segunda-feira, 16 de abril de 2012

SOIS SENHOR DE VÓS MESMO

Serdes senhor de vós mesmo é terdes completo domínio consciente de todos os atos de vossa personalidade. Nessa posição, podereis impedir todo movimento mental ou muscular desnecessário ou prejudicial e criar todo movimento construtivo que desejardes.

Para alcançardes esse domínio, devereis dar ao vosso Eu Real e Interno o vosso primeiro pensamento, o vosso pensamento principal, o vosso mais profundo pensamento e a alma de todo o vosso pensamento.

Estabelecereis o centro de vossa ação consciente na vida maior e interna, obtendo assim o poder de fazerdes justiça a cada fase da vida.

Ao vosso ser externo, devereis apenas dar uma atenção secundária, embora isso não designe que tereis de negligenciar de qualquer forma a vida objetiva ou física.

Invariavelmente expressareis aquilo de vos tornardes consciente; portanto, quando viverdes conscientemente na vida maior íntima, naturalmente expressareis uma medida maior da vida e vosso ser exterior será melhor suprido e cuidado do que se viverdes superficialmente.

Ao viverdes na vida maior e interna, a vossa entidade se tornará perfeitamente constituída e senhora de si mesma, porque estareis na consciência de vosso Eu Real e Senhor de todas as vossas forças. Ele manterá o equilíbrio de vossas forças, impedindo todo movimento desnecessário de vossa mente e de vosso corpo, evitando assim o desperdício de energia.

Se tiverdes o hábito de desassossego, nervosidade e desgoverno de vossos atos, isso indicará que vossa mente estará vivendo habitualmente na superfície, não tendo contato com a maior e superior vida interna.

Quando fordes senhor de vós mesmo, fareis somente o que quiserdes fazer e querereis fazer o que poderá aumentar a alegria, o valor, o poder e a grandeza da vida. Então, todos os vossos atos serão governados e dirigidos para promover o grande propósito em vista. Contudo, ao procurardes suspender vossos atos superficiais desnecessários, podereis ir ao outro extremo e vos tornar demasiadamente tranquilo.

Não devereis concluir que a existência pacífica seja a única vida verdadeira, apesar da descoberta de que só podereis atingir a consciência superior na calma perfeita, que, embora seja uma das coisas essenciais para a aquisição de estados mentais maiores e superiores, não é a única coisa essencial.

Tornar-vos simplesmente calma pela vossa crença de que a sabedoria e o poder vos virão do silêncio, não poderá produzir a realização de vosso desejo, porque dessa forma descuidareis de um dos maiores princípios envolvidos na realização de vossos desejos, o qual é o seguinte: nada podereis realizar sem o emprego consciente do poder.

Para adquirirdes mais poder, devereis aplicar construtivamente o poder que já possuís; porém, ele não agirá construtivamente, a não ser que a paz e a calma que tiverdes sejam vivificadas pela posso presente do poder.

Simplesmente pela calma, não podereis impedir o usual desperdício de energia e somente adquirindo vosso equilíbrio, alcançareis este resultado, o qual provirá de combinardes todos os vossos poderes com a mais perfeita paz que puderdes realizar nas profundezas da vida interna e maior.

A consciência da paz e a consciência do poder são duas fases distintas de consciência. Elas poderão existir em vossa mente ao mesmo tempo e será somente quando forem combinadas que estareis em vosso equilíbrio e tereis a mais profunda paz unida ao maior poder que podereis conseguir.

Na tranquilidade, tereis a consciência da paz; no esforço, tereis a consciência do poder; porém, em nenhuma delas somente, tereis o equilíbrio e, se não tiverdes as duas, perdereis parte de vossas forças. Pela atitude esforçada, perdereis vossas forças, na mesma forma que pela tranquilidade negativa.

Se vossa mente for negativa, não podereis conservar a energia, porém, se ela for positiva, naturalmente a conservareis, desde que a vossa atitude positiva seja profundamente serena, ao mesmo tempo que imensamente forte.

Quando a consciência da paz e a consciência do poder estiverem perfeitamente unidas em vós, tereis um novo estado de consciência, que será a base de vosso equilíbrio. Essa consciência deverá ser o assunto de vosso futuro desenvolvimento, tornando-se um dos principais fatores da manifestação de vossa grandeza real.

Ao começardes a mudar o centro de vossa consciência do plano da superfície agitada para o da ação serena e interna, vivendo no eu maior e interior, começareis a combinar esses dois estados de consciência e a aumentar o vosso equilíbrio.

Aprendereis mais a arte de viver no vosso eu maior e mais profundo, cultivando a profunda satisfação da alma e a atitude de contentamento ininterrupto.

Isso poderá parecer-vos difícil, quando tudo na nossa vida seguir um caminho que não desejardes, porém, devereis lembrar-vos que a felicidade não provém das coisas ou das circunstâncias. A felicidade não provém de terdes muito, mas sim de serdes muito, pois, sendo muito, evidentemente possuireis muito.

Sentirdes a vida íntima de contentamento real e satisfação da alma é colocardes vosso organismo na posição em que tenderá a reter seu próprio poder, ajudando-vos diretamente em dar o maior exigido para fazerdes que tudo em vossa vida se torne o caminho que desejardes ter.

Se cultivardes uma satisfação profunda e da alma, vossa consciência do equilíbrio aumentará e vossa mente terá uma idéia mais clara do que realmente é e podereis senti-lo.

Quanto mais perfeita for a vossa consciência do equilíbrio, mas rapidamente podereis trabalhar e mais perfeita será a qualidade de vosso produto. Desde que tenhais sete ou oito horas de sono, ao trabalhardes em equilíbrio, nunca ficareis cansado. Se conservardes sempre vosso pensamento em equilíbrio, sentireis sempre que vosso pensamento será calmo e forte.

Pensardes em equilíbrio é uma arte de grande valor, que vos ajudará notavelmente no desenvolvimento de vossa capacidade, talento e gênio, dilatando e aprofundando a vida de todo vosso pensamento, até vossa capacidade mental tornar-se praticamente ilimitada.

Para cultivardes essa arte, daí sentimento a todo pensamento vosso e, gradualmente, todo o processo de vosso pensamento entrará na própria vida do equilíbrio.

Poderdes falar em público em estado de equilíbrio é uma aquisição de maior valor que podereis conseguir. O orador público que puder falar em estado de equilíbrio, penetrará na própria alma de seu auditório, penetrará na própria alma de seu auditório e cada uma de suas palavras expressará convicção.

Notareis que as palavras que expressardes no estado de equilíbrio serão as que produzirão efeitos reais sobre o público. Essas palavras transbordarão poder – poder que penetrará na própria profundeza das coisas e fará o que desejardes que faça.

Ao falardes em público, cada palavra vossa deverá provir das grandes profundezas de vossa existência interior, e levar consigo a qualidade superior e o poder ilimitado do mundo maior interno.

Toda palavra vossa deverá dar expressão à suprema plenitude da vida interior, não à vacuidade da vida superficial; deverá ser a voz do grande eu interno e não do eu exterior.

Outra aquisição de valor excepcional é poderdes ler em equilíbrio. Escolhei o melhor assunto para promover o vosso progresso e maior bem-estar, lendo muito calma e lentamente, a princípio.

Compenetrai-vos de que não é a quantidade de palavras que lerdes que terá valor, mas sim a qualidade e quantidade de conhecimento que adquirirdes do que lerdes. Procurai expressar o sentimento que adquirirdes do que lerdes. Procurai expressar o sentimento de equilíbrio em cada palavra que mentalmente proferirdes e esforçai-vos em discernir a significação íntima de toda afirmação que passar pelos vossos olhos.

Isso desenvolverá tanto a profundeza como a calma de vossos sentimentos e, ao sentirdes ao mesmo tempo calma e profundamente, estareis a caminho do equilíbrio. Assim, ao começardes a ler, logo entrareis naturalmente em equilíbrio e podereis aumentar gradualmente vossa rapidez, conservando no mais perfeito grau o vosso equilíbrio.

A prática de lerdes em equilíbrio tanto economizará vossas energias como desenvolverá a clareza e profundeza de vosso pensamento, permitindo vossa mente alcançar uma compreensão melhor e maior do assunto em questão. Ela produzirá também o pensar calmo e deliberado, que, por sua vez, vos levará a uma visão penetrante e juízo superior.

Outra prática cujo valor vos será incalculável é entrardes no sono em equilíbrio. Para alcançardes o repouso que desejardes obter pelo sono, vossa mente deverá estar em equilíbrio ao passar do estado consciente para o subconsciente.

Para entrardes no sono em equilíbrio, relaxai vossa mente e vosso corpo, compenetrai-vos da plenitude da silenciosa vida íntima, passai para a paz, a calma e a satisfação e senti que estais progredindo cada vez mais no reino belo e íntimo “em que habita a alma serena”.

Não vos esforceis, porém, para aquietar-vos; simplesmente entregai-vos à calma e à quietação vivas e, dentro de poucos momentos, estareis nos braços ternos de um sono agradável. Tereis, então, entrado no admirável reino interno e, enquanto o vosso corpo estiver dormindo, VÓS mesmo realizareis muita coisa.

Quanto mais perfeito for o vosso equilíbrio, ao entrardes no sono, mais força ganhareis nele e mais perfeitamente vosso subconsciente corresponderá a qualquer impressão ou desejo que possais ter na ocasião.

Para desenvolverdes os notáveis talentos e poderes que a nova psicologia descobriu na grande fonte interna de vossa mente, é indispensável adquirirdes vosso equilíbrio pelo domínio de vós mesmo, no qual o vosso EU REAL será o Senhor, pois só dessa forma o vosso desenvolvimento interno poderá ser executado perfeita e cientificamente.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Editora Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário