domingo, 15 de julho de 2012

A IMAGINAÇÃO CRIADORA

Ao desenvolverdes vosso pensar subconsciente, se produzirá um considerável aumento da atividade de vossa imaginação, que poderá ser muito útil, porém deverá ser tratada com prudência.

images O processo da imaginação é criador, porém, para criar, emprega a vossa energia, e certamente não desejareis empregá-la para criar qualquer objetivo que não tenha valor real e permanente.

Se imaginardes alguma coisa, criareis idéias, pensamentos, imagens mentais, estados e condições que tomarão a semalhança exata daquilo que imaginardes.

É evidente que o processo imaginativo é criador e, como podeis imaginar quase tudo, podereis criar quase toda qualidade ou condição que desejardes. Contudo, são criadas em vosso organismo muitas coisas que não desejais; a causa disso está no fato que o poder de vossa imaginação não está perfeitamente governado pela vossa mente.

Ordinariamente, despendeis grande quantidade de energia por uma imaginação inútil e desgovernada, e só podereis evitar essa perda, aprendendo a empregar construtivamente vossa imaginação. Para realizá-lo, devereis imaginar aprenas as coisas que desejardes reter como qualidades permanentes de vossa existência progressiva.

Se imaginardes que está sucedendo uma coisa que realmente não está, estareis criando uma estrutura mental artificial, que se tornará obstrução ao vosso desenvolvimento e progresso. Em pouco tempo, será desfeita para dar lugar a outra, tão inútil e prejudicial.

Este é um passatempo que parece inócuo e inocente, porém constitui um dispêndio notável de energia, ao qual milhões de mentalidades se entregam diariamente.

Se imaginardes em vossa mente o lado inferior, obscuro, imperfeito ou desagradável de alguma coisa, estareis criando estruturas ou condições mentais que, da mesma forma, atrasarão ou obstruirão o processo de vosso adiantamento.

Além de desperdiçar sem objetivo a vossa energia criadora, essa prática agirá contra vós em lugar de agir para vosso proveito.

Imaginar-vos no passado passado ou no futuro é também aplicardes vossa energia num objetivo inútil. Não estais vivendo no passado; por conseguinte, criardes estruturas mentais à semelhança de acontecimentos passados é criardes alguma coisa que não podereis usar e simplesmente vos fará obstáculos.

Não estais vivendo no futuro e, como não podeis saber detalhadamente qual será vosso futuro, não podereis pintar em vossas mentes aquilo que será exatamente veredadeiro no futuro. Podereis apenas pintar em vossa mente a forma geral das maiores realizações que estão surgindo no presente, porém nunca devereis imaginar-vos a viver em imaginárias condições futuras.

Devereis pintar sempre o ideal e conservar constantemente vossa vista mental dirigida para o grande objetivo que tiverdes em vista; porém, o poder criador de vossa imaginação só deverá ser aplicado na construção da vossa existência presente.

Dirigi vossa faculdade imaginativa para pintar e construir só o que for real e possível nesta ocasião. Dessa forma, toda a energia empregada pelo processo de vossa imaginação será dirigida para um objetivo útil e essa faculdade será aplicada de acordo com a sua mais alta função.

A verdadeira aplicação da vossa imaginação é para pintar-vos mentalmente como desejais ser pelo vosso desenvolvimento ordenado e metódico.

Imaginais todas as vossas faculdades e talentos como são no ideal, ou seja nos seus maiores estados de capacidade, eficiência e poder e pintai em vossa mente o maior, o superior e o melhor que existe agora em vossa mente.

Dessa forma, empregareis todas as vossa energias em promover avanço, progresso e desenvolvimento de acordo com o vosso objetivo que é vos moverdes sempre para a frente.

Além disso, a energia que aplicardes em promover um progresso ordenado, não é atualmente gasta, porque, quanto mais avançardes, maior se tornará o objetivo consciente de vossa vida e poder, maior será a vossa posse delas. Portanto, aplicardes a energia na produção de desenvolvimento e progresso é aumentá-la. A lei é esta: – Quanto mais energia empregardes construtivamente em vosso organismo, mais energia produzireis nele.

O objetivo de vossa existência é desenvolver-vos, aperfeiçoar-vos, adiantar-vos e construir harmoniosamente tudo o que entrar no campo que ela abrange e vosso alvo é atingir as maiores aquisições e realizações possíveis. Por conseguinte, devereis aprender a arte de conservar em vosso organismo toda a energia que produzirdes, pois assim estareis preparado para tirar vantagens de toda oportunidade e para o momento em que seja necessária uma ação extraordinária.

Um dos principais segredos para atingirdes as grandes aquisições está em conservardes todas as vossas energias em equilíbrio até a apresentação do momento psicológico, em cuja ocasião as dirigireis, pela conscentração para o conveniente canal mental.

Se vossa mentalidade for progressiva, podereis ser chamado em qualquer tempo a fazer alguma coisa notável; portanto, a mais alta sabedoria é estardes preparado e terdes constantemente poder suficiente para fazerdes o que a ocasião exigir. Nesse momento, a vossa imaginação criadora, se for guiada pela vossa vontade, poderá produzir coisas verdadeiramente surpreendentes na vida exterior.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Ed. Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário