim entrareis em contato com a própria com a própria coisa que desejardes evitar.

Nunca vos libertareis do inferior, enquanto lhe resistirdes e tudo o que permanecer convosco se imprimirá em vossa mente. Portanto, se resistirdes ao inferior, produzireis a inferioridade em vós. Começai vossa emancipação afastando vossa atitude de submissão; deixai de crer que devereis permanecer na posição inferior em que vos encontrais. Mudai a vossa mente, reconhecei que sois inerentemente senhor de tudo em vosso domínio e resolvei exercer vossa supremacia.

Recusai ser impressionado pelo vosso ambiente e aprendei a imprimir em vossa mente apenas impressões superiores.

Criai de novo vossa mente de acordo com um elevado padrão de poder, capacidade e caráter, e assim reformareis tanto a vós mesmo como a vosso ambiente, porquanto, tornando-vos mais forte e mais competente, sereis chamado para melhor ambiente e maior compensação.

Se fordes mentalmente fraco, permanecereis num ambiente inferior, porque não tereis força para sair dele, e gastareis vossas forças para resistir à adversidade.

Por mais submerso que estiverdes, podereis despertas as vossas forças internas, exercer vossa própria supremacia sobre os vossos pensamentos, e, produzindo vossos próprios pensamentos superiores, podereis elevar-vos gradualmente acima dessas condições, não levando muito tempo para alcançardes tanto a vossa emancipação como a compensação de um lugar melhor na vida.

Este é o único método ordeiro de alcançardes a liberdade, a qual será permanente. É também o único método para chegardes a um maior ganho e a melhores condições.

Entretanto, não devereis concentrar demasiadamente a vossa atenção no simples proveito financeiro. O princípio do verdadeiro progresso é a abundância de tudo o que for necessário para produzir uma existência completa em todos os planos conscientes e o aumento perpétuo de todas essas coisas à proporção que a vida avançar.

Porém, sois vós mesmo que devereis criar essas coisas e vosso poder criador aumentará pelo desenvolvimento de vosso caráter, capacidade e domínio de vós mesmo.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário