sexta-feira, 13 de julho de 2012

TRANSFORMAÇÃO DE VOSSO DESTINO

Aquilo que fordes e o que fizerdes determinarão as condições, circunstâncias e ambientes em que estais colocado.

Como podeis transformar-vos e mudar os vossos atos, podereis determinar o vosso destino.

Para vos transformardes, devereis transformar vossos pensamentos, porquanto sois como pensais. Para mudardes vossos atos, devereis mudar o objetivo de vossa vida, destinoporque cada ato vosso é consciente ou inconscientemente inspirado pelo objetivo que tiverdes em vista. Para mudardes vossos pensamentos, será necessário poderdes determinar as impressões que deverão formar-se na vossa mente, porque todo pensamento é criado à semelhança de uma impressão mental.

Para escolherdes as vossas impressões mentais, devereis aprender a governar os vossos sentidos objetivos, adquirindo o vosso equilíbrio e a arte de pensar originalmente.

Tudo o que entrar em vossa mente por meio dos sentidos físicos produzirá impressões nela, se não for impedido pelo vosso pensamento original.

Essas impressões serão o reflexo direto do ambiente de onde vierem, e como vossos pensamentos serão criados à semelhança exata dessas impressões, enquanto permitirdes que vosso ambiente impressione vossa mente, vossos pensamentos serão exatamente semelhantes ao vosso ambiente. Portanto, visto que sois semelhante aos pensamentos que emitis, também sereis semelhante ao vosso ambiente.

Mais ainda, dessa forma, não só vos desenvolvereis à semelhança de vosso ambiente, porém, sereis governado pelo vosso ambiente, porque vossos pensamentos, desejos, motivos e atos vos serão sugeridos pelas impressões que aceitardes de vosso ambiente.

Uma das coisas mais indispensáveis para governardes vosso destino e adquirirdes vosso equilíbrio é aprenderdes a dominar os vossos sentidos físicos de um modo tão completo que nenhuma impressão do exterior possa entrar em vossa mente, sem ser desejada conscientemente.

Para efetuar isso, devereis conservar sempre vossa mente numa atitude firme, vigorosa e positiva, principalmente quando estiverdes rodeado de condições inferiores.

Essa atitude colocará vossos sentidos sob a supremacia de vossa vontade e, finalmente, produzirá um estado mental que nunca corresponderá às impressões externas, se não for dirigido para esse fim.

Para vencerdes a tendência de vossos sentidos físicos e aceitarem, indiscriminadamente, toda espécie de impressões externas, devereis empregar, em frequentes intervalos, os sentidos físicos para procurarem perceber as possibilidades superiores que possam estar latentes nas diversas condições ambientes.

Enquanto vossos sentidos estiverem sendo assim aplicados à procura de possibilidades superiores, devereis analisar as impressões recebidas e recombiná-las nos estados destrutivos de consciência e de acordo com a percepção de vossa própria mentalidade.

Isso produzirá pensamento original que, por sua vez, contrabalançará a tendência do lado objetivo de vossa mente a receber sugestões de fora.

Todo pensamento original que vossa mente possa criar, até certo ponto vos criará, mudará e reformará, de acordo com o que internamente desejardes ser, porque todo pensamento original será modelado de conformidade com a vossa concepção de vós mesmo, quando estiverdes nas vossas melhores condições.

Os pensamentos inspirados pelo vosso ambiente poderão ser inferiores ou superiores, conforme for o ambiente; um pensamento original é sempre superior, porque será inspirado por vós mesmo, quando os elementos superiores de vossa existência forem predominantes.

Quando todos os pensamentos que vossa mente produzir forem pensamentos originais, vos desenvolvereis constantemente na grandeza, no valor e na superioridade e, quando todos esses pensamentos originais forem criados com o mesmo propósito em vista, vireis a ser exatamente o que esse objetivo expressa.

Portanto, se puderdes dar base ao vosso pensamento em qualquer objetivo que possais desejar, podereis tornar-vos, pelo pensamento original, o que quiserdes ser.

Vosso destino é o resultado daquilo que sois e fazeis o efeito direto de vossa vida e vossas obras, uma criação natural vossa, a qual é sempre à imagem e semelhança de seu criador.

Portanto, quando adquirirdes, pelo pensamento original, o poder de vos tornardes aquilo que quiserdes ser, vosso destino se mudará à proporção que mudardes, e, por meio dessa lei, podereis criar para vós o caráter que quiserdes.

Será evidente, por várias razões, que, quando tiverdes o poder de vos recriar de acordo com vossos desejos, podereis consciente e naturalmente criar vosso destino.

O poder de vos criar de novo é simplesmente o poder de pensamento original, pois vos fazeis semelhante aos pensamentos que pensardes, e os vossos pensamentos originais serão criados à semelhança das impressões ideais de vosso eu superior. Os fatos seguintes demonstrarão que o vosso destino é o resultado direto ou indireto do que sois e fazeis:

O mundo mental em que viverdes é o reflexo exato do que sois, sentis e pensais; portanto, quando alcançardes uma vida superior e pensamentos de valor, vosso mundo mental também mudará nas mesmas condições.

As circunstâncias e condições de vosso mundo físico são efeitos diretos ou indiretos dos elementos ativos de vosso mundo mental, como ficará plenamente demonstrado nesta obra.

Como os semelhantes se atraem, as vossas associações serão da mesma espécie e à proporção que vos mudardes para melhor, atraireis e sereis atraído para melhores associações.

Os acontecimentos que aparecerem em vossa vida serão consequências de vossos próprios esforços em expressar-vos em vosso próprio mundo de atividade. Portando, o que vos acontecerá será a reação do que dissestes ou fizestes anteriormente. Se isso é verdade, podereis fazer que qualquer acontecimento a suceder seja decidido por vós, porém, para realizardes isso, será preciso que compreendais a lei da ação e reação como deverá ser aplicada tanto no mundo físico como no metafísico.

Quando começardes a vos criar novamente, vos elevareis acima de vossa posição atual e, quando vos mostrardes superiores a ela, sempre vos aparecerão melhores oportunidades; resultará que, mudando-vos como desejardes, podereis manifestar qualquer oportunidade que quiserdes.

Terdes o privilégio e aproveitardes de melhores oportunidades é o caminho direto para melhores condições, melhores circunstâncias e melhores ambientes. Visto que podereis criar vosso próprio destino, vosso próprio futuro, vosso próprio progresso.

Entretanto, o segredo de criardes esse privilégio à vontade, está em vosso poder de formardes em vossa mente apenas impressões que produzam pensamentos construtivos.

Assim acontecerá porque, quando todos os pensamentos que tiverdes forem construtivos, todo o vosso processo mental será construtivo e constantemente aumentará vossa capacidade, habilidade e valor pessoal. Isso, por sua vez, vos tornará competente para aceitardes os maiores lugares que, em toda parte, estão à espera das mentes que sejam suficientemente capazes para ocupá-los. Todo pensamento vosso tem poder criador e esse poder se expressará de acordo com o desejo que existir em vossa mente quando o pensamento for criado.

Portanto, se todo pensamento tiver de expressar seu poder  criador em vossa formação, a vossa mente deverá estar constantemente repleta desse objetivo.

Se o vosso desejo de desenvolvimento e aquisição superior não predominar na vossa mente, a maior parte das energias criadoras de vosso pensamento tomará direção errada, formando-se condições mentais artificiais, que só agirão como obstáculos ao vosso bem-estar e adiantamento.

O único poder empregado na construção e reconstrução de vós mesmo é o poder criador de vosso pensamento, e, por esse motivo, sóis como pensais. Portanto, quando pensardes o que desejardes pensar, vos tornareis o que desejardes ser. Porém, para pensardes conforme desejardes, devereis governar conscientemente o processo por meio do qual as impressões serão formadas em vossa mente.

Se governardes esse processo, tereis o poder de excluir toda impressão externa que não desejardes e imprimir completamente em vossa mente todo pensamento original que formardes, dando assim à vossa mente o poder de pensar somente aquilo que conscientemente quiserdes pensar.

Para poderdes governar esse processo, devereis compreender a diferença entre as duas principais atitudes mentais: a atitude de submissão própria e a atitude de supremacia própria. Devereis aprender a eliminar toda a vossa vida, o vosso pensamento e a vossa atividade absolutamente na última.

Tendo realizado isso, nenhuma impressão poderá formar-se em vossa mente sem a vossa impressão consciente, e tereis, então, obtido permanentemente um domínio completo do poder criador em vosso pensamento.

Dominando o poder criador de vosso pensamento, dominareis vosso eu pessoal, e pelo domínio deste, sereis senhor de vosso destino, pois tereis o equilíbrio perfeito.

Equilíbrio e Recompensa – Lourenço Prado – Ed. Pensamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário